Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Vidas rendadas

De 18 de julho a 31 de agosto de 2018, a Galeria de Arte Hacibe Hanum, do Instituto Leo Romano, em Goiânia, recebe a exposição Labi­rinto, resultado de uma investigação de cerca de três anos de Christus Nó­brega, artista paraibano radicado em Brasília. A mostra, com curadoria de Cinara Barbosa, consiste numa pro­dução que revisita as memórias fa­miliares, as histórias sociais e apre­senta obras que têm a renda labirinto como tema central, além da metáfora para as tramas que constituem a vida.

A renda labirinto, introduzida no Brasil no século XVII por eu­ropeus, se distingue pela técnica de desfiamento do tecido, que é posteriormente preenchido com motivos florais. A curadoria man­tém o propósito de ressaltar o en­trelace das peças como medida das tramas diversas dessas histó­rias de vida, ocorridas em peque­nas aldeias da Paraíba, como Chã dos Pereiras. As fotos coloridas, re­cortes de cenas da casa da avó de Christus, que também morou na região, pontuam os sutis desvela­mentos dos processos de busca.

CHRISTUS NÓBREGA

Artista e professor adjunto do De­partamento de Artes Visuais (VIS), da Universidade de Brasília (UnB). É doutor e mestre em Arte Contem­porânea pela UnB, leciona e orienta os cursos de Pós-graduação em Ar­tes e Design da mesma instituição. Possui obras em acervos, coleções privadas e institucionais, a exemplo da Fondation Cartier, em Paris, do Museu de Arte do Rio (MAR). Au­tor de livros e artigos científicos na área de artes e educação. Premiado pelo Programa Cultural da Petrobras (2004 e 2011) e pelo Museu da Casa Brasileira (2004). Em 2015 represen­tou o Brasil na China pelo Programa de Residência Artística do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, na universidade chinesa Central Aca­demy of Fine Arts (Cafa).

INSTITUTO LEO ROMANO

Para celebrar um antigo sonho, o arquiteto e designer Leo Roma­no escolheu a cidade onde escre­veu sua história para abrigar a sede de um centro educacional. “É um passo muito importante para toda a minha equipe, assim como para Goiânia. Passamos a oferecer um novo espaço de referência de arte e de formação em que ocorrerão pa­lestras, workshops e outras ativida­des, principalmente para estudantes e profissionais das áreas de arquite­tura, design e artes plásticas”, cele­bra Romano. Localizada em uma casa dos anos 70 com arquitetura moderna, a residência foi totalmen­te reformada para receber alunos e colaboradores. Com 600 m² e um lindo jardim, o imóvel abriga a ga­leria de arte Hacibe Hanum, a sede do escritório Leo Romano de Arqui­tetura e uma biblioteca aberta para o público geral.

EXPOSIÇÃO LABIRINTO

De 18 de julho a 31 de agosto

De terça-feira a sexta-feira, das 14 às 18h; sábado, das 9 às 15h

Instituto Leo Romano – Rua 131, número 79, Setor Sul, Goiânia

Entrada Franca

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias