Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Violão virtuoso

Ao longo do tempo o violão se constituiu como instru­mento grandioso para con­certos. Saiu da boemia para as salas de música clássica através dos es­forços de Francisco Tarrega e An­dres Segovia. Mas jamais deixou de ter seu corpo fincado na vida popu­lar e brejeira, ora acompanhando os lamentos ora os festejos do povo.

A partir deste encontro erudito e popular, e sobretudo de impro­visos, é que o Auditório do Lílian Centro de Música apresenta nesta terça-feira, 31, às 20h, o concerto “Céu da Alma Música Instrumen­tal”, com Danilo Verano Trio.

Danilo é considerado um dos melhores violonistas brasileiros da sua geração. Tem grande timbre e qualidade musical, principalmen­te em suas composições próprias. O trio é da mesma categoria, com in­térpretes do primeiro time da mú­sica instrumental nacional. Hulck Pontes (piano e baixo) e Muryllo Pacheco (bateria) são as feras que quem acompanha os palcos da ca­pital conhece bem.

DIFERENÇAS

A diferença de Verano para vá­rios outros músicos brasileiros é que ele tem inúmeras partituras para mostrar. Ou seja, sua verve musical não fica no campo das ideias ou na leitura das partitu­ras dos outros. Ele as escreve e as apresenta em recitais como o que será realizado hoje no Audi­tório Lílian Centro de Música. E quando toca dos outros, ele mes­mo escreve seus arranjos.

Ao DM, Verano explica que pre­za bastante a espontaneidade da improvisação – algo que pouco ou nada se vê na música erudita para o instrumento que utiliza.

Neste sentido, ele se aproxima,de grandes músicos nacionais, como Paulinho Nogueira, Toquinho e Ba­den Powell, que uniram a forma rí­gida e acadêmica ao estilo livre de interagir com a cultura mais ampla.

Danilo caminha pela musi­calidade brasileira dos grandes astros da MPB, caso de Tom Jo­bim e Chico, além de “tanguei­ros” como Ernesto Nazareth, mas nos últimos tempos tem percor­rido outros países, como a Ar­gentina, de Astor Piazzolla, e até mesmo o blues americano.

Danilo é referência do violão no Centro-Oeste. Licenciado em Músi­ca pela UFG, participou de diversos festivais, workshops e gravações. É um músico que merece ouvidos de­sintoxicados. Por sua vez, é som que serve para limpar e introduzir aque­les que buscam na música um senti­do para a vida. Quem for hoje no Lí­lian Centro de Música verá!

SERVIÇO

Concerto “Céu da Alma Música Instrumental”

Com Danilo Verano Trio

Quando: nesta terça-feira, 31, às 20h

Local: Auditório Lílian Centro de Música (Rua 88 nº 246, Setor Sul)

Informações: 3921-1005

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias