Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Como preparar uma xícara de chá perfeita

O chá é a segunda bebida mais con­sumida no mundo – depois da água. Em todo o mundo, o nome chá é dado a to­das as infusões que são feitas a partir das folhas da planta denominada Camellia sinensis e que origina os chás branco, verde, oolong e preto – o que muda en­tre eles é o tipo de processo pelo qual essa planta passa após a colheita.

Em contraste, existem muitas outras infusões que normalmente chamamos de chá na América Latina, mas que não são originadas da Camellia sinensis, como asinfusõescamomila, hortelã, rosa-mos­queta, hibisco, tília ou mesmo mate.

Para o consumo de um bom chá ou infusão é preciso seguir algumas etapas essenciais, como a temperatura, tempo de infusão e armazenamento. “O chá é uma bebida reconfortante e benéfica à saúde em vários aspectos, com uma enorme variedade de opções e diversos nutrientes e propriedades. Apesar de ser uma tarefa bem simples, alguns detalhes podem fazer a diferença na hora de pre­parar uma xícara de chá perfeita”, explica Kurush Bharucha, especialista em chás.

Segundo o especialista, uma das principais recomendações para uma bebida perfeita e suave é seguir as re­gras de tempo de infusão e tempera­tura da água. “Muitas vezes, quando alguém não segue corretamente es­ses “mandamentos” e faz, por exem­plo, um chá deixando por mais tempo que o recomendado em infusão pode resultar em um sabor um pouco mais amargo”, diz Kurush.

Confira cinco dicas que podem tor­nar a experiência de tomar uma xícara de chá mais prazerosa:

1) Compre um bom chá – Compre uma marca de chá de qualidade e terá muito mais sabor e satisfação.

2) Armazene bem – “O chá é muito sensível – ele facilmente perde o frescor e podeabsorverdiferentescheiros/odores. Assim, depois de ter comprado um chá de boa qualidade, use um frasco hermeti­camente fechado para armazenar o pro­duto, se possível”, ressalta Kurush.

3) Use água boa – Se a água usada para fazer o chá tem gosto diferente, a bebida vai ter o mesmo sabor. Cloro e outros produtos químicos na água da torneira podem, desfavoravelmente, afetar o sabor do chá. “Se você estiver usando água da torneira, deixe-a correr na torneira por um tempo. A água da torneira perde oxigênio quando é dei­xada parada nas tubulações por várias horas e o chá precisa de oxigênio para que ocorra a infusão corretamente”, ga­rante Kurush. Segundo o especialista, a água que já foi fervida e deixada es­friar vai dar um sabor impreciso e pe­sado ao chá. “Nunca reaproveite uma água já fervida”, reafirma.

4) Faça a infusão na temperatu­ra certa – De maneira geral, quan­to mais escuro for o chá, maior será a temperatura de infusão. Chás pre­tos requerem uma temperatura mais alta para completa extração do sabor e desenvolvimento de cor. Os chás verdes precisam de água com tem­peratura um pouco mais baixa do que a fervente para melhor destacar seus sabores complexos.

5) Deixe em infusão durante o tem­po correto – Mais uma vez, a regra se aplica: quanto mais escuro for o chá, maior será o tempo de infusão. Os chás pretos devem ficar em infusão por mais tempo que os verdes, por exemplo. Caso a infusão ultrapasse o limite de tempo correto, o chá tende a ficar mais amargo e com gosto áspero.

Chá Preto – Tempo de infusão aproximado: entre 3 e 5 minutos; temperatura de água recomenda­da: próxima a 100°C;

Chá Branco – Tempo de infusão aproximado: entre 2 e 4 minutos; temperatura de água recomenda­da: próxima a 75°C;

Chá Verde – Tempo de infusão aproximado: entre 2 e 3 minutos; temperatura de água recomenda­da: próxima a 80°C;

Chá Oolong – Tempo de infusão aproximado: entre 2 e 4 minutos; temperatura de água recomenda­da: próxima a 85°C;

Infusões Herbais – Tempo de in­fusão aproximado: 5 minutos; tem­peratura de água recomendada: pró­xima a 100°C.

Na preparação dos chás de sachê é necessário deixar a água ferver, por volta de 100° C, para ideal extração dos componentes presentes nas folhas pro­cessadas dentro do saquinho. “O tem­po de infusão também varia de acordo com cada chá. Os de infusões levam em média de 2 a 5 minutos em imersão, os verdes cerca de 2 minutos, e os pretos de 2 a 3 minutos. É importante sempre verificar o correto modo de preparo in­dicado na embalagem de cada sabor e dessa forma garantir a melhor expe­riência em sabor, cor e aroma de cada um deles”, explica Kurush.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias