Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Conselho Nacional defende inclusão do turismo como prioridade

Integrantes do Conselho Na­cional do Turismo (CNT) re­unidos nesta segunda-feira, 6, aprovaram o documento a ser en­tregue aos presidenciáveis com as principais reivindicações do setor. A publicação, que será entregue aos candidatos, apresenta o potencial de geração de empregos e renda do turismo para o Brasil.

Entre as medidas propostas pelo Conselho estão a moderni­zação da Embratur, com a trans­formação em Serviço Social Au­tônomo, a isenção do imposto de importação para equipamentos de parques temáticos, a abertura total das companhias aéreas para o ca­pital estrangeiro, entre outras.

“O setor de turismo e viagens reúne as melhores condições de liderar um novo ciclo de desen­volvimento do Brasil”, comen­tou o ministro do Turismo, Vi­nicius Lummertz. Ele sustentou que o País tem a maior diferen­ça no mundo entre o realizado e o potencial e é preciso garantir segurança jurídica para atrair e reter investimentos nacionais e internacionais.

MOVIMENTO

Durante a reunião foi apresen­tado o movimento “Turismo: nos­so trabalho gera empregos”, que será trabalhado por todo o setor de viagens para sensibilizar a so­ciedade para a importância do tu­rismo para alavancar a economia brasileira e contribuir para o de­senvolvimento do País. Serão dis­ponibilizadas peças publicitárias para os interessados em utilizá­-las em suas empresas.

Ainda foram apresentadas as boas práticas de gestão im­plementadas em Porto Seguro e como é o funcionamento do fundo de investimentos do go­verno mexicano, que permitiu o desenvolvimento de Cancún. A península, de pouco mais de 20 quilômetros, injeta, na economia mexicana, mais de US$ 12 bilhões por meio do turismo internacio­nal. O valor é o dobro do arreca­dado por todo o Brasil, com mais de 7 mil quilômetros de litoral.

Os conselheiros também fo­ram informados sobre parceria assinada entre o Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae. A representante do Sebrae Ana Clé­via destacou que o trabalho pre­vê a elaboração de um portfólio de oportunidades para atrair in­vestidores, além de oferecer uma consultoria para os interessados em acessar os R$ 5 bilhões em crédito do Prodetur + Turismo e ajudar na promoção dos destinos por meio de press trips que con­templem a imprensa tradicional e influenciadores digitais.

O conselheiro Mário Car­los Beni sugeriu uma moção de apoio ao ministro Vinicius Lum­mertz – que foi aprovada por una­nimidade – pelo diálogo com o trade e reformulação do Prode­tur. Na ocasião foi lido um texto a ser apresentado à Presidência da República que pede a redu­ção da alíquota do Risco Ambien­tal de Trabalho de um ponto per­centual para o setor, por conta de distorções hoje existentes.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias