Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Hoje na História

EVENTOS HISTÓRICOS

70–Destruição de Jerusalém pelo Imperador Romano Tito.

655–Papa Martinho I é exilado por Constantino II.

827–É eleito o Papa Valentino.

1181–Início do pontificado do Papa Lúcio III, como sucessor do Papa Alexandre III.

1179–Lando di Sezza se torna no antipapa Inocêncio III.

1231–Frederico II, Sacro Impera­dor Romano-Germânico promulga o código “Liber Augustalis”.

1271–Teobaldo Visconti se tor­na Papa Gregório X como sucessor de Clemente IV, mas seria consagra­do e coroado apenas em 27 de mar­ço de 1272.

1422–Henrique VI é declarado Reida Inglaterra, commenosde9me­sesdeidade, porém a sua coroação só ocorreria em 6 de novembro de 1429.

1481–Ascende ao trono João II de Portugal, após a morte de seu pai que tinha abdicado dele quatro anos an­tes, confirmado pelo seu auto.

1482–Tártaros da Criméia sa­queiam Kiev, hoje na Ucrânia.–Os tártaros (em tártaro: Tatarlar, no alfa­beto cirílico: Татарлар) são um grupo étnico turcomano estimado em 10mi­lhões de pessoas no fim do século XX. A Rússia é o lar da maior parte dos tár­taros, comum a população de cercade 5.500.000 de pessoas; Turquia, Uzbe­quistão, Cazaquistão, Ucrânia, Tadji­quistão, Quirguistão, Turcomenistão e Azerbaijão também têm popula­ções de tártaros superiores a 30.000 pessoas. Os tártaros habitavam ori­ginalmente o nordeste do deserto de Gobi, noséculoV, e, após dominarem, durante o séculoIX, oscitanos, migra­ram para o sul. No século XIII foram conquistados pelo Império Mongol, liderado por Gengis Khan. Durante o reinado de seu neto, Batu Khan, des­locaram-se para o oeste, levando com eles muitos dos ramos que deram ori­gem aos turcomanos uralo-altaicos em direção às planícies da Rússia. Na Europa, foram assimilados por popu­lações locais e seu nome gradualmen­te foi adotado pelos povos conquista­dos: quipchaques, kimaques e outros; o mesmo ocorreu com povos que fala­vam idiomas fino-úgricos e que foram dominados, bem como os últimos ha­bitantes das antigas colônias gregas na Crimeia e povos caucasianos que ha­bitavam o Cáucaso. Os tártaros sibe­rianos são sobreviventes da população turcomana que habitava a região Ura­lo-Altaica, misturados até certo ponto com os falantes das línguas urálicas e mongólicas. Mais tarde, cada um des­tes grupos adotou línguas turcomanas e muitos adotaram o Islã. Os três des­cendentes étnicos da migração para o oesterealizada originalmente do sécu­lo XIII são os tártaros do Volga, os tárta­ros de Lipka e os tártaros da Crimeia. Os tártaros abrangem um grande es­pectro de aparências físicas, que vai do mongoloide ao caucasóide ou uma mistura de ambos, e muitos aparen­tam ter origem asiática.

1494– Com a morte de Ferdinan­do I, Rei de Nápoles, em 1494, Carlos VIII da França, o Afável, toma o título de rei de Nápoles e de Jerusalém e in­vade a Itália.

1511 – V Concílio de Latrão, ocorrido na cidade de Pisa, na Itália, convocado por Luís XII da França e Maximiliano I, Sacro Imperador Ro­mano-Germânico, emoposiçãoàLiga Santa, criada pelo Papa Júlio II.

1524 – Tratado de Malmo (1524), na Suécia, tratado de paz entre a Sué­cia e a Dinamarca.

1804–Descoberto o asteroide 3, 3Juno, por Kar lHarding.– Karl Lud­wig Harding (29 de Setembro de 1765 – 31 de Agosto de 1834) foi um astrô­nomo Alemão, notável pela descober­ta do asteroide 3 Juno e da Nebulosa de Hélix. Foi contratado em 1796 por Johann Hieronymus Schröter como um assistente, tendo descoberto Juno no observatório de Schröter’s. Partiu então para Göttingen para ser assis­tente de Carl Friedrich Gauss. A cra­tera Harding na Lua recebeu o nome apartirdele, tal como o asteroide 2003 Harding.

1902–Viagem à Lua, de Georges Méliès, considerado o primeiro fil­me de ficção - científica, é lançado na França. – Le Voyage dans la lune (no Brasil, Viagem à Lua e em Portu­gal, A Viagem à Lua) é um filme fran­cês do ano de 1902. Foi baseado em dois romances populares de seu tem­po: Da Terra à Lua, de Julio Verne,[1] e OsPrimeirosHomensnaLua, deH. G. Wells. Tinha em seu elenco Victor An­dré, Bleuette Bernon, Brunnet, Jean­ne d’Alcy e Henri Delannoy. O filme teve roteiro e direção de Georges Mé­liès, com assistência de seu irmão Gas­ton Méliès. Foi extremamente popu­lar em sua época e o mais conhecido dascentenasdeproduçõesdeMéliès. Foi, provavelmente, o primeiro filme de ficção científica e o primeiro a tra­tar de seres alienígenas, e usou recur­sos inovadores de animação e efeitos especiais, incluindo a famosa cena da nave pousando no olho da “Homem da lua”. O filme do diretor Martin Scor­sese, A invenção de Hugo Cabret, faz menção a esse filme. O ultimo episo­dio da minissérie produzida por Tom Hanks, Ron Howard, Brian Grazer e Michael Bostick, From the Earth to the Moon mostra cenas desse filme e de como possivelmente foi sua produção. O videoclipe da música Tonight, To­night da banda The Smashing Pump­kins é baseado no filme. Foi escolhido um dos cem melhores filmes do sécu­lo XX no ranking da The Village Voice, ocupando a posição de número 84. É o filme mais velho presente na lista do livro “1001 filmes para ver antes de morrer”, de Steven Jay Schneider. Hoje possui domínio público, pois seus di­reitos autorais já expiraram. Tanto De la Terre à la Lune de Emeron Carbo­naro, quanto o filme narram a histó­ria de um grupo de cinco astrônomos que viajam à Lua numa cápsula lan­çada por um canhão gigante,[4] onde são capturados pelos selenitas, tal qual em TheFirstMeninthe MoondeH. G. Wells. Contudo, conseguem escapar e retornam salvos à Terra. A película in­cluí inúmeras experiências arrojadas com algumas das mais famosas téc­nicas cinematográficas como a sobre­posição, fusão e a exposição múltipla de imagens.

1910–fundação do clube de fute­bol Sport Clube Corinthians Paulista

1923–Grande sismo de Kantō provoca mais de 100.000 mortos no Japão e arrasa Yokohama.– O  Gran­de sismo de Kantō–foi um violentosis­mo na região de Kantō, na ilha japo­nesa de Honshu às 11:58 da manhã de 1 de setembro de 1923. Várias fon­tes indicam que o abalo foi extrema­mente longo, entre 4 e 10 minutos. O sismo teve uma magnitude entre 7,9 e 8,3 na escala de Richter. Destruiu a cidade portuária de Yokohama e as prefeituras vizinhas de Chiba, Kana­gawa, Shizuoka e Tóquio. O poder e a intensidade deste sismo são fáceis de subestimar, mas o sismo conseguiu mover a estátua de 93 toneladas do Grande Buda em Kamakura, situada a 60 km do epicentro: a estátua desli­zou cerca de 60cm. De acordo com as fontes de mais confiança, pelo menos 105 385 pessoas morreram e outras 37 000 desapareceram, sendo depois dadas como mortas. Muitas das víti­mas foram causadas pelos 88 incên­dios que se iniciaram separadamente e que se estenderam rapidamente de­vido aos fortes ventos de um tufão pró­ximo da península de Noto. Emvários lugares, foram observadas tempesta­des de fogo, a maior das quais colheu pelo menos 30 000 vidas no Rikugun Honjo Hifukusho. O fogo durou dois dias, até 3 de setembro. Cerca de 570 000 lares foram destruídos, deixando cerca de 1,9 milhões de refugiados. O caos e pânico criado pelo sismo levan­tou rumores de que coreanos estavam a cometer saques e incêndios preme­ditados. Centenas ou milhares de co­reanos e habitantes de Okinawa foram assassinados por milícias civis japo­nesas. O total de mortos incluídos os que morreram nos desastres foi esti­mado em 6000. Em alguns lugares, fo­ram estabelecidos pontos de controle para vigiar viajantes e ver se eram sa­queadores ou delinquentes. Socialis­tas como Hirasawa Keishichi e anar­quistas como Osugi Sakae e Ito Noe foram assassinados devido ao medo que podiam usar esta oportunidade para tomar o poder em golpe de esta­do. Depois do sismo, Goto Shinpei or­ganizou um plano de reconstrução de Tóquio com redes modernas de estra­das, comboios e serviços públicos. Par­ques foram criados em toda a região para servir como lugares de refúgio e os edifícios públicos foram construí­dos com rigorosos padrões de resis­tência sísmica.

1939–A Alemanha invade a Po­lónia, despoletando a Segunda Guer­ra Mundial.

1961–Iugoslávia: representantes de 25 nações se reúnem em Belgrado para a primeira Conferência de Países Não-Alinhados.

1969

Um golpe de Estado na Líbia ins­tala o coronel Muammar al-Gaddafi no poder.

A Rede Globo estreia o Jornal Na­cional.

1983–Caças soviéticos derrubam avião civil sul-coreano que invadiu seu espaço aéreo (Vôo KAL 007).

1985–São encontrados, pela pri­meira vez, restos do Titanic, por uma expedição americana e francesa.– O RMS Titanic foi um navio de passagei­ros britânico operado pela White Star Line e construído pelos estaleiros da Harland and Wolff em Belfast. Foi a segunda embarcação da Classe Olym­pic de transatlânticos depois do RMS Olympic e seguido pelo HMHS Bri­tannic. Projetado pelos engenheiros navais Alexander Carlisle e Thomas Andrews, sua construção começou em março de 1909 e ele foi lançado ao mar em maio de 1911. O Titanic foi pensado para ser o navio mais lu­xuoso e mais seguro de sua época, ge­rando lendas que era supostamente “inafundável”. A embarcação partiu em sua viagem inaugural de Sou­thampton para Nova Iorque em 10 de abril de 1912, no caminho passan­do em Cherbourg-Octeville na França e por Queenstown na Irlanda. Ele coli­diu com um iceberg às 23h40min do dia14de abril e a fundou na madruga­da do dia seguinte com mais de 1 500 pessoas abordo, sendo um dos maio­res desastres marítimo sem tempos de paz de toda a história. Seu naufrágio destacou vários pontos fracos de seu projeto, deficiências nos procedimen­tos de evacuação de emergência e fa­lhas nas regulamentações marítimas da época. Comissões de inquérito fo­ram instauradas nos Estados Unidos e no Reino Unido, levando a mudan­ças nas leis internacionais de navega­ção que permanecem em vigor mais de um século depois. Os destroços do Titanic foram procurados por décadas até serem encontrados em 1985 por uma equipe liderada por Robert Bal­lard. Ele se encontra a 3843 m de pro­fundidade e a 650 km ao sudeste de Terra Nova no Canadá. Sua história e naufrágio permaneceram no imagi­náriopopular durante décadas, levan­do a produção de vários livros e filmes a seu respeito, mais notavelmente o fil­me Titanic de 1997. Até hoje o Titanic permanece como um dos navios mais famosos da história, com seus destro­ços atraindo várias expedições de ex­ploração ao longo dos anos.

1991–Independência do Uzbe­quistão.

2004–Terroristas tchetchenos se­questram centenas de pessoas na Os­sétia do Norte dando início ao Massa­cre de Beslan.

2006–Em Portugal, é publicado o último número do Jornal O Inde­pendente.

NASCIMENTOS:

Tarsila do Amaral (Capivari, 1 de setembro de 1886 – São Paulo, 17 de ja­neiro de 1973) foi uma pintora, desenhis­tae tradutora brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropo­fágico nas artes plásticas. m 1931, Tarsi­la vendeu alguns quadros de sua coleção particular para poder viajar à União So­viética com seu novo marido, o psiquia­tra paraibano Osório César, que a aju­daria a se adaptar às diferentes formas de pensamento político e social. O ca­sal viajou a Moscou, Leningrado, Odes­sa, Constantinopla, Belgrado e Berlim. Logo estaria novamente em Paris, onde Tarsila sensibilizou-se com os problemas da classe operária. Sem dinheiro, traba­lhou como operária de construção, pin­tora de paredes e portas. Logo conseguiu o dinheiro necessário para voltar ao Bra­sil. Com a crise de 1929, ela perdera pra­ticamente todos os seus bens e sua fortu­na. No Brasil, por participar de reuniões políticas de esquerda e pela sua chegada após viagem à URSS, Tarsila é considera­da suspeita e é presa, acusada de subver­são. Em 1933, a partir do quadro “Operá­rios”, a artista inicia uma fase de temática mais social, da qual são exemplos as te­las Operários e Segunda Classe. Em mea­dos dos anos 30, o escritor Luiz Martins, vinte anos mais jovem que Tarsila, tor­na-se seu companheiro constante, pri­meiro de pinturas depois da vida sen­timental. Ela se separa de Osório e se casa com Luiz, com quem viveu até os anos 50. A partir da década de 40, Tar­sila passa a pintar retomando estilos de fases anteriores. Expõe nas 1ª e 2ª Bie­nais de São Paulo e ganha uma retros­pectiva no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) em 1960. É tema de sala especial na Bienal de São Paulo de 1963 e, no ano seguinte, apresenta-se na 32ª Bienal de Veneza.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias