Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Aldeia Multiétnica promove vivência com o povo Xavante

Com a proposta de transmitir ao público conhecimentos sobre a cul­tura A’uwe, em meio à biodiversida­de do Cerrado nativo–biomano qual estão inseridas as aldeias dessa etnia e a Chapadados Veadeiros–a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e o Centro de Estudos Universais realizam em outubro, na Aldeia Multiétnica(GO), a vivência‘Sementes e Sonhos na Vi­são Xavante’, com um grupo de indí­genas da Aldeia Ripá (MT).

A etnia participou em julho de 2018 da XII Aldeia Multiétnica–proje­to que reúne povos do Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga e Amazônia, e de outros países, para apresentarem suas culturas de diversas maneiras -, e construíram sua casa tradicional no local. Em outubro, o público terá a oportunidade de conhecer e apro­fundar seus conhecimentos sobre os modos de ser, fazer e pensar dos Xa­vante. Entre as atividades, estão can­tos tradicionais e devocionais, pin­turas corporais, corridas com toras de buriti, caminhadas em busca de plantas medicinais, contação de his­tórias antigas ao redor da fogueira, troca de sementes nativas e discus­sões sobre o sonhar consciente na tradição A’uwe.

Para os Xavante, “a vida é feita da mesma matéria dos sonhos”, portan­to a estrutura social e as decisões to­madas nas aldeias são fundamen­tadas nos mesmos. Por meio do sonho, os indígenas desta etnia rece­bem orientações e mensagenssobre como devem agir e quais decisões tomar. Na vivência, os participantes terão a oportunidade de aprender e trocar experiências sobre a lingua­gem do sonhar, e também sobre ou­tras particularidades culturais e espi­rituais desse povo.

“A Aldeia Multiétnica é um espa­ço de valorização dos povos indíge­nas que proporciona a união de di­versas etnias para a defesa de suas culturas, tradições individuais e lutas em comum, além de aproximá-los da população não-indígenaemuma vivência transformadora”, explica Ju­liano Basso, presidente da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Nascida no distrito de São Jorge (Alto Paraíso de Goiás, GO), a ONG proporciona encontros ao longo do ano, que va­lorizam a sociobiodiversidade, possi­bilitando a troca de saberes e fazeres.

SERVIÇO

O quê: Sementes e Sonhos na Visão Xavante–Vivência com o povo A’uwe

Quando: 11 a 16 de outubro de 2018

Onde: Aldeia Multiétnica–Alto Paraíso de Goiás (GO)

Pacote Camping: R$ 980,00– Pacote Hospedaria: R$ 1.250,00

Inscrições: www. aldeiamultietnica.com.br/ vivencia/

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias