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ENTRETENIMENTO

Bodas de Sangue

A Cia de Teatro Sala Três está comemorando 15 anos de fazer teatral. Nes­te ano de 2018 finaliza a Trilogia Rural de Federico Garcia Lorca.

Em 2015 com Yerma, 2017 com A Casa de Bernarda Alba e 2018 com Bodas de Sangue. O es­petáculo estreia no próximo dia 6 em Goiânia. A Cia de Teatro Sala Três é Goiana e entra pra histó­ria das Artes Cênicas como a úni­ca Cia no Brasil a montar os três principais espetáculos de Lor­ca. Pedimos encarecidamente o apoio na divulgação deste espe­táculo para que possamos difun­dir a arte em nosso Estado.

A OBRA

O espetáculo Bodas de Sangue compõe o terceiro e último mo­vimento da Cia. de teatro Sala 3 de levar ao palco a trilogia rural do autor espanhol Federico Gar­cia Lorca, composta pelas obras: “Yerma”, “Bodas de Sangue” e “A casa de Bernarda Alba”.

O primeiro espetáculo esco­lhido pela Cia. foi o drama trági­co Yerma, que estreou nos palcos de Goiânia no ano de 2015. Com uma montagem tradicional galga­da nos parâmetros do teatro clás­sico, o diretor Altair de Sousa trou­xe para a estrutura da peça um coro de inspiração grega, além de todas as visualidades cênicas ins­piradas nos conceitos do simbo­lismo e do teatro naturalista.

O segundo espetáculo, A Casa de Bernarda Alba, estreou em ou­tubro de 2017, com uma proposta de denunciar, através dos corpos e das vozes das mulheres, uma so­ciedade degradada pelo peso das ideias e tradições antigas, fruto de uma moral primitiva. Estruturado de forma plástica e musical, a peça se revolta abertamente contra a obediência aos cânones impostos à mulher, onde o sentimento de claustrofobia aparece como con­dição cotidiana das personagens.

Fechando a trilogia, Bodas de Sangue, considerada a obra mais poética de Lorca, é composta por três atos e sete quadros. A peça traz a saga de dois homens que ama­vam a mesma mulher, fato que remete a um acontecimento real, quando o poeta leu, em um jor­nal de província, uma notícia so­bre uma festa de casamento ba­nhada por sangue. O fato ficou na memória de Lorca, que, em 1932, transformou esta história em poe­sia dramática, de forma a dilatar o universo dos personagens e re­criar suas relações conflituosas. A concepção do espetáculo parte da ideia de tecer a força do dese­jo com uma linha que perpassa o real e o imaginário.

No teatro lorquiano, música, cenografia, coreografia, se entrela­çam em síntese perfeita. Lorca era dotado de muitos atributos artís­ticos e, por esse motivo, desenha­va e criava seus próprios cenários e figurinos. Seu teatro proporcio­nava uma visão cênica, plástica, musical e rítmica, bem diferente da rígida desnudez do teatro es­panhol dos anos 20.

Bodas de Sangue da Cia de Teatro Sala 3 é um verdadeiro tri­buto a música espanhola, uma das maiores paixões do escritor Fede­rico Garcia Lorca. O espetáculo surge com uma encenação cons­truída ao redor de uma linguagem sonora e visual, para designar uma tênue relação de sofrimento e de­silusão, onde se apresenta a extre­ma secura. Esta está relacionada à aridez do meio social em que vi­vem as personagens da obra, ex­tremamente encarceradas pelo ambiente opressor, que tenta con­ter seus instintos e desejos laten­tes de liberdade e amor. Tudo isso ambientado pelos tons terrosos da cenografia de Adriana Rufino e dos figurinos de Dieferson Gomes.

Com uma encenação ousada, sofisticada e visualmente marcan­te, a montagem de Bodas de San­gue é um espetáculo poético, ex­tremamente simbólico, que lança um breve olhar sobre a gama de signos, os quais são desvelados e se desdobram ao longo da trama. Trata-se de uma encenação que brinca com a tragédia, com o mo­derno e o clássico, com o amor e a morte, num jogo completamen­te subjetivo, onde aparecem refe­rências míticas que imprimem in­cógnitas na forma de um mundo ilusório e sugestivo. Dessa forma o grupo presta uma homenagem ao escritor espanhol Federico Gar­cia Lorca pela originalidade de sua obra, que expõe a violência nas suas mais diversas formas, das mais variadas naturezas, em cons­tantes situações.

Mergulhar na obra de Fede­rico Garcia Lorca requer um mi­nucioso trabalho de desvenda­mento, a fim de revelar as finas camadas que brotam de seus tex­tos dramáticos e poéticos. À me­dida que mergulhamos em sua obra, novas perspectivas se abrem numa teia de palavras que enla­çam o mistério da vida.

SERVIÇO

Datas: 6 de setembro, às 20h

Local: Teatro Sesc Centro

Endereço: Rua 15, esquina com a Rua 19, Setor Central – Goiânia - Goiás

Duração do espetáculo: 75 minutos

Ingressos: Entrada: R$ 8,00 (comerciários e dependentes), R$ 10,00 (conveniados), R$ 11,00 (meia-entrada), R$ 22,00 (inteira)

Antecipado: www. bilheteriadigital.com.br

Gênero: Drama

Classificação: 12 anos

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