Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Instituto promete renovar cena teatral

Para contribuir com a renova­ção da cena teatral, diluir fronteiras e aproximar estudantes de teatro desse País continental, o Itaú Cul­tural lança a convocatória a_ponte – cena do teatro universitário. Pela primeira vez, o instituto promove, como sugere o nome da convocató­ria, uma ponte entre alunos de cur­sos técnicos e universitários de artes cênicas espalhados pelo território nacional, assim como faz um apon­tamento do que está sendo produ­zido nesses lugares. As inscrições fi­cam abertas de 19 de setembro a 22 de outubro, no site do instituto no endereço . A ini­ciativa também se desdobrará para estudantes de Jornalismo, com ofi­cina de crítica teatral ministrada por Kil Abreu e Beth Néspoli.

“Nossa ideia é apontar para nú­cleos de criação de onde costumam nascer as experiências teatrais mais engajadas e inovadoras: a cena uni­versitária”, explica Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Cênicas do Itaú Cultural. “Por fim, ao longo de vários dias o Itaú Cultural será ocupado com a energia renovado­ra do teatro de grupo, uma espécie de sala de aula expandida aproxi­mando estudantes e pesquisadores desse Brasil continente”, completa. Como resultado, de 24 de janeiro a 3 de fevereiro de 2019, os selecio­nados participarão de uma mostra a ser realizada no instituto.

Uma comissão avaliadora no­meada pelo Itaú Cultural, com até seis profissionais das artes cênicas e de outras áreas relacio­nadas, escolherá no máximo 10 espetáculos. O resultado estará disponível no dia 30 de novem­bro, pelo site do instituto.

Cada trabalho será avaliado pela singularidade de sua poé­tica, apuro técnico e viabilidade para adaptar-se aos espaços físi­cos disponíveis para a realização das apresentações no instituto. São eles: a Sala Multiuso – apro­priada para receber espetáculos intimistas, podendo ser montada de várias formas dependendo da disposição das cadeiras – e a Sala Itaú Cultural, um auditório com 224 lugares. As obras não preci­sam ser inéditas. Podem ser de textos em domínio público, au­torais, criações coletivas. O im­portante é respeitar as questões legais de direitos autorais.

Os integrantes do grupo teatral participante precisam estar matri­culados, no período de inscrição da convocatória, em instituições de ensino superior, escolas técni­cas de nível médio ou escolas in­dependentes de teatro sediadas no Brasil. As peças inscritas devem ser reconhecidas pela escola como tra­balho de formação curricular. É ne­cessário que apenas um dos partici­pantes, que esteja na ficha técnica do grupo, realize a inscrição como pessoa física, em nome de todos.

As despesas com passagens terrestres ou aéreas, hospeda­gem e alimentação dos artis­tas de fora de São Paulo serão custeadas pelo instituto somen­te no período da mostra. Em caso de dúvidas, basta enviar um e-mail para: artescenicas@ apps.itaucultural.org.br.

APONTAMENTOS DA CENA

Durante a realização da mostra, os críticos teatrais Kil Abreu e Beth Néspoli, do veí­culo especializado Teatrojor­nal, ministrarão a oficina Apon­tamentos da Cena. Dedicada a alunos de Jornalismo, as au­las serão um espaço de fruição, onde conversarão sobre técni­cas para a criação de um texto crítico. Os inscritos e selecio­nados para participar acompa­nharão os espetáculos apresen­tados, a fim de escrever críticas sobre esses trabalhos.

SERVIÇO:

Lançamento convocatória a_ ponte–cena do teatro universitário

Inscrições abertas até 22 de outubro

Realizadas exclusivamente pelo site: http://itaucultural.formstack. com/forms/a_ponte

Divulgação do Resultado: dia 30 de novembro, no site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br)

Realização do festival: de 24 de janeiro a 3 de fevereiro de 2019

Itaú Cultural

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias