Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Choro para Gonzaga

Para exaltar essa mulher-irreve­rência dos 171 anos do nascimen­to de Francisca Edwirges Gonzaga, nada melhor do que trazer a luz suas composições. Foram mais de 2000! Durante seus 87 anos, Chiquinha Gonzaga dizia que, ‘não entendia a vida sem harmonia’.. Suas músicas são precursoras do choro, as polcas foram experimentadas por seu ami­go, Joaquim Antônio da Silva Cal­lado. Daí nasce o primeiro choro com letra, FLOR AMOROSA, com­posta por CALLADO, em homena­gem a sua amiga Chiquinha. Nesse show, Karine Serrano, canta com­posições de Chiquinha Gonzaga com letra, ‘As músicas são engra­çadas e poéticas ao mesmo tempo. Chiquinha tinha um humor femi­nista e à frente de seu tempo: exal­ta a mulher como avassaladora de corações.’ avalia a cantora.

A idéia do show ressurge num momento produtivo da carreira da cantora, onde prepara o DVD do grupo CHORARE e seu CD auto­ral. ‘O grupo CHORARE é muito importante para meu crescimen­to como intérprete e essa pesqui­sa das composições de Chiquinha Gonzaga me aproximam ainda mais do CHORO.’ Revela a canto­ra sobre seus projetos.

O repertório em homenagem aos 171 anos de Chiquinha Gon­zaga fala por si. ‘Cada canção tem sua história. É um show permeado de poesia e música. Não tem como cantar e não contar! – risos!’. Co­meçando com FLOR AMOROSA, de CALLADO, seguida por valsas como: Lua Branca e Namorados da Lua e claro, suas composições mais tocadas: Atraente e Corta-ja­ca (Gaúcho). ‘Algumas composi­ções tiveram suas poesias incluí­das há pouco tempo’, a respeito de Hermínio Bello de Carvalho, que é letrista de Atraente.

SHOW

O repertório possibilita uma interpretação com a primazia da poesia na visão do casal Karine Serrano e Nonato Mendes. O show conta com amigos do palco que foram convidados para integrar uma formação regional, em sua essência, e em 2018 recebe uma versão elétrica do grupo que lide­ram, o Grupo Chorare. Tanto Ka­rine Serrano, quanto Nonato Men­des pesquisam músicas de uma geração tratam as mulheres, como um ser digno de ser exaltado, po­rém de um período altamente ma­chista. Onde se destaca a presença inconfundível de Chiquinha Gon­zaga. São 10 composições de Chi­quinha Gonzaga e 3 composições em homenagem à ela.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias