Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Caminho de Cora Coralina é integrado à RedeTrilhas

Segundo o presidente e idealizador do roteiro do Caminho de Cora Coralina, Bismarque Villa Real, foi feita a proposta para adesão do Caminho de Cora à Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso (RedeTrilhas), em novembro de 2020, tendo sua inclusão formalizada em março deste ano.

Foto:Reprodução/Instagram.

"Esta integração trouxe maior visibilidade para o roteiro, ganhando destaque nacional e, como consequência, ampliando a procura de turistas de todo o país pelo roteiro", afirma Bismarque.

O objetivo da Rede Trilhas é interligar unidades de conservação, paisagens e ecossistemas naturais, além do intuito de reconhecer e proteger rotas pedestres de interesse natural, histórico e cultural e de sensibilizar a sociedade para a importância do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc).

Sobre o Caminho de Cora Coralina:

O Caminho de Cora Coralina é uma trilha de longo curso idealizado especialmente para caminhantes e ciclistas. Se estende desde Corumbá de Goiás até a Cidade de Goiás, numa extensão de 300 km, cruzando oito municípios, dentre eles cinco cidades históricas, oito povoados, dois parques estaduais e um municipal.

Caminho de Cora Coralina.Foto:Reprodução/Instagram.
https://caminhodecoracoralina.com.br/

"Este caminho é riquíssimo em patrimônio histórico, cultural e natural e percorre uma geografia singular. Aberto por bandeirantes paulistas, por ele passaram tropeiros, viajantes, naturalistas, políticos, revolucionários e cientistas que deixaram suas impressões em estudos, textos, desenhos, aquarelas e poesias", relata Bismarque.

Bismarque Villa Real, presidente e idealizador do roteiro Caminho de Cora Coralina-Foto:Reprodução.

De acordo com Bismarque o caminho tem como objetivo, promover o desenvolvimento social e o crescimento econômico das comunidades que atuam na prestação de serviços ao longo do percurso, tornando o roteiro uma opção de turismo sustentável, proporcionando a interatividade entre moradores e visitantes e oferecendo a possibilidade de uma experiência transformadora por meio de vivência em trilha de longo curso.

Caminho de Cora Coralina.Foto:Reprodução/Instagram.

"O Caminho oferece, também, belas paisagens de Cerrado, águas cristalinas, festas tradicionais e principalmente o contato com o homem simples do campo. Em síntese, o Caminho de Cora Coralina é um roteiro de Natureza, Cultura, Gastronomia e Poesia, sendo o único caminho de poesia do mundo", conta Bismarque.

Cachoeira exclusiva:Sítio Lavrinhas-Foto:Reprodução/Instagram.

Por iniciativa da Secretaria de Planejamento de Goiás, em 2013 foi contratada uma empresa especializada para apresentar um projeto de um roteiro turístico que passasse por cidades históricas de Goiás.

"Surgiu, então, o Plano Conceitual de Desenvolvimento Regional Caminho de Cora Coralina, em que Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Itaguari, Itaberaí e Cidade de Goiás, assim como os povoados de Caxambu, Radiolândia, Vila Aparecida, Alvelândia, Palestina, São Benedito, Calcilândia e Ferreiro se tornaram os protagonistas", relata o idealizador.

Segundo Bismarque, "Em 2017 a Goiás Turismo iniciou ações para implementá-lo, promovendo a sua sinalização e implantando diversos painéis informativos bem como 60 placas com poemas de Cora Coralina ao longo do percurso". Veja no vídeo abaixo:

De acordo com Bismark a pandemia fez com que a visitação fosse interrompida, justamente num ano em que teve diversos feriados e muitos grupos se organizavam para percorrê-lo. "Essa situação perdura, mas mesmo assim as ações de manutenção e implantação de infraestruturas continuam para melhor receber os turistas num futuro breve", informa.

Nesta semana o Caminho de Cora Coralina foi aberto novamente porém os Parques Estaduais que fazem parte do Caminho estão fechados, sem data para reabertura. Por este motivo haverá um trecho alternativo que será divulgado no site e nas redes sociais do Caminho de Cora Coralina.

Caminho de Cora Coralina volta a abrir.Foto:Reprodução/Instagram.

Medidas de prevenção à Covid-19 recomendadas durante o caminho:

  • É obrigatório o uso de máscara;
  • Mantenha o distanciamento social;
  • Leve um frasco de álcool em gel;
  • Lave as mãos sempre que possível.
https://caminhodecoracoralina.com.br/
https://caminhodecoracoralina.com.br/mapas-e-trechos/
Mapas e trechos do Caminho de Cora Coralina.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias