Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Museu da USP promove eventos Online e tour virtual

Os museus da Universidade de São Paulo (USP) lançam nessa semana uma programação especial para Dia Internacional dos Museus que acontece todo dia 18 de maio. Durante alguns dias o museu receberá alunos e convidados para explorar o museu e as grandes temáticas que permeia o assunto.

Este ano, o tema é "O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar". O evento é voltado para refletir sobre como trazer o público novamente para perto desses locais em tempos de pandemia. Uma boa saída é usar os recursos tecnológicos que aproximam as pessoas de maneira segura.

Os eventos, palestras, debates e webinares acontecerão de forma online. A USP também reforçou que vários dos museus da instituição de ensino estão com o acervo/exposições disponíveis. Pelo tour virtual do Museu de Zoologia da USP é possível conhecer uma das maiores coleções de fauna brasileira.

Segundo a instituição, até mesmo locais em reforma pode ser visitados, como o Museu do Ipiranga. Além do tour, a organização preparou uma série de vídeos chamada Diário da Obra, mostrando o andamento das restaurações.

Para atender os diversos gostos, a USP também está promovendo um tour para quem é fã de tecnologia. O Museu de Computação está aberto a visitação virtual. O intuito é "dar voz a máquinas que fazem parte do acervo do museu", totalizando 19 modelos entre clássicos e raros, assim como o Atari 1040ST.

Além disso no Brasil todo a semana do Museu estará funcionando. O Instituto Brasileiro de Museus – Ibram promove todos os anos eventos a cerca da importância dos museus para sociedade.

Para ficar por dentro da semana do museu e montar a sua lista virtual de eventos, acesse os links abaixo.

Calendário

  • 20 e 21 de maio de 2021: webinário Curadoria em debate: a pesquisa em museus universitários. Inscreva-se aqui!
  • 22 de maio: palestra Ações inclusivas e o futuro dos Museus. Preencha o formulário para participar.
  • 23 de maio: Diálogo – Museus: janelas para  transver o mundo na pandemia. Garanta a sua vaga!
  • Guia de programação de todos os estados. Veja aqui!

Leia mais sobre Entretenimento

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias