Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Orgulho Geek: As mulheres já são 50% do público dessa cultura

O Dia do Orgulho Geek, também conhecido por Dia do Orgulho Nerd, é comemorado anualmente em 25 de maio em todo o mundo. A data foi criada para que os nerds e geeks possam celebrar, homenagear e promover a sua cultura. Segundo a Product Designer no Hurb e criadora de conteúdo, Karina Fernandes Tronkos, esse dia é muito especial por alguns motivos.

"Primeiro precisamos citar o Dia da Toalha, uma referência icônica ao “Guia do Mochileiro das Galáxias”! Na obra do Douglas Adams, ele cita a importância da toalha para o viajante interestelar e aconselha que a gente nunca saia de casa sem uma. Além disso, em 25 de Maio de 1977 estreiou nos cinemas o “Star Wars: Uma Nova Esperança”, um clássico para os apaixonados por Star Wars que nem eu! Um baita dia de comemoração para os geeks!", explica a criadora de conteúdo.

Karina Fernandes Tronkos, Product Designer no Hurb e criadora de conteúdo.Foto: Arquivo pessoal.

Para Karina, a cultura geek é algo riquíssimo e cheio de valor, "ela influencia de forma positiva muitas vidas, cria tendências, conecta pessoas e muito mais", afirma.

De acordo com Karina, essa área sempre foi considerada um ambiente muito mais masculino, assim como a área de tecnologia. "Temos cerca de 20% de mulheres em cargos de TI no Brasil de acordo com um estudo feito pelo IBGE em 2019. Mas nós mulheres estamos aqui para mostrar que a realidade pode e deve ser outra", afirma.

Segundo a cosplayer e criadora de conteúdo, Bianca Contursi, com a popularização do universo geek, à partir dos anos 2000, as pessoas começaram a querer trazer isso para o dia a dia, e é quando a moda entra.

"A moda geek começou muito humildemente, era principalmente para os homens, porque antigamente falam que quase não tinha meninas que gostavam disso, os nerds os geeks eram homens, e hoje em dia as mulheres já são literalmente 50% do público que adquire as coisas geeks em todas as áreas", afirma Bianca.

Bianca Contursi, cosplayer e criadora de conteúdo.Foto: Arquivo pessoal.

Ao longo dos anos, o público feminino começou se assumir e com isso essa moda cresceu ainda mais. "Hoje em dia já tem muitas coisa voltadas para o público feminino, a moda geek cresceu exatamente para todas as áreas, você consegue ver acessórios, todos os estilos de roupas, sapatos, bolsas, bijuterias, joías, então você consegue realmente ter um look geek", afirma Bianca.

Segundo a cosplayer, o geek hoje em dia gosta de mostrar que é geek, ele não tem vergonha, como antigamente de querer esconder que gostava. "As pessoas que são geeks, elas querem demonstrar no seu dia a dia, então pode ser com coisas mais discretas, mais simples como um brinco ou uma bolsa, ou um cropped, alguma coisa nesse sentido, que seja delicadamente mostrando que você é geek, como também tem roupas que estão ali quase sendo um cosplay, uma fantasia, existem muitas formas, ela é muito abrangente" afirma.

De acordo com Bianca a moda geek está crescendo muito no Brasil e o cosplay de armário é algo que tá fazendo sucesso, principalmente nesse período de pandemia. "Já que não tem tanto evento, as pessoas estão querendo mostrar o seu cosplay ou começar a fazer o seu cosplay em casa porque tá com mais tempo e com menos grana pra fazer algo mais complexo, as pessoas utilizam as roupas do seu armário para fazer um cosplay", explica.

Segundo Bianca, já têm muitas empresas e lojas especializadas em mercado de moda geek, "ter coisas geeks não só as suas roupas, tá crescendo cada vez mais, a galera tá curtindo e cada vez mais a gente tem variedade para as pessoas aguardarem e conseguirem demonstrar esse amor pelo universo geek na sua casa na sua vida", finaliza. Veja no vídeo a evolução da moda geek:

Mais vídeos:

  • ENTRETENIMENTO

    Ivete Sangalo diz que vai "macetar" o Apocalipse

    Ivete e Baby do Brasil interagiram sobre o apocalipse durante a passagem do bloco da cantora baiana, a interação viralizou nas redes sociais

    Publicado segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024 - 10:26

    / Atualizado segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

  • Inesquecível

    Antônio Zambujo e Yamandú Costa Encantam com Clássicos da Música Brasileira e Portuguesa

    Apresentação foi marcada pela interpretação magistral de grandes sucessos que ecoam na história da música brasileira

    Publicado segunda-feira, 22 de janeiro de 2024 - 17:06

    / Atualizado segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

  • ENTRETENIMENTO

    Homem acusado de perseguir Shakira é preso na mansão da cantora e alega ser casado com ela

    Ele tentou enviar à artista presentes como vinhos, chocolates e brinquedos

    Publicado quarta-feira, 10 de janeiro de 2024 - 13:45

    / Atualizado quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias