Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Ruth de Souza é homenageada pelo Google

Ao abrir o site de pesquisas Google nesta quarta-feira, 12, você provavelmente se deparou com a foto de uma moça, que é homenageada pelo site. Para quem talvez não saiba quem é, se trata da atriz brasileira Ruth de Souza, que é tida como a primeira atriz do teatro negro da história do país, que participou de peças teatrais, participações em novelas e no cinema, e seria ela a responsável por abrir o caminho para os artistas afro-brasileiros.

Ruth de Souza nasceu no dia 12 de maio de 1921, no Rio de Janeiro, e desde criança sonhava com os palcos. Na sua adolescência, Ruth entrou no Teatro Experimental Negro do Rio, um projeto que foi criado em 1944 e que tinha como objetivo a luta contra o preconceito e assim abrir as portas para ela nas artes cênicas.

Um ano depois, a moça foi escalda para interpretar o papel de uma indígena na peça "O Imperador Jones", e se tornou a primeira atriz negra a atuar em um espetáculo no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ruth de Souza estreou no cinema três anos depois, e sua sua atuação em Sinhá Moça de 1953, rendeu a atriz a primeira indicação de uma atriz brasileira a um prêmio internacional, ela foi indicada ao prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza.

Ruth de Souza fez mais de 30 filmes no Brasil e no exterior, e atuou em mais de 20 novelas na TV. O Festival de Cinema de Gramado, homenageou a atriz em 2004 quando ela recebeu o prêmio de melhor atriz pelo filme "Filhas do Vento".

*Com informações da Isto É

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias