Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

“Bon Odori - BOX 2021”: Edição Especial do Festival da Cultura Japonesa em Goiás, dia 28 de Agosto, no Kaikan

Tradicionalmente com um público de 8.000 pessoas, a Associação Nipo-Brasileira de Goiás, em correalização com a Embaixada do Japão no Brasil, vai realizar em 2021 o Festival BON ODORI BOX, em formato híbrido (presencial/online), como evento teste oficial do Estado de Goiás e Prefeitura de Goiânia, para um público presencial de até 1000 pessoas, acomodado em camarotes isolados de no máximo 6 pessoas cada, com rigorosos protocolos de segurança, entre eles a testagem de 100% do público presente e a proibição de circulação.

O evento será realizado em local aberto e com ventilação natural, com taxa de ocupação de 1 pessoa a cada 4,41 m², contendo entradas e saídas exclusivas para cada setor e seguindo protocolos internacionais “padrão ouro” para a não disseminação da COVID-19. O público será monitorado por 14 dias após o evento e os relatórios serão utilizados para avaliação da retomada dos eventos pela Prefeitura de Goiânia e Estado de Goiás.

O BON ODORI BOX 2021 será transmitido ao vivo pelo canal no YouTube da Embaixada do Japão no Brasil e terá como tema UNIÃO, ESPERANÇA E SUPERAÇÃO, com um show típico da cultura japonesa, com música, dança e taiko (tambor japonês), produzido para esta edição pelo Yuugen Group. As tradicionais danças reverenciando os nossos antepassados serão realizadas em um grande palco, com 96 m², evitando assim aglomerações, sempre observando os protocolos de segurança e o distanciamento entre os artistas.

A Associação Nipo-Brasileira de Goiás não possui fins lucrativos e o evento é realizado por voluntários. O festival Bon Odori faz parte do calendário oficial do Município de Goiânia, realizado anualmente no mês de agosto, conforme LEI MUNICIPAL Nº 8497, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2006.

A festa é realizada sempre em agosto, após o pôr-do-sol. Na crença dos nipônicos, é neste momento que, uma vez ao ano, os antepassados têm a oportunidade de festejar com os descendentes, que os homenageiam.

Durante o evento, é possível apreciar os pratos mais conhecidos por aqui, como sushi, sashimi, yakisoba, tempurá, guioza, karage e outros, que serão entregues nos BOX (camarotes) e os pedidos serão realizados via aplicativo no celular. Os voluntários estarão munidos de face shield, máscaras N95 e luvas. As bandejas serão sanitizadas e as luvas serão descartadas a cada serviço.

PROTOCOLOS

Foram realizadas diversas reuniões da comissão organizadora juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria Estadual da Cultura e Secretaria Estadual da Retomada, inclusive com visitas in loco, para certificar que o evento teste será realizado de forma segura e que os estudos possibilitarão a análise da retomada de eventos.

Não haverá venda de ingressos e o público presencial será exclusivamente composto de convidados que participarão do evento teste, mediante testagem, assinatura de termo de compromisso de cumprimento dos protocolos e comprometimento de colaboração com o monitoramento após o evento.

O BON ODORI estava previamente programado para um público presencial de 250 pessoas e foi ajustado entre a Prefeitura de Goiânia e Governo do Estado de Goiás que seja realizado um evento teste como parte dos estudos para a retomada dos eventos.

Em 2020 a Associação Nipo-Brasileira de Goiás, em correalização com a Embaixada do Japão no Brasil, realizou o BON ODORI DRIVE IN, com estrito cumprimento de protocolos de segurança, incluindo a sanitização dos ambientes, proibição de saída dos veículos e uso de aplicativo em celulares que possibilitava os pedidos de dentro dos veículos.

Nos meses de julho e agosto o Japão está realizando as Olimpíadas e Paraolimpíadas TOKYO 2020, também utilizando-se de rigorosos protocolos de segurança, sendo estes considerados pelas autoridades sanitárias como uma referência para estudo de viabilidade de retomada dos eventos. As tradicionais danças que foram destaque no encerramento das Olimpíadas de Tokyo, também serão apresentadas no BON ODORI, em preservação da cultura japonesa e reverência aos antepassados.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias