Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Dicas para aproveitar a Black Friday, sem cair em golpes

Na última sexta-feira, 26, do mês de novembro acontece a promoção mais esperada durante o ano inteiro a Black Friday, o evento dura apenas um dia, as lojas físicas e online tendem a antecipar as promoções para atrair clientes interessados em adquirir itens, como eletroeletrônicos e roupas, com desconto.

É nesta época do ano também que vários criminosos aproveitam para agir de má-fé, aplicando golpes contra os consumidores, através de links suspeitos e falsas promoções, além de sites clonados.

Segundo a Fortinet, empresa que desenvolve e comercializa software, produtos e serviços de cibersegurança, o Brasil sofreu mais de 16,2 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos entre janeiro e junho deste ano. E agora, com a Black Friday e o Natal chegando, o cuidado na hora das compras deve ser ainda maior.

Também é preciso ficar atento às promoções oferecidas pelos lojistas, especialmente para não pagar a “metade do dobro”.

Loraynne, 22 anos, contou que na Black Friday de 2020, quase caiu em um golpe, pois uma loja de eletrodomésticos anunciou uma televisão por um determinado valor, mas a loja não havia especificado que o valor do produto era de cashback.

Letícia Sousa, 24 anos, fez uma compra online, mas percebeu que suas faturas estavam com o valor mais alto do que havia parcelado na compra. Foi quando entrou em contato com a loja e foi informada que o valor alterava de acordo com a cor do produto, após observa a página percebeu que essa informação era quase imperceptível para o comprador.

Para quem for aproveitar as promoções no dia 26, tem que tomar alguns cuidados. O gerente de Pesquisa e Cálculo do Procon Goiás, Gleidson Tomaz, nos dá algumas dicas para ficar atentos na hora das compras:

1- Evitar compras desnecessárias

Não é porque o produto está com o preço promocional, que se deve adquirir achando que a única oportunidade é aquela e acabar nem usando de fato o produto adquirido no evento.

2- Evitar parcelamento a longo prazo

A parcela que se adequa ao orçamento financeiro hoje, pode não se adequar meses depois, o que acaba gerando um atraso no pagamento das faturas, e os juros são muito altos.

3 - Saber de fato se o produto realmente está no preço promocional

Caso o consumidor perceba que exista um falso desconto no produto, ele pode entrar em contato com o Procon.

4- Muita cautela para não cair em golpes

Quando é pesquisado um determinado produto na internet, nas abas de navegação sempre irá aparecer anúncios relacionados a pesquisa. O gerente do Procon faz uma alerta, pois a maioria dos golpes acontece durante a navegação onde o consumidor fica interessado e acaba clicando em uma página fake, da empresa que ele acredita que esteja vendendo o produto e, acaba caindo em um golpe. Para evitar este golpe é importante pesquisar no próprio site da empresa e pesquisar pelo produto para saber se de fato o produto está em promoção.

5- Antes de informar os dados pessoais e de pagamento verificar se o site é seguro

Verificar se o site tem as iniciais HTTPS (Um protocolo de comunicação da Internet que protege a integridade e a confidencialidade dos dados entre o computador do usuário e o site), além de possuir também o símbolo de cadeado, isso irá indicar que o site é seguro.

6- Imprimir os comprovantes da compra

Principalmente a página que prevê o prazo para a entrega do produto. Pois a maioria das reclamações que o Procon recebe após a Black Friday é sobre não receber o produto na data combinada.

Nós do DM também te daremos alguns dicas consumidor, para que você possa aproveitar este evento de maneira segura:

  • Tenha um antivírus: ele pode detectar sites que contenham arquivos maliciosos.
  • Proteja seu cartão de crédito: Se possível sempre utilize o cartão virtual, e desabilite a opção de salvar os dados do cartão no site de compra.
  • Verifique a confiabilidade das lojas em sites de reclamações, como o Reclame Aqui e o Procon.
  • Nem todos os produtos disponíveis nos sites das lojas online estarão com o desconto da Black Friday. Por isso fique atentos ao selo e aos preços.

A economista Karina Costa, dá dicas para os consumidores que estão esperando ansiosamente as promoções. "Minha dica é sempre planejar antes o que realmente deseja adquirir neste período, se possível realizar uma pesquisa de valores e analisar as melhores condições de cada loja. E lembre-se de nunca gastar mais do que pode pagar, pois a fatura uma hora vai chegar."

Leia Também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias