Home / Cultura

CULTURA

Websérie contempla e revela artistas goianas

Pensar a condição feminina a partir da produção de três artistas goianas já reconhecidas no cenário cultural e apresentar novos talentos. Esta é a proposta da primeira temporada da websérie “RevelArtes: Mulheres em Cena”, que será lançada nesta quarta-feira, 30, às 19 horas, em live no canal no Youtube, da ONG Cultura Cidade e Arte.

Na produção, a bailarina Luciana Caetano e as atrizes Ludmyla Marques e Carla Costa narram suas trajetórias e revelam outras mulheres artistas da zona rural, da periferia metropolitana e da capital, que ainda não têm seus trabalhos amplamente divulgados.

A produção, que terá os primeiros episódios também disponibilizados na íntegra no canal da ONG Cultura Cidade e Arte, foi contemplada pela Lei Emergencial Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás e Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal.

O intuito é mostrar mulheres como Luciana Caetano, primeira bailarina negra de Goiânia e fundadora do Grupo Solo de Dança. A artista destaca a arte das mulheres negras no episódio em que ela apresenta Camila Ribeiro, graduanda da UFG em dança e Ingrid Costa, bailarina, coreógrafa e diretora do Instituto Bacae.

Outra protagonista da série é a atriz Ludmyla Marques, formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestra em Ensino de Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio), contadora de histórias e decidida pelo teatro dA oprimida. Ela revela mais três mulheres: Nayara Ferreira, atriz e presidenta do Ponto de Cultura Cidade Livre; Creusa Nunes, agente cultural e ativista quilombola e Erika Santos, estilista, arte-educadora e afro-empreendedora.

Em outro episódio, a artista Carla Costa conta sua história, que teve inicio no teatro goianiense, até se tornar cantora, representante do Maracatu, com carreira de décadas, construída a partir de Goiânia, passando por Barra do Garças (MT) e Recife. Carla apresenta as artistas Joelma Candida Rezende – Crochê - Fazenda Xibiu; Leila Silva - Crochê e Gastronomia (Bolos decorados, temáticos) - Povoado de Jaranápolis; e Letícia Karoliny Silva Feliciano - Crochê - Povoado de Jaranápolis.

Destaque

De acordo com a presidente da ONG, Cultura Cidade e Arte, Márcia Cristina Hizim Pelá, que é professora universitária e doutora, a web série mostra mulheres que têm algo a dizer a mostrar para a cena artística goiana com seus corpos, vozes e expressões.

A presidente da ONG diz ainda que outro intuito do projeto é discutir a arte feminina a partir de questões como preconceito, religiosidade e sociedade. "Estas mulheres reveladas no projeto fazem parte de um contingente de artistas que, devido ao escanteamento da arte no país e à estrutura patriarcal da sociedade, são estigmatizadas e invisibilizadas", comenta.

Para a pesquisadora do projeto, Daisy Caetano, a série discute também as artistas goianas carecem de instrumentos e condições econômicas e socioculturais que as possibilitem compor a cena artística do estado de Goiás.

"Acreditamos que não existe vida sem arte e que a revelação de mulheres artistas, colocando-as em cena a partir desta política pública, estimula a percepção do papel libertador da arte para as mulheres e a reflexão social sobre elas mesmas, as pessoas que as rodeiam, as comunidades em que elas estão inseridas", analisa.

Lançamento da primeira temporada da Websérie Revelartes: Mulheres em Cena
Quando:
Nesta quarta-feira (30), às 19h
Onde assistir: Live no canal do youtube da ONG Cultura, Cidade e Arte

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias