Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

MP pede condenação de Gusttavo Lima e de frigorífico por propaganda eleitoral irregular

Por causa de uma propaganda eleitoral indevida em favor de Jair Bolsonaro (PL), o Ministério Público Eleitoral acionou Gusttavo Lima e o Frigorífico Goiás no TRE-GO (Tribunal Regional Eleitoral de Goiás). As informações são do Splash, do Uol.

De acordo com o MPE, o delito aconteceu em maio deste ano durante uma motociata. Um helicóptero da empresa associada ao cantor sobrevoou a motociata promovida pelo político com a mensagem "Bolsonaro Presidente". Além disso, adesivado nas cores verde e amarelo, o helicóptero também foi visto no heliponto do frigorífico, no setor sul de Goiânia (GO).

Leia também: Policial militar registra queixa-crime contra Fábio Porchat após declaração polêmica em entrevista

Para o procurador regional Eleitoral José Ricardo Teixeira Alves, o voo da máquina teve um efeito equivalente ao de um 'outdoor', o que é vetado pela legislação eleitoral. Conforme a lei que estabelece as normas para as eleições (Lei n. 9.504/1997), é proibida a veiculação de propaganda eleitoral em bens particulares. A adesivagem plástica é permitida em veículos e janelas residenciais, desde que não exceda o meio metro quadrado.

"O Frigorífico Goiás e Gusttavo Lima são responsáveis pelo ilícito eleitoral. O primeiro como proprietário do helicóptero e o segundo como cantor de fama nacional e internacional que cedeu sua imagem à empresa e dela fez uso extensivo nas circunstâncias do caso", escreveu Teixeira na ação.

Leia também: Antonia Fontenelle critica política após não conseguir se eleger: "Máquina de moer gente"

"Embora o texto não contenha pedido explícito de voto, o apelo eleitoral é franco e deliberado, diante da evidente intenção de influenciar na formação de vontade dos eleitores, visando às Eleições de 2022", concluiu o procurador.

O MP chegou a procurar Gusttavo Lima e a empresa, representada por Leandro Batista Nóbrega. Na época, o sertanejo afirmou que, na data dos fatos (12/5/2022), a Frigorífico Goiás e ele tinham um contrato de uso de imagem. No entanto, seu nome chegou a constar como sócio do empreendimento no site da empresa. O cantor rompeu com a marca no dia 24 de maio.

O Ministério Público Eleitoral pede a condenação do cantor e o pagamento de indenização de R$ 20 mil.

Defesa

A equipe de Gusttavo Lima emitiu uma nota sobre o vínculo do artista com o frigorífico.

"Cláudio Bessas, advogado da Balada Eventos, informa que o helicóptero em questão não pertence ao cantor Gusttavo Lima. O proprietário do Frigorífico Goiás, senhor Leandro Batista Nóbrega, é o dono do helicóptero. O cantor Gusttavo Lima teve contrato de uso de imagem com a empresa, contrato este já encerrado. Portanto, não há qualquer responsabilização do cantor diante de tal fato.".

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias