Entretenimento

3 de janeiro na História

Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2018 às 23:57 | Atualizado há 4 meses

 EVENTOS HISTÓRICOS:

1777 — General americano Geor­ge Washington derrota o general bri­tânico Lorde Cornwallis na Batalha de Princeton.

1958 — Formada a Federação das Índias Ocidentais.

1961 — Destruído por uma explo­são de vapor o reator nuclear SL-1, matando três pessoas no primeiro e único acidente com morte em uma usina nuclear americana.

1962— PapaJoãoXXIIIexcomun­gaFidelCastro. – Em 1959, João XXIII, através do documento Dubium do Santo Ofício, confirmou o Decreto contraoComunismo, aprovadopelo PapaPioXIIem1949equeproibiaos católicosdedefenderemocomunis­mo ou de votarem em candidatos, or­ganizações ou partidos comunistas ou aliados de comunistas. Segundo fontes tradicionalistas, baseado nes­te decreto, Fidel Castro, que instau­rou o comunismo em Cuba, foi por isso excomungado no dia 3 de ja­neiro de 1962 por João XXIII. Contu­do, a excomunhão de Castro é ain­da imerso em divergência, em face do caráter francamente diplomá­tico assumido pelo Papa, havendo quem afirme (o que seria corrobora­do por relatos de seu secretário par­ticular, Loris Capovilla) que este fato nunca teria ocorrido. Fortalece esta conclusão o fato de o Papa ter rece­bido e dialogado, em 1963, com a fi­lha e o genro de Khrushchev (líder da União Soviética), numa tentativa de diminuir as tensões entre a Igreja Católica e a União Soviética.

1976 — Entra em vigor o Pacto In­ternacionaldosDireitosEconômicos, Sociais e Culturais.

1977— IncorporadaaAppleCom­puter(fundadaem1deabrilde1976).

1999 — Lançamento da sonda espacial norte-americana Mars Po­lar Lander.

2004–Sonda Spirit aterrissa com sucesso em Marte.–Spirit (MER-A) foi um veículo de exploração espa­cial não tripulado, cuja missão era estudar o planeta Marte, perma­necendo ativo de 2004 a 2010. Foi um dos veículos projetados pela NASA para o Programa Mars Ex­ploration Rovers. Pousou com su­cesso em Marte em 3 de janeiro de 2004, três semanas antes do outro veículo, Opportunity (MER-B). Seu nome foi escolhido em uma com­petição estudantil promovida pela Nasa. O robô ficou preso durante o seu trajeto em 2009 e perdeu con­tato com o Centro de Controle da missão em 22 de março de 2010. O robô atingiu o tempo planejado para a missão, mas continuou em atividade por mais de vinte vezes o tempo inicial, devido ao excelen­te condicionamento de seus siste­mas. Além disso, o robô percorreu cerca de 7,7 km, ao invés do 1 km que era esperado no início da mis­são, permitindo uma investigação geológica mais extensa e completa que o previsto. O Spirit continuou a realizar suas tarefas até 22 de março de 2010, quando a comunicação foi interrompida. O JPL tentou restabe­lecer a comunicação até 24 de maio de 2011, quando a Nasa anunciou que os esforços para se comunicar com o rover sem resposta tinham terminado. A despedida formal foi planejada na sede da Nasa após o feriado do Memorial Day e foi tele­visionada pela Nasa TV.

2004–Voo Flash Airlines 604 cai no Mar Vermelho, resultando em 148 mortes, tornando-se um dos acidentes de aviação mais mortal da história egípcia.

2015 — Militantes do Boko Ha­ramdãoinícioaoMassacredeBaga, no nordeste da Nigéria. – Massa­cre de Baga de 2015 foi uma série de ataques e assassinatos em mas­sa supostamente perpetrados pelo grupo terrorista Boko Haram, na re­gião da vila nigeriana de Baga, no estado de Borno, entre 3 e 7 de ja­neiro de 2015. As primeiras infor­mações eram de que houve cente­nas de vítimas fatais e mais de duas mil pessoas desaparecidas. Tendo sido depois confirmadas centenas de mortes. Autoridades e morado­res do lugar que conseguiram es­capar dizem que mais de duas mil pessoas estariam mortas ou desa­parecidas, enquanto outros relatam pelo menos cem vítimas fatais.[4] Os ataques podem ter expandido o controle do Boko Haram sobre mais de 70% do estado de Borno.

 

 

NASCIMENTOS:

106 a.C. — Cícero, político e ora­dor romano (m. 43 a.C.).

1195 — Tsuchimikado, imperador japonês (m. 1231).

1860 — Luís José de Matos, empre­sário luso-brasileiro (m. 1926).

1873 — Otto Loewi, farmacêutico alemão (m. 1961).

1887 — August Macke, pintor ale­mão (m. 1914).

1892 — J. R. R. Tolkien, escritor in­glês(m. 1973). – JohnRonaldReuel Tol­kien, foi um premiado escritor, profes­sor universitário e filólogo britânico, nascido na África, que recebeu o tí­tulo de doutor em Letras e Filologia pela Universidade de Liège e Dublin, em 1954, e autor das obras como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Sil­marillion. Em 28 de março de 1972, Tolkien foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico pela Ra­inha Elizabeth II. Tolkien nasceu em Bloemfontein, na República do Es­tado Livre de Orange, na atual Áfri­ca do Sul, e, aos três anos de idade, com a sua mãe e irmão, passou a vi­ver na Inglaterra, terra natal de seus pais. Desde pequeno fascinado pela linguística, fez a licenciatura na facul­dade de Letras em Exeter. Participou ativamente da Primeira Guerra Mun­dial, e logo depois começou a escre­ver os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu “mundo secundário”, complexo e cheio de vida, denomina­do Eä, palco das suas mundialmente famosas obras como O Hobbit, O Se­nhor dos Anéis e O Silmarillion, esta última, sua maior paixão, postuma­mente publicada, que é considera­da a sua principal obra, embora não a mais famosa. Tornou-se filólogo e professor universitário, tendo sido professor de anglo-saxão (e conside­rado um dos maiores especialistas do assunto) na Universidade de Oxford de 1925 a 1945, e de inglês e literatu­ra inglesa na mesma universidade de 1945 a 1959. Mesmo precedido de outros célebres escritores de fantasia e ficção, tais como Júlio Verne, Edgar Rice Burroughs, Robert E. Howard, E. R. Eddison e William Morris, devido à grande popularidade do seu traba­lho, Tolkien ficou conhecido como o “pai da moderna literatura fantástica e é amplamente considerado como um dos maiores e sem dúvida o mais bem sucedido autor da literatura fan­tástica de todos os tempos. As suas obras foram traduzidas para mais de cinquenta idiomas, vendendo mais de 200 milhões de cópias e influen­ciando continuadamente gerações e gerações. Em 2008, The Times listou Tolkien como o sexto entre os maio­res escritores Britânicos desde 1945. Em 2009, a revista Forbes listou as 13 celebridades mortas que mais lucra­ram no respectivo ano. Tolkien alcan­çou a quinta posição, com ganhos es­timados em 50 milhões de dólares.

1898 – Luís Carlos Prestes – Ele foi um militare político comunista bra­sileiro, uma das personalidades po­líticas mais influentes no país duran­te o século XX. Foi secretário-geral do Partido Comunista do Brasil e foi companheiro de Olga Benário, mor­ta na Alemanha Nazistapor câmara de gás, após ser entregue àquele re­gime pelo governo do presidente Ge­túlio Vargas. Em 1940 foi condenado pela justiça a 30 anos de prisão pelo assassinato Elza Fernandes Foi elei­to um dos 100 maiores brasileiros de todos os tempos, por concurso reali­zado pelo SBT e pela BBC em 2012.

1905 — Ray Milland, ator britâ­nico (m. 1986).

1926 — George Martin, produtor musical, músico e maestro britâ­nico (m. 2016). – Ele foi um produ­tor musical, arranjador, compo­sitor, engenheiro sonoro, músico e maestro britânico. Devido a sua importância em relação à produ­ção musical dos discos da banda britânica The Beatles ele foi cha­mado de “o quinto Beatle”. Produ­ziu junto a eles em 1967 o inovador álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, que lhe trouxe reconhe­cimento, fama e consagração defi­nitiva na história da música pop. Foi um dos maiores produtores musi­cais de todos os tempos, com trin­ta canções chegando ao primeiro lugar das paradas no Reino Unido e 23 nos Estados Unidos.

1929 — Sergio Leone, cineasta ita­liano (m. 1989).

1930 — Robert Loggia, ator esta­dunidense (m. 2015).

1946 — John Paul Jones, instru­mentista britânico. – Ele é um mul­ti-instrumentista, baixista e tecladista britânico. Jones ganhou notoriedade por ser o baixista, tecladista e um dos membros do Led Zeppelin até o des­membramento da banda após a mor­te de John Bonham, em 1980. Desde então, Jones vem desenvolvendo uma carreira solo. Também toca guitarra, bandolim, koto, gaita e ukulele. De acordo com o Allmusic, Jones “dei­xou sua marca na história da músi­ca rock & roll como um músico ino­vador, arranjador e diretor”. Muitos baixistas notáveis do rock foram in­fluenciados por John Paul Jones, in­cluindo Steve Harris, John Deacon, Geddy Lee, Flea, Gene Simmons, e Krist Novoselic. Jones é atualmente parte da banda Them Crooked Vul­tures com Josh Homme e Dave Grohl, onde ele interpreta o baixo, piano e outros instrumentos.

1956 — Mel Gibson, ator e cineas­ta estadunidense.

1969–Matheus Nachtergaele, ator brasileiro. – Ingressou na carreira artís­tica aos 20 anos no teatro, a convite de umaamigafezumtesteparaacompa­nhia do diretor teatral Antunes Filho e foi aprovado, em 1989. Aos 22 anos, entrouparaaEscoladeArteDramática da USP, se formando em 91. Ganhou notoriedade em 1992 com a compa­nhia Teatro da Vertigem, sob a direção de Antonio Araújo, e teve seu trabalho reconhecido por sua atuação no pre­miado espetáculo da companhia Li­vro de Jó. Seu sucesso o levou à tele­visão (Rede Globo), onde estreou na minissérie Hilda Furacão como Cin­tura Fina. O sucesso na minissérie o levou a atuação como protagonis­ta na também minissérie que se tor­nou telefilme Auto da Compadecida, baseado na obra de Ariano Suassuna, no papel de João Grilo. Atuação essa que lhe rendeu o Grande Prêmio do Cinema Nacional como Melhor Ator. Desde então, tem feito inúmeras par­ticipações no cinema nacional e, no ano de 2008 estreou como diretor sem nunca ter deixado de lado o teatro e a televisão. Atualmente, mora em Tira­dentes (Minas Gerais).

1969–Michael Schumacher, ex­-automobilista alemão. – Ele é um ex-automobilista alemão, sete vezes campeão da principal categoria do automobilismo, detém inúmeros re­cordes, incluindo voltas mais rápidas, maior número de campeonatos, vi­tórias, pontos marcados e mais cor­ridas ganhas em uma única tempo­rada–2004. Em 2002 ele se tornou o único piloto na história da F1 a termi­nar entre os três primeiros em todas as corridas em um mesmo campeo­nato. Estatisticamente Michael Schu­macher ocupa lugar especial acima de lendas como Juan Manuel Fangio, Jim Clark, Jackie Stewart, Alain Prost, Ayrton Senna e Niki Lauda. Após três temporadas afastado da categoria que o consagrou, Schumacher retornou defendendo a Mercedes na tempo­rada de 2010. Fora das pistas, Schu­macher foi embaixador da Unesco e orador para a segurança do motoris­ta. Ele esteve envolvido em inúme­ros esforços humanitários ao longo de sua vida e doou dezenas de mi­lhões de dólares para a caridade. Mi­chael e seu irmão Ralf Schumacher, são os únicos irmãos a vencer corri­das na Fórmula 1, e eles foram os pri­meiros irmãos 1° e 2° lugar na mes­ma corrida, em Montreal em 2001 e novamente em 2003.

1974 — MV Bill, rapper e ator brasi­leiro. – Alex Pereira Barbosa, mais co­nhecido pelo nome artístico MV Bill, é um rapper, ator , escritor e ativista brasileiro. Iniciou a carreira na música em 1988, quando começou a escrever sambas-enredo para seu pai, sendo que em 1993 fez sua primeira parti­cipação em um disco oficial. Seu pri­meiro album lançado em 1998 foi re­lançado lançado em 1998 sob o título de Traficando Informação, que con­tou com a faixa “Soldado do Morro”. Nesta época MV Bill foi acusado de apologia ao crime. Três anos depois, gravou o segundo trabalho, chama­do Declaração de Guerra, com par­ticipações de artistas como Charlie Brown Jr. e Nega Gizza. Sua discogra­fia ainda abrange outros dois álbuns, Falcão, O Bagulho é Doido, de 2006, e Causa e Efeito, de 2010. Ainda, lançou um disco de vídeo em 2009, intitula­do Despacho Urbano. Paralelamen­te à carreira de rapper, MV Billlançou em 2005, junto com Celso Athayde, o livro Cabeça de Porco. No ano se­guinte, Falcão–Meninos do Tráfico, disponibilizado em livro e DVD, que tornou-se conhecido nacionalmen­te após exibição no programa Fan­tástico, da Rede Globo.

 

MORTES:

1543 — João Rodrigues Cabri­lho, navegador e explorador por­tuguês (n. 1499).

1643 — Rodrigo da Cunha, pre­lado português (n. 1577).

1721 — Juan Núñez de la Peña, investigador e historiógrafo espa­nhol (n. 1641).

1785 — Baldassare Galuppi, com­positor italiano (n. 1706).

1875 — Pierre Larousse, gramáti­co e enciclopedista francês (n. 1817).

1882 — William Harrison Ains­worth, escritor britânico (n. 1805).

1945 — Edgar Cayce, médium norte-americano (n. 1877).–Ele foi um paranormal norte-americano que teria canalizado respostas para questões que tratam sobre espiritua­lidade, imortalidade, reencarnação, saúde, entre outras. Também fun­dou a organização sem fins lucra­tivos Association for Research and Enlightenment e trabalhou como fotógrafo. Cayce teria sido um dos maiores clarividentes da História. Era chamado pela mídia norte-a­mericana como “O Profeta Ador­mecido”, porque predizia eventos futuros e prescrevia medicamen­tos com os olhos fechados, relaxa­do sobre um divã e ao lado de uma taquígrafa realizando as anotações, em um suposto estado de “transe”. Entre algumas predições que teria realizado, estão a previsão do início e do fim dos conflitos da I e II Guer­ras Mundiais, o surgimento do Na­zismo, os conflitos raciais dos EUA desde o início dos anos 20, as datas dos falecimentos de dois dos Presi­dentes dos EUA à época, a extinção da Liga das Nações (organização que antecedeu a ONU em princípios e objetivos), a Grande Depressão Eco­nômica (1929-1934) dos EUA, o fim do comunismo na Rússia e o surgi­mento da China como grande po­tência econômica e cultural. Entre as predições que ainda não se rea­lizaram, está a III Guerra Mundial, que surgiria do conflito entre a Lí­bia, Egito, na Síria e em regiões re­motas na Indonésia, Golfo Pérsico e Austrália. Outros eventos como transformações do clima, geologia e geografiada Terra, como o aumento do nível dos oceanos, a volta à ativi­dade de falhas sísmico-geológicas e vulcões, a submersão da Califórnia, o desaparecimento de Nova York, a destruição do arquipélago japonês, dentre outros, ainda estão por se confirmar parcial ou inteiramen­te. Edgar Evans Cayce era filho de agricultores e suas habilidades psí­quicas começaram a aparecer em sua infância. É alegado que Edgar Cayce poderia ver e falar com o es­pírito de seu avô, dentre outros es­píritos e ainda criança podia memo­rizar livros dormindo sobre eles. Na área da saúde, teria predito o apa­recimento de doenças modernas, como stress, tensão arterial alterada e o aumento de doenças cardíacas. Clientes de Cayce inclui uma série de pessoas famosas, como Woo­drow Wilson, Thomas Edison, Irving Berlin e George Gershwin. Além das profecias, realizou também um de­talhado relato sobre o mítico conti­nente da Atlântida.

1984 — Ivete Vargas, política bra­sileira (n. 1927).

2005 — Will Eisner, quadrinista norte-americano (n. 1917).

2012 — Josef Škvorecký, escritor e editor tcheco (n. 1924).

2013 — Sergiu Nicolaescu, ci­neasta romeno (n. 1930).–foi um cineasta romeno, diretor de Dacii (1967) e Un comisar acuză (1974), entre outros filmes.

2015 — Chico de Assis, drama­turgo brasileiro (n. 1933).

 

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias