5 de dezembro na História
Redação
Publicado em 5 de dezembro de 2017 às 00:59 | Atualizado há 4 meses
EVENTOS HISTÓRICOS:
1492 – Na sua primeira viagem ao Novo Mundo, Cristóvão Colombo descobre a Ilha de Quisqueya.
1496 – O Rei Dom Manuel I assina o decreto de expulsão dos “hereges” de Portugal.
1732 – Inicia-se no México a construção do edifício destinado ao Tribunal da Inquisição.
1792 – Começa, na Assembléia Nacional, o julgamento do rei Luis XVI, durante a Revolução Francesa.–Ele foi Rei da França e Navarra de 1774 até ser deposto em 1792 durante a Revolução Francesa, sendo executado, via guilhotina, no ano seguinte. Seu pai, Luís, Delfim de França, era o filho e herdeiro aparente do rei Luís XV de França. Como resultado da morte de seu pai, em 1765, Luís se tornou o novo delfim e sucedeu seu avô em 1774. Era irmão mais velho dos futuros reis Luís XVIII e Carlos X.
1812– NapoleãoBonaparteabandona seu exército em difíceis condições na Rússia e retorna a Paris.
1815 – Fundação da cidade de Maceió.
1889 – A Família Imperial Brasileira chega a Lisboa após deixar o Brasil devido à Proclamação da República.
1904 – A esquadra russa é destruída em Port Arthur pelos japoneses. O Japão sairia vencedor da guerra contra a Rússia.
1908 – Fundação da Cruz Vermelha Brasileira.
1931 – Catedral de Cristo Salvador em Moscou foi destruída por uma ordem de Josef Stalin.
1933 – A Lei Seca acaba nos Estados Unidos.
1934 – Três cidades ficam destruídas em terremoto em Honduras: San Jorge, La Encarnación e San Fernando.
1945–Desaparecimentodo Voo19 na área do Triângulo das Bermudas.
1946 – Nova York é eleita sede permanente das Nações Unidas.
1952 – A poluição atmosférica causa, pela primeira vez, a morte de milhares de pessoas, no período conhecido com Big Smoke, em Londres.
1956 – Forças britânicas e francesas se retiram do canal de Suez no Egito.
1957 – Sukarno, líder nacionalista da Indonésia, exige a expulsão de todos os holandeses do país.
1960 – Gana rompe relações diplomáticas com a Bélgica.
1962– OsEstadosUnidoseaURSS chegam a um acordo sobre a utilização pacífica do espaço.
1963 – O senador Arnon de Mello matououtrosenador, comumtiro, na tribuna do Senado Federal do Brasil.
1967 – É criada a Funai – Fundação Nacional do Índio no Brasil.
1989 – O antigo líder do Partido Comunista da RDA Erich Honecker é colocado em prisão domiciliária.
2014 – Protestos, após casos de cidadãos negros mortos por policiais, atingem cidades dos Estados Unidos como Nova York, Chicago, Miami, Washington e Ferguson.
NASCIMENTOS :
1687– FrancescoGeminiani, compositor e violinista italiano (m. 1762).
1820 – Afanasy Fet, poeta russo (m. 1892).
1827 – Henri d’Arbois de Jubainville, historiador e filólogo francês (m. 1910).
1830 – Christina Rossetti, poetista britânica (m. 1894).
1881 – René Cresté, ator francês (m. 1922).
1890 – Fritz Lang, realizador, argumentista e produtor cinematográfico austríaco (m. 1976). – Ele foi um cineasta, realizador, argumentista e produtor nascido na Áustria, mas que dividiu sua carreira entre a Alemanha e Hollywood.
1901 – Walt Disney, desenhista e empresário estado-unidense (m. 1966). – Walter Elias Disney, conhecido por Walt Disney (Chicago, 5 de dezembro de 1901 – Los Angeles, 15 de dezembro de 1966), foi um produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo e co-fundador da The Walt Disney Company. Tornou-se famoso por seu pioneirismo no ramo das animações com a Disney, tendo produzido o primeiro longa-metragem de animação, Branca de Neve e os Sete Anões (1937), e pelos seus personagens de desenho animado, como Mickey e Pato Donald. Ele também é o idealizador dos parque temáticos sediado nos Estados Unidos: Disneylândia e Walt Disney World Resort. Ao longo da sua vida foi e é um símbolo da industria da animação e um ícone da cultura popular. Walt Disney é a pessoa que venceu o maior número de Óscars na história sendo 22 prêmios da Academia e 59 indicações. TambémvenceuseteEmmyAwards. Sr. Disney morreu de câncer de pulmão em 15 de dezembro de 1966, em Burbank, Califórnia. Ele deixou para trás um vasto legado: Uma universidade (California Institute of the Arts- CalArts), numerosos curtas, documentários e filmes produzidos durante a sua vida; e a Walt Disney Company é hoje um dos maiores conglomerados de entretenimento do mundo.
1901 – Werner Heisenberg, físico alemão (m. 1976).
1905 – Natalie Paley, modelo e atriz francesa (também foi Princesa da Rússia) (m. 1981). – Ela foi um ícone da moda, socialite e atriz nascida em França. O seu pai era o grão-duque Paulo Alexandrovich da Rússia, filho do czar Alexandre II e tio do czar Nicolau II. Ficou mais conhecida entre o grande público pelo seu nome artístico, Natalie Paley. Natália era descrita como o sonho dos publicitários de Hollywood. Uma criatura fascinante, descendente da mais rica e famosa família europeia, os Romanov, era a figura viva do “chic” francês e quase demasiado perfeita para ser real. A sua vida romântica e trágica foi algo que a ficção nunca poderia ter igualado. Viveu os últimos tempos da Rússia czarista, os glamorosos anos 30 na alta sociedade parisiense e movimentou-se pelos círculos mais altos de Hollywood e Nova Iorque.
1906 – Otto Preminger, diretor cinematográfico austríaco (m. 1986).
1911 – Carlos Marighella, guerrilheiro e político brasileiro (m. 1969). – Ele foi um político, guerrilheiro e escritor brasileiro, e, a partir de 1964, um dos principais organizadores da luta contra a ditadura militar. Chegou a ser considerado o inimigo “número um” da ditadura.
1911 – Wladyslaw Szpilman, pianista polaco (m. 2000).
1914 – Lina Bo Bardi, arquiteta ítalo-brasileira (m. 1992). – Ela foi uma arquiteta modernista ítalo-brasileira. Foi casada com o crítico de arte Pietro Maria Bardi e é conhecida por ter projetado o Museu de Arte de São Paulo (MASP).
1932 – Little Richard, músico estado-unidense.
1938 – JJ Cale, músico norte-americano (m. 2013). – É conhecido por ser o autor de duas canções de sucesso na carreira solo de Eric Clapton, “After Midnight” e “Cocaine”, e também de hits do grupo Lynyrd Skynyrd como “Call Me The Breeze” e “I Got the Same Old Blues”. Foi um dos pioneiros do Tulsa Sound, gênero que mescla blues, rockabilly, música country e jazz. O apelido JJ Cale (provavelmente uma abreviação de John Johnny Cale) foi dado a ele no início de sua carreira por Elmer Valentine, co-proprietário do Whisky A Go Go, a boate Sunset Strip, para não ser confundido com o Velvet Underground John Cale, provavelmente também sendo uma associação a Go-Go da boate. JJ Cale morreu às 20h00 de uma sexta-feira, no dia 26 de julho de 2013, no Scripps Hospital no balneário La Jolla, em San Diego na Califórnia. Ele sofreu um infarto agudo do miocárdio.
1949 – ngela Rô Rô, cantora e compositora brasileira.
1965 – Johnny Rzeznik, músico estadunidense, vocalista da banda Goo Goo Dolls.
1965 – Wayne Smith, rapper e músico jamaicano (m. 2014).
MORTES :
1791 – Wolfgang Amadeus Mozart, compositoremúsicoaustríaco (n. 1756). – Ele foi um prolífico e influente compositor austríaco do período clássico. Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa desde sua infância. Já competente nos instrumentos de teclado e no violino, começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a se apresentar para a realeza europeia, maravilhando a todos com seu talento precoce. Chegando à adolescência, foi contratado como músico da corte em Salzburgo, porém as limitações da vida musical na cidade o impeliram a buscar um novo cargo em outras cortes, mas sem sucesso. Ao visitar Viena em 1781 com seu patrão, desentendeu-se com ele e solicitou demissão, optando por ficar na capital, onde, ao longo do resto de sua vida, conquistou fama, porém pouca estabilidade financeira. Seus últimos anos viram surgir algumas de suas sinfonias, concertos e óperas mais conhecidos, além de seu Requiem. As circunstâncias de sua morte prematura deram origem a diversas lendas. Deixou uma esposa, Constanze, e dois filhos. Foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na música sinfônica, concertante, operística, coral, pianística e camerística. Sua produção foi louvada por todos os críticos de sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil, e estendeu sua influência sobre váriosoutroscompositoresaolongode todo o século XIX e início do século XX. Hoje Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maiores compositores do ocidente, conseguiu conquistar grande prestígio mesmo entre os leigos, e sua imagem se tornou um ícone popular.
1870 – Alexandre Dumas, pai, escritor francês (n. 1802).
1891 – Pedro II do Brasil (n. 1825). – Alcunhado o Magnânimo, foi o segundo e último Imperador do Império do Brasil durante 48 anos, de 1840 até sua deposição em 1889. Nascido no Rio de Janeiro, foi o filho mais novo do imperador Pedro I do Brasil e da imperatriz Dona Maria Leopoldina de Áustria e, portanto, membro do ramo brasileiro da Casa de Bragança.
1907 – Charles Leickert, pintor belga (n. 1816).
1909 – Luiz Antonio da Silveira Tavora, artista plástico e jornalista brasileiro (n. 1840).
1913 – Salvador de Mendonça, diplomata e escritor brasileiro (n. 1841).
1926 – Claude Monet, pintor francês (n. 1840). – Ele foi um pintor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas. O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, “Impressão, nascer do sol”, de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: “Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha. A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, tendo consciência da revolução que estavam a iniciar na pintura.
1930 – Raul Brandão, jornalista e escritor português (n. 1867).
1949 – Soeiro Pereira Gomes, escritor português (n. 1909).
1979 – Lesley Selander, cineasta estadunidense (n. 1900).
1983 – Robert Aldrich, cineasta estadunidense (n. 1918).
2007 – Karlheinz Stockhausen, compositor alemão (n.1928).
Nina Foch, atriz neerlandesa (n. 1924).
2012 – Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro (n. 1907). – Ele foi um arquiteto e comunista brasileiro, considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna. Niemeyer foi mais conhecido pelos projetos de edifícios cívicos para Brasília, uma cidade planejada que se tornou a capital do Brasil em 1960, bem como por sua colaboração no grupo de arquitetos que projetou a sede das Nações Unidas em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Sua exploração das possibilidades construtivas do concreto armado foi altamente influente na época, tal como na arquitetura do final do século XX e início do século XXI. Elogiado e criticado por ser um “escultor de monumentos”, Niemeyer foi um grande artista e um dos maiores arquitetos de sua geração por seus partidários. Ele alegou que sua arquitetura foi fortemente influenciada por Le Corbusier, mas, em entrevista, assegurou que isso “não impediu que [sua] arquitetura seguisse em uma direção diferente”.
2013 – Nelson Mandela, político sul-africano (n. 1918). – Ele foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação sul-africana, onde é normalmente referido como Madiba (nome do seu clã) ou “Tata” (Pai).
2015 – Marília Pêra, atriz e cantora brasileira (n. 1943)
2016 – Big Syke, rapper americano (n. 1968)