Entretenimento

5 de dezembro na História

Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2017 às 00:59 | Atualizado há 4 meses

EVENTOS HISTÓRICOS:

1492 – Na sua primeira viagem ao Novo Mundo, Cristóvão Colom­bo descobre a Ilha de Quisqueya.

1496 – O Rei Dom Manuel I assi­na o decreto de expulsão dos “he­reges” de Portugal.

1732 – Inicia-se no México a cons­trução do edifício destinado ao Tri­bunal da Inquisição.

1792 – Começa, na Assembléia Nacional, o julgamento do rei Luis XVI, durante a Revolução France­sa.–Ele foi Rei da França e Navarra de 1774 até ser deposto em 1792 du­rante a Revolução Francesa, sendo executado, via guilhotina, no ano seguinte. Seu pai, Luís, Delfim de França, era o filho e herdeiro apa­rente do rei Luís XV de França. Como resultado da morte de seu pai, em 1765, Luís se tornou o novo delfim e sucedeu seu avô em 1774. Era ir­mão mais velho dos futuros reis Luís XVIII e Carlos X.

1812– NapoleãoBonaparteaban­dona seu exército em difíceis con­dições na Rússia e retorna a Paris.

1815 – Fundação da cidade de Maceió.

1889 – A Família Imperial Brasilei­ra chega a Lisboa após deixar o Brasil devido à Proclamação da República.

1904 – A esquadra russa é des­truída em Port Arthur pelos japo­neses. O Japão sairia vencedor da guerra contra a Rússia.

1908 – Fundação da Cruz Verme­lha Brasileira.

1931 – Catedral de Cristo Salva­dor em Moscou foi destruída por uma ordem de Josef Stalin.

1933 – A Lei Seca acaba nos Es­tados Unidos.

1934 – Três cidades ficam des­truídas em terremoto em Hondu­ras: San Jorge, La Encarnación e San Fernando.

1945–Desaparecimentodo Voo19 na área do Triângulo das Bermudas.

1946 – Nova York é eleita sede permanente das Nações Unidas.

1952 – A poluição atmosférica causa, pela primeira vez, a mor­te de milhares de pessoas, no pe­ríodo conhecido com Big Smoke, em Londres.

1956 – Forças britânicas e fran­cesas se retiram do canal de Suez no Egito.

1957 – Sukarno, líder nacionalis­ta da Indonésia, exige a expulsão de todos os holandeses do país.

1960 – Gana rompe relações di­plomáticas com a Bélgica.

1962– OsEstadosUnidoseaURSS chegam a um acordo sobre a utili­zação pacífica do espaço.

1963 – O senador Arnon de Mello matououtrosenador, comumtiro, na tribuna do Senado Federal do Brasil.

1967 – É criada a Funai – Fun­dação Nacional do Índio no Brasil.

1989 – O antigo líder do Partido Comunista da RDA Erich Honecker é colocado em prisão domiciliária.

2014 – Protestos, após casos de cidadãos negros mortos por poli­ciais, atingem cidades dos Estados Unidos como Nova York, Chicago, Miami, Washington e Ferguson.

 

 

NASCIMENTOS :

1687– FrancescoGeminiani, com­positor e violinista italiano (m. 1762).

1820 – Afanasy Fet, poeta russo (m. 1892).

1827 – Henri d’Arbois de Juba­inville, historiador e filólogo fran­cês (m. 1910).

1830 – Christina Rossetti, poetis­ta britânica (m. 1894).

1881 – René Cresté, ator francês (m. 1922).

1890 – Fritz Lang, realizador, ar­gumentista e produtor cinemato­gráfico austríaco (m. 1976). – Ele foi um cineasta, realizador, argumen­tista e produtor nascido na Áustria, mas que dividiu sua carreira entre a Alemanha e Hollywood.

1901 – Walt Disney, desenhis­ta e empresário estado-uniden­se (m. 1966). – Walter Elias Dis­ney, conhecido por Walt Disney (Chicago, 5 de dezembro de 1901 – Los Angeles, 15 de dezembro de 1966), foi um produtor cinemato­gráfico, cineasta, diretor, roteiris­ta, dublador, animador, empreen­dedor, filantropo e co-fundador da The Walt Disney Company. Tornou­-se famoso por seu pioneirismo no ramo das animações com a Disney, tendo produzido o primeiro lon­ga-metragem de animação, Bran­ca de Neve e os Sete Anões (1937), e pelos seus personagens de dese­nho animado, como Mickey e Pato Donald. Ele também é o idealiza­dor dos parque temáticos sediado nos Estados Unidos: Disneylândia e Walt Disney World Resort. Ao lon­go da sua vida foi e é um símbolo da industria da animação e um ícone da cultura popular. Walt Disney é a pessoa que venceu o maior número de Óscars na história sendo 22 prê­mios da Academia e 59 indicações. TambémvenceuseteEmmyAwards. Sr. Disney morreu de câncer de pul­mão em 15 de dezembro de 1966, em Burbank, Califórnia. Ele deixou para trás um vasto legado: Uma uni­versidade (California Institute of the Arts- CalArts), numerosos curtas, documentários e filmes produzidos durante a sua vida; e a Walt Disney Company é hoje um dos maiores conglomerados de entretenimen­to do mundo.

1901 – Werner Heisenberg, físico alemão (m. 1976).

1905 – Natalie Paley, modelo e atriz francesa (também foi Prin­cesa da Rússia) (m. 1981). – Ela foi um ícone da moda, socialite e atriz nascida em França. O seu pai era o grão-duque Paulo Alexandro­vich da Rússia, filho do czar Ale­xandre II e tio do czar Nicolau II. Ficou mais conhecida entre o gran­de público pelo seu nome artístico, Natalie Paley. Natália era descrita como o sonho dos publicitários de Hollywood. Uma criatura fas­cinante, descendente da mais rica e famosa família europeia, os Ro­manov, era a figura viva do “chic” francês e quase demasiado perfei­ta para ser real. A sua vida român­tica e trágica foi algo que a ficção nunca poderia ter igualado. Viveu os últimos tempos da Rússia cza­rista, os glamorosos anos 30 na alta sociedade parisiense e movi­mentou-se pelos círculos mais al­tos de Hollywood e Nova Iorque.

1906 – Otto Preminger, diretor ci­nematográfico austríaco (m. 1986).

1911 – Carlos Marighella, guer­rilheiro e político brasileiro (m. 1969). – Ele foi um político, guer­rilheiro e escritor brasileiro, e, a par­tir de 1964, um dos principais orga­nizadores da luta contra a ditadura militar. Chegou a ser considerado o inimigo “número um” da ditadura.

1911 – Wladyslaw Szpilman, pianista polaco (m. 2000).

1914 – Lina Bo Bardi, arquite­ta ítalo-brasileira (m. 1992). – Ela foi uma arquiteta modernista íta­lo-brasileira. Foi casada com o crí­tico de arte Pietro Maria Bardi e é conhecida por ter projetado o Mu­seu de Arte de São Paulo (MASP).

1932 – Little Richard, músico estado-unidense.

1938 – JJ Cale, músico norte-a­mericano (m. 2013). – É conhe­cido por ser o autor de duas can­ções de sucesso na carreira solo de Eric Clapton, “After Midnight” e “Cocaine”, e também de hits do grupo Lynyrd Skynyrd como “Call Me The Breeze” e “I Got the Same Old Blues”. Foi um dos pionei­ros do Tulsa Sound, gênero que mescla blues, rockabilly, música country e jazz. O apelido JJ Cale (provavelmente uma abreviação de John Johnny Cale) foi dado a ele no início de sua carreira por Elmer Valentine, co-proprietário do Whisky A Go Go, a boate Sun­set Strip, para não ser confundido com o Velvet Underground John Cale, provavelmente também sendo uma associação a Go-Go da boate. JJ Cale morreu às 20h00 de uma sexta-feira, no dia 26 de julho de 2013, no Scripps Hospi­tal no balneário La Jolla, em San Diego na Califórnia. Ele sofreu um infarto agudo do miocárdio.

1949 – ngela Rô Rô, cantora e compositora brasileira.

1965 – Johnny Rzeznik, músico estadunidense, vocalista da ban­da Goo Goo Dolls.

1965 – Wayne Smith, rapper e mú­sico jamaicano (m. 2014).

 

 

MORTES :

 

1791 Wolfgang Amadeus Mo­zart, compositoremúsicoaustríaco (n. 1756). – Ele foi um prolífico e in­fluente compositor austríaco do pe­ríodo clássico. Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa des­de sua infância. Já competente nos instrumentos de teclado e no vio­lino, começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a se apre­sentar para a realeza europeia, ma­ravilhando a todos com seu talento precoce. Chegando à adolescência, foi contratado como músico da corte em Salzburgo, porém as limitações da vida musical na cidade o impe­liram a buscar um novo cargo em outras cortes, mas sem sucesso. Ao visitar Viena em 1781 com seu pa­trão, desentendeu-se com ele e so­licitou demissão, optando por ficar na capital, onde, ao longo do resto de sua vida, conquistou fama, po­rém pouca estabilidade financei­ra. Seus últimos anos viram surgir algumas de suas sinfonias, concer­tos e óperas mais conhecidos, além de seu Requiem. As circunstâncias de sua morte prematura deram ori­gem a diversas lendas. Deixou uma esposa, Constanze, e dois filhos. Foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na músi­ca sinfônica, concertante, operísti­ca, coral, pianística e camerística. Sua produção foi louvada por to­dos os críticos de sua época, em­bora muitos a considerassem ex­cessivamente complexa e difícil, e estendeu sua influência sobre vá­riosoutroscompositoresaolongode todo o século XIX e início do século XX. Hoje Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maio­res compositores do ocidente, con­seguiu conquistar grande prestígio mesmo entre os leigos, e sua ima­gem se tornou um ícone popular.

1870 – Alexandre Dumas, pai, es­critor francês (n. 1802).

1891 Pedro II do Brasil (n. 1825). – Alcunhado o Magnânimo, foi o se­gundo e último Imperador do Im­pério do Brasil durante 48 anos, de 1840 até sua deposição em 1889. Nascido no Rio de Janeiro, foi o fi­lho mais novo do imperador Pedro I do Brasil e da imperatriz Dona Ma­ria Leopoldina de Áustria e, portan­to, membro do ramo brasileiro da Casa de Bragança.

1907 – Charles Leickert, pintor belga (n. 1816).

1909 – Luiz Antonio da Silveira Tavora, artista plástico e jornalista brasileiro (n. 1840).

1913 – Salvador de Mendonça, diplomata e escritor brasileiro (n. 1841).

1926 Claude Monet, pintor francês (n. 1840). – Ele foi um pin­tor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas. O ter­mo impressionismo surgiu devi­do a um dos primeiros quadros de Monet, “Impressão, nascer do sol”, de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: “Im­pressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberda­de, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha. A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus cole­gas adotaram o título, tendo cons­ciência da revolução que estavam a iniciar na pintura.

1930 – Raul Brandão, jornalista e escritor português (n. 1867).

1949 – Soeiro Pereira Gomes, es­critor português (n. 1909).

1979 – Lesley Selander, cineasta estadunidense (n. 1900).

1983 – Robert Aldrich, cineasta estadunidense (n. 1918).

2007 – Karlheinz Stockhausen, compositor alemão (n.1928).

Nina Foch, atriz neerlandesa (n. 1924).

2012 Oscar Niemeyer, arquite­to brasileiro (n. 1907). – Ele foi um arquiteto e comunista brasileiro, considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetu­ra moderna. Niemeyer foi mais co­nhecido pelos projetos de edifícios cívicos para Brasília, uma cidade planejada que se tornou a capital do Brasil em 1960, bem como por sua colaboração no grupo de arqui­tetos que projetou a sede das Na­ções Unidas em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Sua exploração das possibilidades construtivas do concreto armado foi altamente in­fluente na época, tal como na arqui­tetura do final do século XX e início do século XXI. Elogiado e criticado por ser um “escultor de monumen­tos”, Niemeyer foi um grande artis­ta e um dos maiores arquitetos de sua geração por seus partidários. Ele alegou que sua arquitetura foi for­temente influenciada por Le Cor­busier, mas, em entrevista, assegu­rou que isso “não impediu que [sua] arquitetura seguisse em uma dire­ção diferente”.

2013 Nelson Mandela, políti­co sul-africano (n. 1918). – Ele foi um advogado, líder rebelde e pre­sidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais im­portante líder da África Negra, ven­cedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação sul­-africana, onde é normalmente re­ferido como Madiba (nome do seu clã) ou “Tata” (Pai).

2015 Marília Pêra, atriz e can­tora brasileira (n. 1943)

2016 – Big Syke, rapper america­no (n. 1968)

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias