Entretenimento

60 anos de Grammy

Redação DM

Publicado em 1 de dezembro de 2017 às 00:38 | Atualizado há 1 ano

Na última terça-fei­ra, 28, foram revela­dos os nomes dos in­dicados para a 60ª edição do Grammy 2018, um dos prê­mios mais célebres da indús­tria fonográfica mundial, or­ganizado pela The Recording Academy (organização de músicos, produtores e enge­nheiros de som dos Estados Unidos). A cerimônia acon­teceu em Nova Iorque, e teve como principais indicados os músicos Jay Z (que concor­re em 8 categorias), Kendrick Lamar (selecionado em 7 ca­tegorias) e Bruno Mars (indi­cado em 6). Outro destaque é a cantora Lorde, que, aos 21 anos, é a única mulher a con­correr na categoria Álbum do ano. As cantoras Lady Gaga e Kesha receberam, cada uma, duas indicações. Os estilos Pop, Dance, Instrumental, Rock, Rap, R&B, New Age e Jazz têm categorias próprias na premiação.

A banda de trash metal Me­tallica recebeu duas indica­ções: na categoria Melhor ál­bum de Rock, com o álbum Hardwired… To Self-Destruct (O 14º da carreira do grupo, formado em 1981 em Los An­geles), e na categoria Melhor música de rock com Atlas, Rise. Outra banda consagrada a concorrer na categoria Me­lhor álbum de rock é a Que­ens of the Stone Age, que re­cebeu indicação pelo álbum Villains, lançado em agosto deste ano. A banda de metal progressivo Mastodon, uma das maiores referências do es­tilo no milênio, concorre na mesma categoria com o disco Emperor of Sand. Completam o grupo os álbuns A Deeper Understanding e The Stories We Tell Ourselves, das bandas The War on Drugs e Nothing More, respectivamente.

MÚSICA DO ANO

A indicação mais familiar ao público na categoria Música do ano é Despacito, interpretada pelo porto-riquenho Luis Fon­si, acompanhado por Daddy Yankee e Justin Bieber. No You­tube, o videoclipe da música é o mais visto da história do site, com 4,4 bilhões de visualiza­ções A música também é a pri­meira em espanhol a alcançar o topo das paradas de sucessos dos Estados Unidos: o Billbo­ard Hot 100, onde ficou em pri­meiro lugar por 16 semanas. O vídeo também foi o primeiro da história a atingir 3 bilhões de acessos no Youtube, mo­tivo de muita comemoração para o cantor. “Acabei de saber que minha música Despacito se tornou o primeiro vídeo a atingir três bilhões de visuali­zações no Youtube! É tão louco. Só quero dizer a vocês obriga­do, a todos os envolvidos.”

Entre os concorrentes da categoria também está Ken­drick Lamar, com HUMBLE., primeiro single de seu tercei­ro álbum: DAMN., lançado em abril de 2017. “A música ganha ainda mais força com o visual dinâmico do vídeo: imagens de black blocks e da última ceia. Em várias cenas, o artista está no centro de uma grande multidão e dirige-se ao públi­co. Em um único plano, à me­dida que a câmara muda, ele permanece no centro. Ele é o foco – esse é o ponto.” A can­ção faz críticas à segregação racial e à superficialidade da vida moderna (o uso intensi­vo de programas de edição de imagem para vender a ideia de beleza universal, por exem­plo). Childish Gambino, Bru­no Mars e Jay Z completam a lista de indicados na catego­ria, que não contém mulheres.

ÁLBUM DO ANO

A cantora neozelandesa Lorde é a única mulher indi­cada na categoria álbum do ano, com o segundo álbum, Melodrama. O álbum temá­tico, que reflete o compor­tamento dos jovens em fes­tas, cheias de acontecimentos sentimentais que determi­nam os movimentos seguin­tes, foi escrito basicamente por dois compositores: a pró­pria Lorde e o produtor Jack Antonoff, enquanto a compo­sição da maioria dos álbuns pop envolve inúmeros nomes (o último disco de Katy Perry, Witness, teve quase 30 com­positores). A indicação reve­la uma tendência mais inti­mista do pop, que depois de ter adquirido uma aura indus­trial nos últimos 15 anos, bus­ca mais personalidade. “Ela é reconhecida pela crítica e por ícones musicais, como David Bowie, e tem apenas 21 anos”, comentou uma fã no Twitter.

Nas redes sociais, o fato de pela primeira vez nenhum ho­mem branco concorrer na ca­tegoria álbum do ano também foi sublinhado pelos internau­tas. Os concorrentes de Lor­de são: o rapper do momento, Kendrick Lamar, com o álbum DAMN., considerado o mais pessoal de sua carreira até o momento; o ícone pop Bruno Mars com 24k Magic, que dá continuidade à tendência retrô apresentada pelo artista des­de o início; Childish Gambino, com o elogiado “Awaken, My Love!”, uma mistura de R&B, soul, rock e psicodelia; e Jay Z, com seu 13º álbum, 4:44, numa fase mais vulnerável e familiar de sua carreira. No ano passa­do, o álbum 25, da cantora Ade­le, foi o grande vencedor da ca­tegoria. A cantora dedicou a vitória a Beyoncé, que concor­ria com Lemonade.

Outro disco que chama a atenção é o álbum Flower Boy, do rapper Tyler, The Creator, que concorre na categoria Me­lhor disco de rap. O álbum, bastante intimista, aprofun­da-se na temática LGBT, um forte tabu no meio hip hop. O autor havia sido bastante cri­ticado pelo teor supostamen­te homofóbico das letras de seus discos anteriores, e seu novo trabalho tem sido visto como uma “saída de armário”. Tyler explicou por que utiliza­va termos considerados ofen­sivos como ‘faggot’ (usado pe­jorativamente para se referir a pessoas LGBT), dizendo que frisava a palavra exatamente pela forma como ela machuca, e mesmo assim é vista com na­turalidade. A canção Garden Shed é considerada uma chave para se compreender Flower Boy.

 

 

Confira as principais indicações ao Grammy 2018 :

GRAVAÇÃO DO ANO:

Redbone – Childish Gambino

Despacito – Luis Fonsi & Da­ddy Yankee feat. Justin Bieber

The History of O.J. – Jay Z

HUMBLE. – Kendrick Lamar

24k Magic – Bruno Mars

ÁLBUM DO ANO:

“Awaken, My Love” – Childish Gambino

4:44 – Jay Z

DAMN. – Kendrick Lamar

Melodrama – Lorde

24k Magic – Bruno Mars

REVELAÇÃO:

Alessia Cara

Khalid

Lil Uzi Vert

Julia Michaels

SZA

MELHOR PERFORMANCE POP:

Love So Soft – Kelly Clarkson

Praying – Kesha

Million Reasons – Lady Gaga

What About Us – P!nk

Shape Of You – Ed Sheeran

MELHOR DISCO DE RAP

4:44 – Jay Z

DAMN. – Kendrick Lamar

Culture – Migos

Laila’s Wisdom – Rapsody

Flower Boy – Tyler, The Creator

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia