A Vila não para
Redação DM
Publicado em 8 de janeiro de 2018 às 22:52 | Atualizado há 6 meses
Esta segunda semana do ano promete atrações quentes para as férias da criançada, além de shows ecléticos e baladas para jovens e adultos. Porém, um ponto artístico da cidade também está funcionando a todo vapor neste janeiro chuvoso e com ares sabáticos: a Vila Cultural Cora Coralina. Enquanto parte dos centros de cultura estão de recesso, o espaço segue com um cardápio de opções diversas.
Amanhã, por exemplo, o Cine Clube Vingador Tóxico vai exibir no espaço Vingador Tóxico II – O Filme, em uma grande homenagem ao cinema trash. O longa, produzido pela Troma Entertainment Inc – considerada a mais antiga produtora independente em operação do mundo – é dirigido pelos criadores da Troma, Lloyd Kaufman e Michael Herz.
A sequência do terror comédia lançado em 1986 continua a história herói trash Toxie, que após achar que tudo estava em paz em sua cidade, a Tromaville, descobre que precisa lutar contra uma maléfica corporação que pretende transformar o município fictício em um depósito de lixo tóxico.
EXPOSIÇÕES
Quando o assunto é artes visuais, a Vila Cultural também traz novidades. Além de atualmente estar acolhendo a mostra de Kássia Borges “Mirante” e o “Festival de Esculturas Itinerantes”, com curadoria Paulo Branquinho, que seguem até o dia 31 de janeiro no espaço, outras duas compilações entram em cartaz este mês.
Uma delas trata-se da exposição “Frente Verso”, de Ivana Martins, que permanece em cartaz até o dia 28 de fevereiro, na sala do CAT. Através da arte figurativa, esta artista destaca a perversidade obscura que vive nos assuntos cotidianos. Temas como racismo e cobranças da sociedade moderna são discutidos através da sensibilidade das cores.
Já “Visões de um Futurista”, do artista plástico Ivaan Hansen, que será aberta no dia seguinte, 19 de janeiro, e seguirá disponível para visitação até o dia 28 de fevereiro, na Sala Antônio Poteiro. Em seu trabalho destacam-se a presença de obras surrealistas com grande influência do futurismo.
Já na sala do CAT, a artista goiana Ivana Martins vai lançar no dia 18 de janeiro a exposição Preconceito Disfarçado.
VILA ECLÉTICA
Mostrando toda sua diversidade e acolhimento cultural, neste domingo (14) acontece ainda o Anime Gyn Festival, um evento voltado para o público goiano nerd, geek, otaku, desenhistas, cosplayers e simpatizantes. Sua programação, que começa às 11h e segue até as 19h, vai englobar concursos de desenho e cosplay, fliperamas, workshops, entre outros. A entrada é 1 kg de alimento não perecível.
E os adeptos ou aqueles que pretendem saber mais sobre a alimentação vegana, que é livre de testes e origens animais, no outro domingo (dia 21), a Vila Cultural recebe a Go Vegan – Feira Criativa e Gastronômica. A intenção desta proposta é divulgar o veganismo compartilhando ideias e promovendo o consumo sustentável.
A Go Vegan terá uma praça de alimentação e diversos produtos alimentícios, artesanatos, cosméticos, jardinagem e moda. Os produtos são autorais, artesanais, naturais, orgânicos e locais, em que os parceiros são pequenos produtores, empreendedores ou revendedores locais.
Confira a seguir a programação da Vila Cultural Cora Coralina deste mês
SALA ANTÔNIO POTEIRO
Exposição Visões de um Futuro – Artista plástico Ivaan Hansen Moreira – em cartaz de 19 de janeiro até 28 de fevereiro.
SALA DO CAT
Exposição Frente e Verso – Artista plástica Ivana Martins – em cartaz de 18 de janeiro até 28 de fevereiro.
Sala Sebastião Barbosa
Exposição Mirante – Artista plástica Kássia Borges – em cartaz até 31 de janeiro.
SALÃO PRINCIPAL
Exposição “Festival de Eculturas Itinerantes” – coletiva com artistas de renome nacional e internacional – curadoria Paulo Branquinho – em cartaz até 31 de janeiro.
EVENTOS E EXIBIÇÕES NA SALA DE MÍDIAS
10/01 – Cine Clube Vingador
13/01 – Palhacia 17 a 19/01 – Cineclube Imigração
24/01 – Cineclube Vingador
31/01 – Cineclube Cabelo Duro
HALL E ÁREAS EXTERNAS
14 e 15/01 – Festival Anime Gyn
21/01 – Feira GO Vegan
27 e 28/01 – Kipop