Adeus Bulma!
Redação DM
Publicado em 19 de novembro de 2017 às 04:59 | Atualizado há 8 meses
Durante 31 anos, a atriz e dubladora Hiromi Tsuru deu voz à Bulma, a famosa menina de cabelos azuis que tornou-se uma das personagens mais queridas da história protagonizada por Goku. A morte dela, no último dia 16, comoveu fãs de todos os lugares do planeta, e levou o nome da personagem para os assuntos mais comentados em várias redes sociais. Os seiyus (como são conhecidos dubladores de jogos e animações japonesas) são figuras bastante respeitadas no Japão, pois dão vida aos personagens que acompanham várias gerações, num país que tem orgulho da cultura de animações que criou e espalhou para o resto do mundo. Atualmente ela trabalhava em Dragon Ball Super, a esperada continuação de Dragon Ball Z, lançada em 2015.
As últimas palavras dubladas por Hiromi também deixaram os fãs bastante emocionados. No episódio 96 de Dragon Ball Super, ela se despede desejando sorte aos amigos, que partem para uma missão espacial, dizendo “ânimo, pessoal” e “nós contamos com vocês”. As famosas Esferas do Dragão, elementos centrais do enredo da série Dragon Ball. Quando reunidas, as sete esferas evocam a presença de um dragão gigante chamado Shenlong, que realiza desejos impossíveis, como o da ressurreição. Se existissem na vida real, e estivessem sob o poder dos fãs de Dragon Ball, com certeza seriam usadas para reviver Hiromi, conhecida por sua voz doce. Começou a dublar Bulma ainda bem jovem, com apenas 26 anos. No Brasil, Bulma é dublada por Tânia Gaidarji.
MAL SÚBITO
Hiromi Tsuru morreu aos 57 anos, segundo confirmou sua agência representante, a Aoni Production. A causa da morte foi uma dissecção na aorta (a ruptura da artéria mais importante do corpo humano). Ela foi encontrada pela polícia dentro do carro, por volta das 19h, após sofrer um mal súbito. Chegou a receber cuidados médicos, mas não resistiu, sendo declarada morta no hospital.
Não havia sinais de acidente no local, o que levou a polícia a suspeitar de que ela estivesse passando por problemas de saúde. A notícia pegou os colegas de trabalho de Tsuru de surpresa. A emissora responsável por Dragon Ball Super no Japão ainda não levantou nomes para substituir Hiromi no papel de Bulma, e admite ser uma tarefa bastante delicada devido à grandeza que a personagem adquiriu ao longo dos anos.
Além de interpretar Bulma, a dubladora também teve papéis em outras séries conhecidas, como Cavaleiros do Zodíaco, Yu-Gi-Oh!, Ranma ½. Também é conhecida por fãs de video game. Dublou a personagem Julia Chang na série Tekken, e Naomi Hunter em Metal Gear Solid.
HOMENAGENS
No Twitter, várias imagens lembrando grandes momentos de Bulma têm tomado conta da rede. “Descanse em paz, Hiromi Tsuro, a voz de Bulma. 31 anos incríveis fazendo uma das mais conhecidas personagens de anime”, comentou um fã no twitter. “Eu a conheço como Bulma desde os anos 1990, quando eu tinha todos aqueles VHSs japoneses. Será profundamente lembrada”, lembrou outro. O produtor Atsushi Kirimoto, da série Soreike! Anpanman, na qual Hiromi Tsuru trabalhava atualmente, comentou a morte da colega. “Estou chocado em relação a sua morte repentina. Oro com todo o meu coração para que ela encontre a felicidade no próximo mundo. A respeito de sua substituta no papel de Dokin-chan, anunciaremos assim que estiver decidido”.