Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Alan Arkin, ator vencedor do Oscar por Pequena Miss Sunshine, morre aos 89 anos

Em atividade por quase 70 anos, ele ainda estrelou Argo e O Método Kominsky.

Falece o renomado ator Alan Arkin, aos 89 anos. Falece o renomado ator Alan Arkin, aos 89 anos.

Na última quinta-feira (29), o aclamado ator Alan Arkin faleceu em sua residência na cidade de Carlsbad, nos Estados Unidos, aos 89 anos. A triste notícia foi confirmada por seus filhos, que divulgaram uma nota à revista People, descrevendo-o como uma "força da natureza única e talentosa, tanto como artista quanto como homem. Marido, pai, avô e tataravô amoroso, ele era adorado e fará profunda falta." A causa do falecimento, no entanto, não foi especificada.

Com uma carreira que abrangeu quase sete décadas, Arkin demonstrou uma impressionante versatilidade artística. Seu talento para a comédia era inegável, com seu humor seco e peculiar, mas ele também encantava em papéis dramáticos. Desde sua estreia em 1957, no filme Ao Compasso do Calypso, ele acumulou mais de 100 títulos em sua filmografia, incluindo obras como Ardil 22, Edward Mãos de Tesoura, O Sucesso a Qualquer Preço e o brasileiro O Que É Isso, Companheiro?.

Ao longo de sua carreira, Arkin recebeu quatro indicações ao Oscar, duas na categoria de Melhor Ator por Os Russos Estão Chegando! Os Russos Estão Chegando! e Por que Tem de Ser Assim?, e duas como Melhor Ator Coadjuvante por Pequena Miss Sunshine e Argo, sendo vencedor em uma dessas ocasiões. O ator também foi reconhecido com indicações ao Emmy, especialmente nos últimos anos com o sucesso da comédia O Método Kominsky, da qual saiu do elenco em 2020, e com um Tony por sua performance no palco em Onde Começa o Sucesso.

Embora seja mais conhecido por seus papéis no cinema e no teatro, Arkin também se aventurou na direção. Em 1971, ele dirigiu seu primeiro longa-metragem, a sátira Pequenos Assassinatos com Elliot Gould. Mais tarde na mesma década, dirigiu e estrelou Os Incendiários Estão Chegando. No entanto, posteriormente, limitou-se a trabalhos de direção em episódios e filmes para televisão.

Alan Arkin deixa sua esposa Suzanne Newlander Arkin, seus três filhos Adam, Matthew e Anthony, frutos de casamentos anteriores, além de netos e tataranetos. Sua partida deixa uma lacuna na indústria do entretenimento, mas seu legado como um talentoso e versátil artista continuará vivo nas memórias dos admiradores e nas obras que ele deixou como herança para o mundo do cinema e do teatro.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias