Entretenimento

Brincar é fundamental para o desenvolvimento

Redação

Publicado em 8 de agosto de 2018 às 20:58 | Atualizado há 7 anos

É no ato de brincar que as crianças desenvolvem diversas capacidades. “Quem não lembra, quando criança, das brincadei­ras que fazia? Brincar de escon­de-esconde, alerta, cabra-cega, lenço-atrás e amarelinha. Estas e outras brincadeiras da época au­xiliam as crianças na descoberta de si e do mundo”, comenta Ana Regina Caminha Braga, psicope­dagoga especialista em educação e educação especial.

Ao longo do tempo, brinque­dos e brincadeiras foram mu­dando, diversos fatores contri­buíram para isso, mas o prazer da criança em brincar é o mes­mo. Segundo Ana Regina, é im­portante que os professores com­preendam a importância deste ato no processo de aprendiza­gem das crianças. “É importante que o professor tenha consciên­cia desse processo orientando e remodelando projetos que aju­dem no desenvolvimento de ha­bilidades e competências oriun­das de cada faixa etária”, explica.

Vale lembrar que brincadeira não é o objeto em si, mas o con­junto de estratégias e habilidades que possibilitam as crianças ex­periências que revelam o mundo e as desenvolvem para o futuro. “Enquanto brincam, as crian­ças exercem determinadas fun­ções sociais, pois no interior de uma brincadeira ela acaba dis­tinguindo vários tipos de reação grupal, estimando as consequên­cias agradáveis ou desagradáveis que eles acarretam”, comenta.

O ato de brincar tem um papel fundamental para o desenvolvi­mento biopsicossocial da crian­ça. É nesse momento que ela se desenvolve, explora característica de personalidade, fantasias, me­dos, desejos, criatividade e elabo­ra o mundo exterior a partir de seu campo de visão. Para a especialis­ta, a criança precisa experimen­tar, ousar, tentar, conviver com as mais diversas situações. Brincar com outras crianças, com adultos, com objetos, com o meio. A brin­cadeira individual também é algo importante, mas brincando com o outro essa criança desenvolve seu convívio social.

Para finalizar, a psicopedagoga lembra que as crianças necessi­tam de brinquedos e brincadeiras que favoreçam seu desenvolvi­mento, suas habilidades motoras, coordenação grossa e fina, estru­turação espaço temporal e latera­lidade. “Os pequenos estão em uma fase de descoberta, a brin­cadeira caracteriza vínculo im­portante com o seu meio social, seus familiares e amigos, e é desse convívio com o outro que a crian­ça começa a formar sua ideia de mundo”, completa.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias