Entretenimento

Com responsabilidade é mais gostoso

Diário da Manhã

Publicado em 6 de fevereiro de 2018 às 22:44 | Atualizado há 4 meses

Estamos às vésperas do decreto de carnaval, então é aquele ditado: pode tudo meus nobres confra­des. Mas calma lá jovem folião desavisado, tudo é permitido na festa da carne, sob as leis universais de consentimento e proteção. Ou seja, pode se for consensual e não pode deixar de lado a proteção.

Várias pesquisas no Brasil e no mundo indicam que essa ge­ração de jovens adultos e ado­lescentes, pessoas entre 15 e 29 anos, tem cometido grandes va­cilos a respeito de sexo seguro. Tem sido observado pelos ór­gãos de saúde um grande au­mento de doenças, como sífi­lis, gonorreia e clamídia.

É de suma importância avaliar o aumento de casos de infecção por bactérias ou vírus, as chamadas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e da necessidade de métodos de prevenção como uso de preservativos também se torna imprescindível. Vá­rias ISTs, que estavam sob controle, têm tido aumento de casos em Goiânia.

Como exemplo deste au­mento temos a sífilis. De acor­do com o boletim epidemio­lógico da sífilis, o número dos casos da doença em gestan­tes notificados ao Sinan teve um aumento de 300% entre os anos de 2007 e 2016. A região goiana com índices mais ele­vados foi a central, com 27% das ocorrências. A doença preocupa, pois em seu está­gio mais avançado pode atin­gir o sistema neurológico e, quando atinge mulheres grávi­das, pode contaminar a crian­ça mesmo antes de nascer.

E, apesar da tendência de queda da contaminação do ví­rus HIV no Estado, a doença ain­da continua sendo disseminada. De acordo com o boletim epi­demiológico da doença emiti­do pela Secretaria do Estado de Saúde, foram 5390 casos de HIV no Estado de Goiás entre 2007 e 30 de junho de 2017. A doença já matou 5.353 óbitos entre 1984 até o ano de 2015.

O QUE SÃO ISTS?

De acordo com informa­ções da enfermeira do traba­lho Rayane Brandão, as ISTs são causadas por vírus, bac­térias ou outros microrga­nismos e são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preserva­tivo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja in­fectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para o feto durante a ges­tação, parto ou amamentação.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infec­ções. O atendimento e o trata­mento são gratuitos nos servi­ços de saúde do SUS.

“A terminologia Infecções Sexualmente Transmissí ­veis (IST) passa a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Trans­missíveis (DST), porque des­taca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma in­fecção, mesmo sem sinais e sintomas”, explica Rayane.

MENOS CAMISINHA, MAIS IST

Dados do Target Group In­dex da Kantar Ibope Media mostram que nos últimos cin­co anos houve queda na com­pra (-21%) e no uso do preser­vativo (-9%) entre brasileiros maiores de 18 anos. Os núme­ros são ainda mais alarmantes entre o público jovem: na faixa etária entre 18 e 24 anos, a com­pra da camisinha diminuiu 25% e o uso do preservativo em no­vos relacionamentos caiu 11%.

Os números de contamina­ção, por IST, no país ainda são obscuros, pois apenas os casos de HIV e sífilis em bebês e ges­tantes são obrigatoriamente no­tificados ao Ministério da Saú­de. A Secretaria de Saúde de São Paulo, a maior cidade do País, apresentou dados preocupan­tes que apontam um aumento de mais de 600% nos casos de sífilis em seis anos.

Em oito anos, que compreen­dem de 2005 a 2013, os casos de grávidas com infecção de sífi­lis foram de 1.863 para 21.382, um aumento de mais de 1000%. A doença, assim como outras DST’s, pode ser transmitida de mãe para filho, gerando a sífilis congênita. No mesmo período, os episódios desta infecção tive­ram um crescimento de 135%. A sífilis lidera o ranking das DSTs no país, com 1,9 milhão de no­vos casos por ano.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias