Cozinha Sensual
Diário da Manhã
Publicado em 11 de julho de 2018 às 22:26 | Atualizado há 4 meses
Não é de hoje que o homem tenta comprovar que os alimentos têm mesmo o poder de despertar os sentidos e incendiar paixões. Fácil de entender por que a comida afrodisíaca, termo derivado de Afrodite, deusa do amor e da beleza na mitologia grega, seria capaz de reunir dois prazeres literalmente no mesmo prato.
Eu adoro Van Gogh! A forma como ele olha para algo e o faz na magia de seus pincéis retratar a vida acrescentando textura. Considero os “Comedores de Batatas” como o mais bem realizado dos seus quadros. Penso muito que a comida que vem da terra ou do oceano para o prato, a elaboração vem através de algum chef ou cozinheiro. Isso me fascina. Adoro, simplesmente, sentir este fluxo, e é esta força que a arte do Van Gogh me faz lembrar o prazer da boa mesa. Ele tornou a sua arte completamente algo dele e é assim que gosto de ver alguém cozinhando e preparando delícias.
A cozinha é um teatro onde todos os ingredientes se juntam para formar uma bela ópera de tantos sabores, aromas, textura e cores, transforma todos os alimentos numa obra de arte e, claro, o vinho para harmonizar. Como diz Sophia Loren, o bom é amar a vida e o espaguete.
ALTO PARAÍSO
Fiz uma viagem para Alto Paraíso com amigos muito especiais. O lugar é poesia, é cultura é sabedoria, e autoconhecimento. Mas, focando a gastronomia, o restaurante Rústico é rei. O lugar é uma atmosfera de energia, gastronomia bem desenvolvida, provei uma farofa de Neston que comi rezando. A noite a temperatura cai para 6 graus no Valle de São Jorge. Nos sentávamos em volta da fogueira ouvindo jazz, degustando uma boa garrafa de vinho e muita introspecção. No local, vi uma gastronomia requintada e cheia de charme, onde elabora pratos com técnicas contemporâneas que possam despertar a memória afetiva do comensal. Decoração que privilegia a cultura local. Os vegetais são apresentados de diferentes formas, do natural ao gratinado. A cozinha do restaurante alimenta o corpo e a alma. O Rústico desperta a sensualidade da gastronomia, valoriza e lapida essa vivência, e emoldura as lembranças. É saborosamente poético. Me entreguei nos pensamentos, nos encantos do coração, olhando as faíscas da fogueira, nos sonhos, e nas delícias do chef.
CULINÁRIA DE SEDUÇÃO
A comida deve ser algo belo, romântico e sensual. Cozinhar e seduzir são artes deliciosas que envolvem a cabeça, o corpo e o coração. Os casais são inspirados pela paixão, tal como os grandes chefes de cozinha.
A culinária de sedução, definida pela utilização de receitas de fácil preparação, permite que o cozinheiro passe menos tempo na cozinha e mais tempo envolvido no amor. Explorando comidas que puxam pela sensualidade, sabor, cheiro e toque, com certeza, estimula o apetite sexual do seu parceiro. Através destes menus a experiência do jantar tornar-se-á numa orgia culinária.
Lembre-se que a imaginação pode ir longe na arte da sedução, servindo estas comidas sensuais com um ambiente provocante leva qualquer amante ao êxtase. Para, além disso, servir uma refeição sedutora com um forte sentido de humor e num ambiente de harmonia vai provocar a melhor recompensa. Seja curiosoe experimente coisas novas. Namore, vista-se, dispa-se, não vista nada, provoque, insinua, descubra o amor e a felicidade do momento.
Como diz Craig Claiborne, Cozinhar é simultaneamente uma brincadeira de crianças e um prazer de adultos. Cozinhar com zelo é um ato de amor. Preparar uma refeição é como tecer um delicado manto de aromas, cores, sabores, texturas. Um manto divino que se deitará sobre o paladar de alguém sempre especial.
A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar duram uma eternidade. Comece conscientemente e deliberadamente a remodelar a sua experiência diária de vida. Sem liberdade, as pessoas sufocam seu prazer. Sem sabedoria, humor e com ingredientes de diferentes pimentas, nos tornamos máquinas de trabalhar.
Quando estou chateada, procuro algo para me fazer relaxar, ou vou escrever ou cozinhar, adoro cozinhar! É, realmente cozinhar me faz relaxar. Mas confesso que minha caçarola não faz nada de especial, é bem saudável, com vegetais grelhados, peixe grelhado, pouco sal, faço um espaguete que amo com tomates frescos italianos e manjericão que repito sempre. Enfim, não gosto de comida pesada. Mas não perco quando sei que algum amigo que ama cozinha vai preparar algo especial. E não me pergunta o que quero comer, gosto da surpresa. Adoro sentar-me em torno de uma mesa com os meus amigos ou um amor, meu programa favorito.
Só sei que escrever é uma arte, viver é uma arte, ler é uma arte, cozinhar é uma arte, pensar é uma arte. O bom cozinheiro é aquele que é capaz de transformar todos os ingredientes em sentimentos de amor e gratidão. É um ato de servir: com humildade e dedicação. Cozinhar é paixão, é tentar, é queimar, é salgar, é errar, é acertar no ponto fazendo uma bela poesia para abraçar o outro por dentro.
PANELAS, SABOR E AMOR
Seduza, provoque, toque, sinta, delire, se esbalde em seu jantar. Comece com morangos com mel e espumante Moscatel, não esqueça a pick-up com músicas de bom gosto e pelo amor de Deus, de forma alguma, coloque sertanejo! Este som acaba com tudo. Um horror! Insuportável! Não combina. Depois provoque convidando o seu par para participar do jantar e comece a brincar, use o senso de humor porque sorrir é a melhor maneira de animar, seduzir. Faça da sua noite algo memorável.
O segundo prato, abra um bom vinho, troque as taças e baila o doce da ternura, o aroma da paixão, o toque de beleza e o poder de sedução! Faça uma massa caseira, e brinque com a farinha de trigo pintando o rosto e dance como um filme, troque beijos e abraços afetuosos. Provoque com a doçura da cereja quando colocada na boca do outro, para o apaixonado encostar e fechar o círculo vicioso do amor.
A sobremesa é o toque magistral da noite, o doce de leite escorre nos lábios com o doce vinho late haverst, que faça crer que essa não será só mais uma história, mas um amor com seus 15 minutos, meia hora, ou uma hora de amor e toques na cama e com muito chocolate bis por favor.
Trocando em miúdos, preparar um jantar com segundas intenções exige capricho na apresentação dos pratos, que devem ser leves e delicados. E pitadas de ousadia na escolha da bebida. Com inteligência na medida, e pequeno ar de leveza e felicidade, além do charme, desenvoltura, sorriso bonito e um tom de despreocupação, é puro encanto. Use e abuse disso. E quando você perceber que dominou o jantar, não é mais possível disfarçar, o brilho do olhar é revelador, o melhor no doce prazer é se entregar nas delícias da vida.
CAÇAROLAS E VINHOS
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL INFANTIL
Amilcar Azevedo é chef de cozinha especializado em gastronomia infantil, pai de dois filhos, e está à frente do Gourmetzinho (fábrica de comidinhas saudáveis infantis). Preocupado com alimentação dos filhos, o chef começou a fazer papinhas em casa, somente com a pretensão dos pequenos não consumirem alimentos industrializados, mas fez tanto sucesso entre amigos e conhecidos que também compartilhavam do problema e viu ali uma oportunidade de negócio. Todo o menu é montado por Amilcar, sob a supervisão de nutricionais e pediatras, que garantem todos os nutrientes e vitaminas necessárias para os bebês e crianças.
COMIDINHAS DELICIOSAS EM SÃO PAULO
Os dias mais friozinhos do inverno de São Paulo são especiais para desfrutar da vista incrível do rooftop do Shopping Cidade Jardim. Para garantir que a experiência seja completa, alguns restaurantes prepararam um cardápio exclusivo para a estação. É possível se deliciar com os pratos quentes e reconfortantes da Bráz Trattoria, que conta inclusive com opção vegana, como o Ravioli di Zucca. Outra boa opção é se esquentar com um fondue de queijo, que é servido nesta época do ano pelo Parigi Bistrot e Le Pain Quotidien. As sopas e chocolate quente da Pati Piva são servidos o ano inteiro, mas ficam ainda mais deliciosos nos dias frios.
CAPITAL BRASILEIRA DO VINHO SEDIA 1º ENCONTRO NACIONAL DE CONFRARIAS DO VINHO
O vinho é um produto cultural, cheio de histórias e carregado de valores que estão muito além da taça. Seu universo nasce na terra, se transforma e evolui com a mão do homem, e com ele encontra o prazer a cada gole. Tirar a rolha, encher a taça, brindar e dar o primeiro gole são rituais milenares que continuam aproximando as pessoas, fazendo amigos. É justamente esta a proposta do 1º Encontro Nacional de Confrarias do Vinho, que acontece dia 28 de julho, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, numa promoção do Bento Convention Bureau (BCB). O evento é aberto ao público interessado em vinhos.
VINHOS
Os vinhos portugueses cada vez mais e melhores. Ao longo do ano foram lançados no mercado inúmeros vinhos dos mais variados tipos e estilos, muito bem feitos, sempre. Recebi alguns e-mails me pedindo para indicar alguns vinhos portugueses que já provei. A lista que se segue serve de registo de alguns dos vinhos que ficaram na minha memória.
PAI ABEL BAIRRADA TINTO 2011
Duas castas, Baga (80%) e Touriga (20%), para um vinho perfeito, obra-prima que honra a Bairrada e o País. Concentradonacor, intenso e complexo no aroma com notas de frutos silvestres, de especiarias e balsâmicas, muito elegante na boca, enfim, modelar na frescura, poder e equilíbrio. Não cabe em palavras.
CROCHET DOURO TINTO 2014
É a quarta colheita do Crochet e provavelmente a melhor, porque deu um vinho portentoso. Feito de uvas das castas Touriga Franca e Touriga Nacional, estagiou 18 meses em barricas de carvalho francês e tem cor vermelha muito carregada, aroma fino e concentrado com fruta madura, paladar elegante com estrutura firme e taninos suaves, tudo na melhor harmonia.
PALÁCIO DA BACALHÔA 2014
Resulta de uma seleção dos melhores vinhos do célebre Quinta da Bacalhôa, também com base na casta Cabernet Sauvignon, mas com mais Merlot e um pouco de Petit Verdot. Cor vermelha, aroma concentrado de frutos maduros com notas de especiarias, paladar elegante, cheio, fresco, complexo, vinho harmonioso de grande categoria.
FONTE DO OURO TOURIGA NACIONAL ESPECIAL 2015
Exclusivamente da casta Touriga Nacional, a que no Dão deve boa parte da fama dos seus vinhos distintos e aromáticos. Fermentou com longa e suave maceração para extrair o máximo de potencial da casta e está perfeito: cor rubi carregada, aroma floral a violetas e bergamota, bem casado com a madeira, paladar elegante com taninos robustos, mas suaves, final muito suave e persistente.