Entretenimento

Datena assume programas na EBC e promete independência jornalística

Léo Carvalho

Publicado em 5 de dezembro de 2025 às 15:55 | Atualizado há 6 meses

Datena foi confirmado pela EBC como novo apresentador da TV Brasil e da Rádio Nacional | Foto: Ricardo Stuckert/Secom
Datena foi confirmado pela EBC como novo apresentador da TV Brasil e da Rádio Nacional | Foto: Ricardo Stuckert/Secom

O jornalista José Luiz Datena será o novo apresentador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), responsável pelos veículos públicos do governo federal, e a indicação partiu diretamente do presidente Lula (PT), segundo revelado pela Folha de S. Paulo. A proposta prevê que o jornalista assuma duas atrações exibidas em rede nacional. A EBC confirmou a movimentação e detalhou que Datena comandará um programa semanal de entrevistas na TV Brasil e também apresentará um programa matinal diário na Rádio Nacional, ampliando a presença do comunicador na estrutura de mídia estatal.

Datena e Lula se reuniram na segunda-feira, 1º de dezembro, para tratar dos últimos ajustes da contratação e alinhar o formato das novas atrações. A conversa teria selado a decisão e definido o início dos trabalhos. O encontro reforçou o interesse direto do presidente em ter o jornalista na programação dos veículos públicos, algo que vinha sendo estudado internamente pela EBC.

Em resposta às especulações sobre eventuais interferências políticas, Datena afirmou ao jornal que manterá sua independência editorial mesmo atuando dentro de uma empresa estatal. Ele destacou que sua trajetória sempre foi marcada por autonomia e que não mudaria sua postura profissional devido ao novo vínculo. “Eu sempre fui independente. E inclusive enfrentei problemas por causa disso. Não iriam agora me convidar para ser tendencioso. O meu papel será sempre o de jornalista, e todos sabem disso”, declarou o apresentador.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia