Entretenimento

De preto no tapete vermelho

Diário da Manhã

Publicado em 8 de janeiro de 2018 às 22:59 | Atualizado há 4 meses

Começou a temporada de premiações audio­visuais arbitrárias de 2018. O Globo de Ouro 2018 foi a primeira premiação para produções de cinema e TV do ano. Inclusive os cri­térios de seleção dos indica­dos foram questionados até por uma das apresentado­ras, a atriz Natalie Portman. Portman, após o anún­cio do colega de palco Ron Howard dos indicados ao prêmio de melhor diretor, lançou o comentário: “Aqui estão os indicados, todos do sexo masculino.” Peque­nos constrangimentos fa­zem parte do show e seguiu o baile de premiação.

O Globo de Ouro é promovi­do pela Associação da Impren­sa Estrangeira em Hollywood (HFPA), aconteceu hoje a ce­rimônia da 75ª edição do Glo­bo de Ouro, em Los Angeles. O twitter, a maior plataforma de comentadores do mundo, teve seus picos durante as falas de Oprah Winfrey durante o prê­mio. Ela foi a artista mais co­mentada no Twitter no mundo, seguida por Natalie Portman, James Franco, Sterling K. Brown e Guillermo del Toro.

Das abordagens a respeito da diversidade nos prêmios de ci­nema, a apresentadora e produ­tora Oprah Winfrey falou em seu discurso a respeito do momen­to em que o ator, diretor e autor Sidney Poitier ganhou uma es­tatueta do Oscar, a primeira pre­miação de melhor ator principal conquistada por um negro. “Eu nunca tinha visto um homem negro homenageado daquele jeito, e não consigo descrever o que aquele momento significou para mim. Em 1982, Sidney re­cebeu o Cecil B. DeMille aqui no Globo de Ouro, e tenho consci­ência de que neste momento há garotas assistindo eu me tornar a primeira mulher negra a rece­ber esse mesmo prêmio”, relatou Opah.

Em forma de protesto, perso­nalidades usaram trajes pretos para defender a causa da “Ti­me’s Up”, entidade criada por mulheres que trabalham na in­dústria cinematográfica para lutar contra o assédio e a desi­gualdade de gênero no ambien­te de trabalho. O ato é decorren­te de vários casos de denúncia de abuso sexual contra mulhe­res no mundo do cinema divul­gados no ano passado.

PREMIADOS

Na categoria melhor fil­me estrangeiro, o diretor Fa­tih Akin, que é alemão e turco, levou o prêmio com a obra Em Pedaços. O diretor, que já rece­beu outros prêmios, aborda em seus filmes as relações étnicas e as questões ligadas às diver­gências culturais. Akin recebeu em 2004, entre outros prêmios, o Urso de Ouro no Festival de Berlim e tornou-se internacio­nalmente conhecido com o fil­me Contra a Parece.

Em Pedaços narra a his­tória de um turco chamado Nuri Sekerci (Numan Acar) que no passado havia cometi­do o crime de tráfico, mas que no momento levava uma vida tranquila com a esposa Katja Sekerci (Diane Kruger) e o fi­lho Rocco na Alemanha. No enredo pai e filho morrem ví­timas de uma explosão crimi­nosa, tragédia que deixa Katja sem chão. Configurando uma história de intolerância racial, o personagem Katja batalha na justiça pela punição dos cul­pados, um casal neonazista. Katja, insatisfeita com o desen­rolar do caso, decide pela vin­gança com as próprias mãos.

Dentre os premiados estão dois títulos da Universal Pictu­res: O Destino de uma Nação e The Lady Bird – A Hora de Voar. O ator Gary Oldman – que dá vida ao Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha Winston Chur­chil –, em O Destino de Uma Nação (Darkest Hour), foi pre­miado como Melhor Ator de Drama. A produção, que che­ga aos cinemas em 11 de janei­ro, tem direção de Joe Wright e retrata uma das decisões mais importantes da história: a ne­gociação de um tratado de paz com a Alemanha Nazista ou o início de uma luta em prol de ideias para libertar uma na­ção.

Com o maior número de avaliações positivas no Rot­ten Tomatoes, a estreia de Gre­ta Gerwig como diretora à fren­te de Lady Bird – A Hora de Voar (Lady Bird) também foi consa­grada na premiação. O drama, indicado em quatro categorias, ganhou prêmio de Melhor Fil­me de Comédia ou Musical e Melhor Atriz, pela atuação de Saoirse Ronan. Sucesso de críti­ca nos EUA, o longa é um olhar sob as relações que nos mol­dam, as crenças que nos defi­nem e a beleza ímpar de um lu­gar chamado lar. A estreia está marcada para 15 de fevereiro.

 

Premiados no Globo de Ouro nas categorias de Cinema:

 

Melhor Filme – Drama: Três anúncios para um crime

Melhor Filme – Comédia ou musical: Lady Bird: É hora de voar

Melhor diretor: Guillermo del Toro (A forma da água)

Melhor ator de filme – Drama: Gary Oldman (O destino de uma nação)

Melhor atriz de filme – Drama: Frances McDormand (Três anúncios para um crime)

Melhor ator de filme – Comédia ou Musical: James Franco (Artista do desastre)

Melhor atriz de filme – Comédia ou Musical: Saoirse Ronan (Lady Bird: É hora de voar)

Melhor atriz coadjuvante de filme: Allison Janney (Eu, Tonya)

Melhor ator coadjuvante de filme: Sam Rockwell (Três anúncios para um crime)

Melhor roteiro de filme: Martin McDonagh (Três anúncios para um crime)

Melhor animação: Viva: A vida é uma festa

Melhor filme em língua estrangeira: Em pedaços

Melhor trilha sonora para filme: Alexandre Desplat (A forma da água)

Melhor canção original para filme: This is me, de O rei do show

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias