Home / DM Games

DM GAMES

Mafia completa 20 anos de muita história, relembre a trajetória e novidades

Lançado em 2002, Mafia completa 20 anos de muita história. O game foi desenvolvido pela Illusion Softworks e publicado pela Gathering of Developers, sendo o primeiro da empresa em tiro em primeira pessoa. O jogo foi lançado para o Microsoft Windows em agosto de 2002, e em sequência para o PlayStation 2 e Xbox em 2004, além dos pcs.

Mafia estava em desenvolvimento desde 1998 e seu nome era Gangster, o foco da desenvolvedora era ser semelhante a Driver. O jogo estava previsto para ser lançado em 2000, porém devido à mudança do motor, o jogo foi lançado dois anos depois do planejado.

Vale lembrar que alguns dos recursos da versão para computador não existem na adaptação de consoles, como patrulhas policiais pela cidade, em Free Ride, alguns aspectos do realismo e gráficos do jogo. A versão italiana do jogo para pc apresenta ilustrações alternativas.

Enredo

No ano de 1930, o taxista Thomas "Tommy" Angelo é abordado por membros da família criminosa de Salieri - Paulie e Sam em busca de reforços para fugir da família rival Morello. Após concluir com sucesso, Tommy é recebido à família Salieri, faz amizade com todos e logo tem início a conduzir as atividades criminosas em Lost Heaven, supervisionado pelo fiel consigliere Frank Colletti de Salieri.

Dois anos depois Tommy se envolve com Sarah, filha do barman de Salieri. Mais tarde, Tommy é mandado para acabar com um bordel por mudar sua lealdade para Morello, e matar um informante que trabalhava lá, e pela surpresa um dos informantes era a amiga de Sarah. Tommy questiona sua moralidade e deixa Michelle ir. Mais tarde, ele esconde suas ações e ajuda Sam em um golpe contra uma testemunha do assassinato do filho do vereador.

Ao longo do enredo, Tommy é puxado cada vez mais fundo para o mundo do crime com promessas de dinheiro e poder, porém terá que decidir quais são seus limites e se é capaz de seguir as ordens da família mesmo quando isso envolver a morte de inocentes.

Jogabilidade

Em terceira pessoa, o gamer assume o papel de Tommy, chofer de taxi que acaba se envolvendo com a família de Don Salieri, criminosos poderosos que disputam o poder do crime na cidade com outra família, a de Don Morello. Durante o game de 20 longas missões, o jogador terá que se infiltrar em prédios com vigilância pesada, assassinar opositores, arrombar cofres e roubar carros.

A cidade de New Heaven conta com 60 carros, sendo eles, carros de passeio, táxis, carros de corrida e até mesmo viaturas de polícia, além de caminhões, carros de bombeiro e mais. Quanto aos gráficos, os vidros podem ser fechados e também estilhaçam quando atiram.

Mafia conquistou diversos prêmios da GameSpot, entre eles, "Melhor Música" entre os jogos de computador, e indicado nas categorias como "Melhor Jogo de Ação para Um Jogador no PC", "Maior Surpresa", "Melhor Som", "Melhores Gráficos (Técnico)", "Melhores Gráficos (Artísticos)", "Melhor História" e "Jogo do Ano".

Onde encontrar Mafia e mais

O jogo original da Mafia pode ser encontrado na plataforma digital Steam no valor de R$ 24,90, seu remake Mafia: Definitive Edition pode ser encontrado no valor de R$ 80,46.

Após a compra, o game fica na biblioteca permanente do jogador. O game de longos anos conta com análises "Muito positivas" na Steam e recebe elogios por sua complexa história na época.

Lembrando que Mafia, poder jogado em computadores, PlayStation 2 e Xbox. Já o Mafia: Definitive Edition que foi lançado em 2020, pode ser jogado no PS4, Xbox One e computadores.

Em comemoração aos 20 anos do game, a desenvolvedora 2K, anunciou que está trabalhando em um novo Mafia. A franquia está em clima de comemoração, e ganhou um grande acervo com várias curiosidades, que podem ser vistos no site oficial do jogo. Entre os destaques estão toda a história dos bastidores, desde o primeiro jogo, até a recriação do mesmo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias