“Enraíze-se” brota nesta quinta-feira em Santo Antônio de Goiás
Redação
Publicado em 22 de agosto de 2018 às 21:55 | Atualizado há 4 meses
A performance Enraíze-se, da artista Roberta Rox, está pela primeira vez em circulação pelo Estado de Goiás e convida o público para uma viagem de reencontro com a ancestralidade, a Mãe Terra. Todas as apresentações são gratuitas. A programação se inicia em Santo Antônio de Goiás hoje, 23, às 17h20, na praça central, e na sexta-feira, 24, às 11h50, na praça da prefeitura, e segue brotando na cidade de Goiás, Pirenópolis e Aparecida de Goiânia.
A ação, que consegue falar sem palavras, tocar sem pegar e questionar sem perguntar, é uma intervenção urbana que propõe uma relação com os elementos da natureza com os espaços públicos das cidades através do ato de se plantar. “Enraíze-se” busca reacender o sensível olhar em relação às ruas, ao espaço público e à natureza em meio ao urbano.
Ainda em agosto, na sexta-feira, 31 de agosto, “Enraíze-se” segue para a cidade de Goiás com apresentação no Largo do Chafariz, em frente ao Espaço Cultural Vila Esperança, às 10h, e no dia 1° de setembro, na feira em frente ao Teatro São Joaquim, às 17h30.
Em setembro será momento de “Enraíze-se” chegar na cidade de Pirenópolis e lá as ações performáticas serão na sexta-feira, 7 de setembro, na rua da Igreja do Bonfim, às 17h30, e no sábado, 8, na Praça do Coreto, às 17h.
A programação da circulação será concluída em outubro em Aparecida de Goiânia, convidando o público que estiver próximo da Igreja da Matriz na sexta-feira, 5 de outubro, às 17h30, para sentir a performance, e no domingo, 7 de outubro, na rua da feira, às 9h30.
E agora segue pelo Estado sempre com o intuito de descentralizar o acesso à cultura, a ação performática acontece de forma gratuita e a escolha dos locais em cada cidade pretende atingir bairros que geralmente não são rota de experiências culturais. Dessa forma o projeto Circulação Enraíze-se, realizado a partir do programa de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes 2016, fortalece a linguagem da performance para além dos bairros centrais das cidades.
Atuar fora dos espaços consagrados, tornando a arte mais acessível ao público, é, segundo a performer Roberta Rox, preponderante para redimensionar a formação cultural e estética da população do Estado de Goiás e de turistas que estiverem de passagem por essas cidades, pois “abrem-se as possibilidades de transformação na interação com os moradores e passantes de cada lugar, criando-se vínculos entre seres humanos, despertando a doçura de uma nova forma de olhar ao redor”, diz Roberta Rox.
Criada em 2013, “Enraíze-se” busca despertar a sensibilização dos sentidos do espectador, provocando reações e transformações no comportamento, questionando a normatização dos espaços públicos, interrompendo o curso normal das coisas, trazendo poeticamente àcena as relações com os elementos da natureza no ato de se plantar. O projeto foi contemplado pela Lei Municipal de Incentivo àCultura 2015 e durante o ano de 2016 circulou pela Grande Goiânia. Agora segue pelo Estado a partir da sua aprovação pelo Programa de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes 2016 .
Nesse sentido, com a concepção da performer Roberta Rox, “Enraíze-se” éuma ação que reintegra corpo e natureza unindo-o com a terra, a água, o ar e o barro, e para a artista a obra busca fortalecer as nossas raízes ancestrais sugerindo o ato de se plantar como uma maneira de “saudar e agradecer a nossa Mãe Terra. Enraíze-se busca reacender o sensível olhar em relação às ruas, ao espaço público e à natureza em meio ao urbano, dissolvendo tensões, medos e violências, estabelece relações que vão além das sensações rotineiras, e possibilita abrir espaço ao que éprecioso dentro de cada um”, explica Roberta.
HISTÓRICO
A performance desde novembro de 2013 tem sido realizada em alguns encontros e festivais, como Gira – Festival de Artes 2013 (Iporá– GO), Festival Internacional de Artes Cênicas de Goiânia 2013 (Goiânia – GO), Universo Paralelo 2013 (Pratigi – BA), Convergencia – Mostra de Performance Arte do Sesc 2014 (Palmas – TO), Galhofada 2015 (Goiânia – GO), e vários bairros goianos em 2016 quando contemplados pela Lei Municipal de Incentivo àCultura 2015, atingindo um público de diferentes idades.
ROBERTA ROX
Formada pela Universidade Federal de Goiás em Artes Cênicas (Licenciatura), Roberta Pereira de Miranda (Roberta Rox) desenvolveu trabalhos em alguns grupos e coletivos de teatro e dança na cidade de Goiânia e Salvador. Sentindo necessidade de se aproximar do público, rompendo as fronteiras do palco, começa a participar de performances e intervenções urbanas, conseguindo expandir seu olhar em relação àcidade e ao trabalho artístico.
Esse projeto foi contemplado pelo Programa de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes 2016.
SERVIÇO
ENRAÍZE-SE EM CIRCULAÇÃO PELO ESTADO DE GOIÁS
Gênero: Performance/Intervenção Urbana
Ingressos: Entrada franca
Classificação indicativa: Livre para todas as idades
PROGRAMAÇÃO DA CIRCULAÇÃO “ENRAÍZE-SE”:
Enraíze-se em Santo Antônio de Goiás
Faixa etária: Livre para todos os públicos
Data: 23 de agosto (quinta-feira) Horário: 17h20 – Local 1: Praça Central
Data: 24 de agosto (sexta-feira) Horário: 11h50 – Local 2: Praça da Prefeitura
Enraíze-se em cidade de Goiás
Data: 31 de Agosto (sexta-feira) Horário: 10h – Local 1: Largo do Chafariz – em frente ao Espaço Cultural Vila Esperança
Data: 1º de setembro (sábado) Horário: 17h30 – Local 2: Feira em frente ao Teatro São Joaquim
Enraíze-se em Pirenópolis
Data: 7 de setembro (sexta-feira) Horário: 17h30 – Local 1: Rua da Igreja do Bonfim
Data: 8 de setembro (sábado) Horário: 17h – Local 2: Praça do Coreto
Enraíze-se em Aparecida de Goiânia
Data: 5 de outubro (sexta-feira) Horário: 17h30 – Local 1: Praça da Igreja Matriz
Data: 7 de outubro (domingo) Horário: 9h30 – Local 2: Rua da feira
FICHA TÉCNICA
Performer: Roberta Rox
Assessoria de Comunicação: Negah Lô (Lorena Dias)
Produção Executiva: Pedro Vilela
Fotografia: Silvia Patricia
Designer: Sophia Pinheiro