Entretenimento

“Enraíze-se” brota nesta quinta-feira em Santo Antônio de Goiás

Redação

Publicado em 22 de agosto de 2018 às 21:55 | Atualizado há 4 meses

A performance Enraíze-se, da artista Roberta Rox, está pela primeira vez em circulação pelo Estado de Goiás e convida o público para uma via­gem de reencontro com a ances­tralidade, a Mãe Terra. Todas as apresentações são gratuitas. A programação se inicia em San­to Antônio de Goiás hoje, 23, às 17h20, na praça central, e na sex­ta-feira, 24, às 11h50, na praça da prefeitura, e segue brotando na ci­dade de Goiás, Pirenópolis e Apa­recida de Goiânia.

A ação, que consegue falar sem palavras, tocar sem pegar e questionar sem perguntar, é uma intervenção urbana que propõe uma relação com os elementos da natureza com os espaços pú­blicos das cidades através do ato de se plantar. “Enraíze-se” busca reacender o sensível olhar em re­lação às ruas, ao espaço público e à natureza em meio ao urbano.

Ainda em agosto, na sexta-fei­ra, 31 de agosto, “Enraíze-se” se­gue para a cidade de Goiás com apresentação no Largo do Chafa­riz, em frente ao Espaço Cultural Vila Esperança, às 10h, e no dia 1° de setembro, na feira em frente ao Teatro São Joaquim, às 17h30.

Em setembro será momento de “Enraíze-se” chegar na cidade de Pirenópolis e lá as ações perfor­máticas serão na sexta-feira, 7 de setembro, na rua da Igreja do Bon­fim, às 17h30, e no sábado, 8, na Praça do Coreto, às 17h.

A programação da circulação será concluída em outubro em Aparecida de Goiânia, convidan­do o público que estiver próximo da Igreja da Matriz na sexta-feira, 5 de outubro, às 17h30, para sen­tir a performance, e no domin­go, 7 de outubro, na rua da fei­ra, às 9h30.

E agora segue pelo Estado sempre com o intuito de des­centralizar o acesso à cultura, a ação performática acontece de forma gratuita e a escolha dos locais em cada cidade pretende atingir bairros que geralmente não são rota de experiências cul­turais. Dessa forma o projeto Cir­culação Enraíze-se, realizado a partir do programa de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes 2016, forta­lece a linguagem da performan­ce para além dos bairros centrais das cidades.

Atuar fora dos espaços con­sagrados, tornando a arte mais acessível ao público, é, segundo a performer Roberta Rox, pre­ponderante para redimensionar a formação cultural e estética da população do Estado de Goiás e de turistas que estiverem de pas­sagem por essas cidades, pois “abrem-se as possibilidades de transformação na interação com os moradores e passantes de cada lugar, criando-se vínculos entre seres humanos, despertando a doçura de uma nova forma de olhar ao redor”, diz Roberta Rox.

Criada em 2013, “Enraíze-se” busca despertar a sensibilização dos sentidos do espectador, pro­vocando reações e transformações no comportamento, questionan­do a normatização dos espaços públicos, interrompendo o curso normal das coisas, trazendo poeti­camente àcena as relações com os elementos da natureza no ato de se plantar. O projeto foi contem­plado pela Lei Municipal de In­centivo àCultura 2015 e durante o ano de 2016 circulou pela Grande Goiânia. Agora segue pelo Estado a partir da sua aprovação pelo Pro­grama de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes 2016 .

Nesse sentido, com a con­cepção da performer Roberta Rox, “Enraíze-se” éuma ação que reintegra corpo e natureza unindo-o com a terra, a água, o ar e o barro, e para a artista a obra busca fortalecer as nos­sas raízes ancestrais sugerindo o ato de se plantar como uma maneira de “saudar e agrade­cer a nossa Mãe Terra. Enraí­ze-se busca reacender o sensí­vel olhar em relação às ruas, ao espaço público e à natureza em meio ao urbano, dissolvendo tensões, medos e violências, es­tabelece relações que vão além das sensações rotineiras, e pos­sibilita abrir espaço ao que éprecioso dentro de cada um”, explica Roberta.

HISTÓRICO

A performance desde novem­bro de 2013 tem sido realizada em alguns encontros e festivais, como Gira – Festival de Artes 2013 (Iporá– GO), Festival In­ternacional de Artes Cênicas de Goiânia 2013 (Goiânia – GO), Universo Paralelo 2013 (Prati­gi – BA), Convergencia – Mos­tra de Performance Arte do Sesc 2014 (Palmas – TO), Galhofada 2015 (Goiânia – GO), e vários bairros goianos em 2016 quan­do contemplados pela Lei Mu­nicipal de Incentivo àCultura 2015, atingindo um público de diferentes idades.

ROBERTA ROX

Formada pela Universidade Federal de Goiás em Artes Cêni­cas (Licenciatura), Roberta Pe­reira de Miranda (Roberta Rox) desenvolveu trabalhos em al­guns grupos e coletivos de tea­tro e dança na cidade de Goiânia e Salvador. Sentindo necessida­de de se aproximar do público, rompendo as fronteiras do pal­co, começa a participar de per­formances e intervenções urba­nas, conseguindo expandir seu olhar em relação àcidade e ao trabalho artístico.

Esse projeto foi contemplado pelo Programa de Incentivo à Cul­tura – Lei Goyazes 2016.

 

SERVIÇO

 

ENRAÍZE-SE EM CIRCULAÇÃO PELO ESTADO DE GOIÁS

Gênero: Performance/Intervenção Urbana

Ingressos: Entrada franca

Classificação indicativa: Livre para todas as idades

PROGRAMAÇÃO DA CIRCULAÇÃO “ENRAÍZE-SE”:

Enraíze-se em Santo Antônio de Goiás

Faixa etária: Livre para todos os públicos

Data: 23 de agosto (quinta-feira) Horário: 17h20 – Local 1: Praça Central

Data: 24 de agosto (sexta-feira) Horário: 11h50 – Local 2: Praça da Prefeitura

Enraíze-se em cidade de Goiás

Data: 31 de Agosto (sexta-feira) Horário: 10h – Local 1: Largo do Chafariz – em frente ao Espaço Cultural Vila Esperança

Data: 1º de setembro (sábado) Horário: 17h30 – Local 2: Feira em frente ao Teatro São Joaquim

Enraíze-se em Pirenópolis

Data: 7 de setembro (sexta-feira) Horário: 17h30 – Local 1: Rua da Igreja do Bonfim

Data: 8 de setembro (sábado) Horário: 17h – Local 2: Praça do Coreto

Enraíze-se em Aparecida de Goiânia

Data: 5 de outubro (sexta-feira) Horário: 17h30 Local 1: Praça da Igreja Matriz

Data: 7 de outubro (domingo) Horário: 9h30 – Local 2: Rua da feira

FICHA TÉCNICA

Performer: Roberta Rox

Assessoria de Comunicação: Negah Lô (Lorena Dias)

Produção Executiva: Pedro Vilela

Fotografia: Silvia Patricia

Designer: Sophia Pinheiro

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias