Entretenimento

“Enraíze-se” brota nesta sexta-feira na cidade de Goiás

Redação

Publicado em 30 de agosto de 2018 às 23:57 | Atualizado há 7 anos

A performance Enraíze­-se, da artista Roberta Rox, está pela primeira vez em circulação pelo Estado de Goiás e convida o público para uma viagem de reencon­tro com a ancestralidade, a Mãe Terra. Todas as apresentações são gratuitas. A programação, que já passou por Santo Antônio de Goiás e agora brota na cida­de de Goiás hoje, 31, às 10h, no Largo do Chafariz, em frente ao Espaço Cultural Vila Esperança, e no sábado, 1° de setembro, na feira em frente ao Teatro São Joaquim, às 17h30. Depois é a vez de brotar em Pirenópolis e Aparecida de Goiânia.

A ação que consegue falar sem palavras, tocar sem pegar e ques­tionar sem perguntar, é uma inter­venção urbana que propõe uma relação com os elementos da na­tureza com os espaços públicos das cidades através do ato de se plantar. “Enraíze-se” busca rea­cender o sensível olhar em relação às ruas, ao espaço público e a na­tureza em meio ao urbano.

Em setembro será momento de “Enraíze-se” chegar na cidade de Pirenópolis e lá as ações per­formáticas serão na sexta-feira, 7 de setembro, na rua da Igreja do Bonfim às 17h30 e no sábado, 8 de setembro, na praça do core­to, às 17h.

A programação da circulação será concluída em outubro em Aparecida de Goiânia, convidan­do o público que estiver próximo da Igreja da Matriz na sexta-feira, 5 de outubro, às 17h30, para sentir a performance, e no domingo, 7 de outubro, na rua da feira, às 9h30.

A circulação tem o intuito de descentralizar o acesso à cultura, a ação performática acontece de forma gratuita e a escolha dos locais em cada cidade pretende atingir bair­ros que geralmente não são rota de experiências culturais. Dessa forma, o projeto Circula­ção Enraíze-se, realizado a par­tir do programa de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes 2016, fortalece a linguagem da per­formance para além dos bair­ros centrais das cidades.

Atuar fora dos espaços con­sagrados, tornando a arte mais acessível ao público, é segun­do a performer Roberta Rox, preponderante para redimen­sionar a formação cultural e es­tética da população do Estado de Goiás e de turistas que esti­verem de passagem por essas cidades, pois “abrem-se as pos­sibilidades de transformação na interação com os morado­res e passantes de cada lugar, criando-se vínculos entre seres humanos, despertando a doçu­ra de uma nova forma de olhar ao redor”, diz Roberta Rox.

Criada em 2013, “Enraíze­-se” busca despertar a sensibi­lização dos sentidos do espec­tador, provocando reações e transformações no comporta­mento, questionando a norma­tização dos espaços públicos, interrompendo o curso nor­mal das coisas, trazendo poe­ticamente à̀cena as relações com os elementos da natureza no ato de se plantar. O projeto foi contemplado pela Lei Mu­nicipal de Incentivo à Cultura 2015, e durante o ano de 2016 circulou pela Grande Goiânia. Agora segue pelo Estado a par­tir da sua aprovação pelo Pro­grama de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes 2016 .

Nesse sentido, com a con­cepção da performer Roberta Rox, “Enraíze-se” é uma ação que reintegra corpo e natureza unindo-o com a terra, a água, o ar e o barro, e para a artista a obra busca fortalecer as nossas raízes ancestrais sugerindo o ato de se plantar como uma manei­ra de “saudar e agradecer a nos­sa Mãe Terra, Enraíze-se busca reacender o sensível olhar em relação às ruas, ao espaço pú­blico e à natureza em meio ao urbano, dissolvendo tensões, medos e violências, estabelece relações que vão além das sen­sações rotineiras, e possibilita abrir espaço ao que é precioso dentro de cada um”, explica Ro­berta Rox.

HISTÓRICO

A performance desde no­vembro de 2013 tem sido rea­lizada em alguns encontros e festivais como: Gira – Festi­val de Artes 2013 (Iporá – GO), Festival Internacional de Ar­tes Cênicas de Goiânia 2013 (Goiânia – GO), Universo Pa­ralelo 2013 (Pratigi – BA), Con­vergência – Mostra de Per­formance Arte do Sesc 2014 (Palmas – TO), Galhofada 2015 (Goiânia – GO), e vários bair­ros goianos em 2016 quando contemplado pela Lei Muni­cipal de Incentivo à Cultura 2015, atingindo um público de diferentes idades.

ROBERTA ROX

Formada pela Universida­de Federal de Goiás em Ar­tes Cênicas (Licenciatura), Roberta Pereira de Miranda (Roberta Rox) desenvolveu trabalhos em alguns grupos e coletivos de teatro e dança na cidade de Goiânia e Sal­vador. Sentindo necessida­de de se aproximar do públi­co, rompendo as fronteiras do palco, começa a partici­par de performances e in­tervenções urbanas, conse­guindo expandir seu olhar em relação à cidade e ao tra­balho artístico.

ENRAÍZE-SE EM CIRCULAÇÃO PELO ESTADO DE GOIÁS

Gênero: Performance/Intervenção Urbana

Ingressos: Entrada franca

Classificação indicativa: Livre para todas as idades

Programação da circulação “Enraíze-se”:

Enraíze-se em cidade de Goiás

Data: 31 de agosto – (sexta-feira) – Horário: 10h – Local 1: Largo do Chafariz, em frente ao Espaço Cultural Vila Esperança

Data: 1º de setembro – (sábado) – Horário: 17h30 – Local 2: Feira em frente ao Teatro São Joaquim

Enraíze-se em Pirenópolis

Data: 7 de setembro – (sexta-feira) – Horário: 17h30 – Local 1: Rua da Igreja do Bonfim

Data: 8 de setembro – (sábado) – Horário: 17h – Local 2: Praça do Coreto

Enraíze-se em Aparecida de Goiânia

Data: 5 de outubro – (sexta-feira) – Horário: 17h30 Local 1: Praça da Igreja Matriz

Data: 7 de outubro – (domingo) – Horário: 9h30 – Local 2: Rua da feira

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias