Entretenimento

Espetáculo “Espécie” estreia hoje temporada 2018

Redação DM

Publicado em 23 de janeiro de 2018 às 00:42 | Atualizado há 6 meses

Um feixe de luz invade o espaço, recorta o es­curo e conduz o olhar do espectador no espetáculo “Espécie”, que dá início à sua nova temporada hoje (23), no Teatro Sesc Centro. Serão oito apresentações no espaço du­rante os meses de janeiro e fevereiro, quando o espetá­culo segue para o Centro Cul­tural UFG e finaliza a série na Sala 8 da UFG, na Praça Uni­versitária.

Concebido e dirigido por Va­léria Braga, “Espécie” é um tra­tado sobre as forças dos mun­dos visível e invisível. Em cena, o ator Rodrigo Cunha interpre­ta o corpo que está em cons­tante transformação e incor­poração das três imagens que orientam o roteiro: do velho, da mulher e do macaco. O feixe de luz que conduz o olhar do es­pectador vem de um aparelho celular, revelando as imagens no espaço escuro e instigando novas formas de enxergá-las.

O espetáculo é resultado de três anos de pesquisa, com apoio da Vivace Escola de Te­atro e Dança. Os movimentos e recursos cênicos seconcen­tram nas dinâmicas e parti­cularidades do corpo e suas relações com o espaço, de for­ma que a memória sensorial do espectador é provocada a todo instante. Espécie foi con­cebido para uma plateia que se aventura à escuridão.

A Temporada 2018 em Goiâ­nia tem apoio institucional do Fundo de Arte e Cultura de Goi­ás 2016, com a proposta de rea­lizar 25 apresentações em locais acessíveis e a preços populares, com debates de 20 minutos ao final das sessões. O espetáculo, que fez sua estreia em 2012, pas­sou por diversos estados brasi­leiros desde então e foi contem­plado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz.

“‘Espécie’ é uma experiência intimista, em que a luz e o cor­po se fundem revelando uma trajetória difusa”, comenta a diretora Valéria Braga. As som­bras se instauram nas paredes do local e acrescentam ao cor­po o seu duplo, em ato cênico. “O espetáculo busca instigar novas formas de ver o mundo, as coisas e as pessoas”, finaliza.

FICHA TÉCNICA

Atuação: Rodrigo Cunha

Direção e Concepção: Valeria Braga

Preparação Corporal: Angélica Braga

Design Gráfico: Rafaella Lopes

Pesquisa Corporal: Kleber Damaso

Produção: Fernanda Pimenta e Aline Willick

Fotografia: Luciana Barcelos

Apoio Insticional: Fundo de Arte e Cultura de Goiás

Apoio Cultural: UFG, Proec, CCUFG e Sesc

Realização: Vivace

 

 

SERVIÇO

ESPETÁCULO ESPÉCIE

Início da Temporada 2018

Datas: 23, 24, 30 e 31 de janeiro; 6, 7, 20 e 21 de fevereiro

Horário: 20h

Local: Teatro Sesc Centro (Rua 15, esquina com a Rua 19, Centro)

Ingressos: a partir de R$ 8. À venda na Central de Atendimen­tos do Sesc Centro ou através da Bilheteria Digital. Mais informa­ções no site.

Classificação indicativa: 14 anos

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias