Entretenimento

Exposição divulga espiritualidade de matriz africana em Congado de Minas Gerais

Redação DM

Publicado em 10 de fevereiro de 2018 às 00:08 | Atualizado há 7 anos

O Centro Cultural da Uni­versidade Federal de Goi­ás recebe, até o próximo dia 16 de março, a exposição de fo­tografias de Marcelo Feijó Na An­gola tem: Memórias e Cantos do Moçambique do Tonho Pretinho. O trabalho de pesquisadores da UFG e da Universidade de Brasí­lia, reunidos no Grupo de Pesqui­sa CNPq “Música, Sociedade e Per­formances”, mostra a atuação do Moçambique do Tonho Pretinho, de Itapecerica (MG), no Congado (festa religiosa que celebra os an­tepassados, as forças da natureza, divindades afro-brasileiras e san­tos católicos de devoção negra).

Além da exposição, os visi­tantes terão acesso ao docu­mentário Na Angola tem, de Talita Viana e Sebastião Rios, e os áudios que integram o livro de mesmo nome e também de autoria de Talita e Sebastião, com fotos de Marcelo Feijó e Diana Landim.

O Moçambique tem partici­pação central no Congado, fes­ta religiosa brasileira de origem africana predominantemente banto. Essa festa celebra os an­tepassados, as forças da nature­za, divindades afro-brasileiras e santos católicos de devoção ne­gra. Nas cerimônias de coroa­ção de reis congos nas festas de Nossa Senhora do Rosário, os tambores e as danças invocam, de um modo africano, os santos católicos e conferem a seu cul­to desdobramentos e significa­ções novas nessa manifestação híbrida do catolicismo negro de raiz banta no Brasil. Na festa, os principais santos homenagea­dos são Nossa Senhora do Rosá­rio, São Benedito, Santa Efigênia e Nossa Senhora das Mercês.

O trabalho é fruto de ação rea­lizada pelo Instituto do Patrimô­nio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a UFG no projeto “Salvaguarda do patrimô­nio cultural imaterial relacionado à música, canto e dança de comuni­dades afrodescendentes na Amé­rica Latina”, coordenado pelo Cen­tro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina (Crespial) e Unesco.

 

EXPOSIÇÃO NA ANGOLA TEM: MEMÓRIAS E CANTOS DO MOÇAMBIQUE DO TONHO PRETINHO

Local: Centro Cultural da UFG – Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário, Goiânia (GO)

Fotografias: Marcelo Feijó, com fotos adicionais de Diana Landim e Rafael Sávio

Curadoria e projeto expográfi­co: Carlos Ferreira

Período: 6 de fevereiro a 16 de março

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias