Entretenimento

Fátima Bernardes revela que chora toda vez que pega avião e explica fobia

DM Redação

Publicado em 8 de maio de 2025 às 12:10 | Atualizado há 6 horas

Fátima Bernardes, de 62 anos, abriu o coração e desabafou sobre sua fobia de avião. Em vídeo publicado em seu canal no YouTube, a jornalista e apresentadora revelou que chora toda vez que realiza viagens aéreas.

A namorada do deputado federal Túlio Gadêlha contou que entrou em uma aeronave pela primeira vez aos 19 anos e que desenvolveu a fobia ao longo do tempo. “Em nenhum momento pensei que eu poderia não voltar daquela viagem, todos os dramas que hoje eu vivo. Continuei viajando e fui ter uma profissão que me levava a viajar muitas vezes. Comecei a desenvolver um certo medo, mas que não me paralisava. Eu entrava e voava”, iniciou ela.

“Quando os meninos iam fazer dois anos, eu era casada nessa época com o William [Bonner], nós fizemos uma viagem para Nova York, e na volta eu tive uma crise de ansiedade, uma crise de pânico, dentro do avião. Estava muito ansiosa para rever as crianças depois de 9 dias e foi horrível. Tomei um remédio para dormir e deu o efeito contrário. Fiquei muito agitada, suando frio. Foi horrível”, acrescentou.

Na sequência, Fátima Bernardes afirmou ter ficado 2 anos e 4 meses sem voar. “Depois daquele dia, não fui tratar, mas comecei a evitar os voos. Percebi que alguma coisa não estava certa e comecei a fazer tratamento. Fui entendendo que a fobia costuma aparecer para as pessoas que acham que têm controle de tudo, que disfarçam as inseguranças no dia a dia… E chega uma hora que você canaliza tudo e aquilo passa a ser o seu monstro”, declarou.

A ex-apresentadora do ‘Encontro’ ainda contou que os momentos mais críticos de sua fobia são na hora da decolagem e o pouso: “Quando o avião está estabilizado, fico bem. Ando no avião, vou ao banheiro, como, trabalho. Fiz terapia cognitivo-comportamental, fiz terapia com realidade virtual. É uma coisa que não tem relação com a lógica”.

 “Toda vez que o avião está acelerando para decolar, estou chorando. Fico de óculos escuros e as lágrimas escorrendo, mas não faço nenhum barulhinho. Escolho o lugar, a companhia, o voo”, finalizou Fátima Bernardes.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias