Festival das Famílias de Circo de Goiânia se encerra neste domingo
Redação
Publicado em 10 de março de 2018 às 00:21 | Atualizado há 7 anos
Espetáculos de palhaços, acrobacias, contação de histórias e outras modalidades circenses invadiram a capital goiana nas últimas semanas. É que no dia 23 de fevereiro começou o Festival das Famílias de Circo de Goiânia. A programação se estende até domingo (11/03) com a presença de professores da Escola Nacional de Circo (RJ) e o lançamento do Museu Iconográfico do Circo em Goiás. Com programação gratuita.
Em parceria com o projeto Domingo no Circo, do Circo Laheto, o grupo Circo em Cinco, da Escola Nacional de Circo (RJ), apresenta Pancetum e a Caixa Mágica. O espetáculo acontece neste domingo (11/03), a partir das 15h, e conta a história de um universo paralelo, um lugar mágico, onde tudo é possível e nesta viagem os artistas encontram uma caixa mágica, junto com ela o Pancetum. Aí se dá o início de uma grande viagem circense com muita interação e participação do público.
Ainda na programação preparamos oficinas de técnicas circenses para crianças, jovens e adultos. Tecido acrobático, diabolô, cama elástica, perna de pau e equilíbrio são algumas das modalidades que vão ser ensinadas no Circo Laheto.
MUSEU ICONOGRÁFICO DO CIRCO
Na tarde de domingo também lançamos a proposta de Museu Iconográfico do Circo em Goiás. Produzido num trailer, lembrando as casas dos viajantes circenses, a ideia não é vê-lo acabado, mas sim dar início a uma cartografia de registros imagéticos e audiovisuais sobre a história do circo tradicional na nossa região. Ativar a memória e fazer um resgate de lembranças é lidar com a história de vida de muitas pessoas, com emoções e sentimentos.
Oito famílias tradicionais fazem parte do Museu Iconográfico do Circo através de depoimentos e imagens de grande valor sentimental cedidas para ambientar um local de muitas memórias e história.
O 3º Festival das Famílias de Circo de Goiânia reuniu mais de 10 espetáculos voltados ao público de todas as idades. O festival recebeu o palhaço Biribinha com o espetáculo Magia, um solo de circo teatro que se utiliza de ilusionismo e muito humor para falar sobre a vida e os momentos de dor e alegria.
Famílias de circo tradicional se reuniram para Tradição, espetáculo preparado para o evento, que levou ao picadeiro números tradicionais. Apresentações em escolas públicas e em circos itinerantes também fizeram parte da programação artística.
OFICINAS E SEMINÁRIO
O 3º Festival das Famílias de Circo ofereceu oficinas voltadas à temática circense e preparou dois dias de encontro para o III Seminário de Artistas do Circo, espaço de discussão de temas como a importância do artista circense, políticas públicas de fomento e os desafios de se trabalhar com o circo.
A arte circense impressiona pela variedade de atrações. Malabaristas, acrobatas, palhaços, equilibristas, contorcionistas… e a lista não para! Nas famílias tradicionais as habilidades são passadas de pais para filhos resultando em gerações de artistas que viajam em trailers, montam suas lonas e levam cultura a todos os cantos do país. “No estado de Goiás as famílias circenses representam parcela da história do circo no Brasil e é preciso reconhecer sua importância”, comenta o idealizador do projeto Constantino Isidoro.
A última edição do festival ocorreu em 2014. Quatro anos depois, o 3º Festival das Famílias de Circo de Goiânia só é realizado graças ao fomento do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Goiânia. Todas as atividades são gratuitas com o objetivo de democratizar o acesso às manifestações culturais que ocorrem na capital goiana.
3º FESTIVAL DAS FAMÍLIAS DE CIRCO DE GOIÂNIA ESPECIAL DOMINGO NO CIRCO
Quando: 11 de março
Horário: A partir das 15h
Locais: Circo Laheto
Endereço: Av. H, esq. c/ 72 (Parque da Criança) – Jardim Goiás