Entretenimento

Filarmônica de Goiás recebe Nelson Freire

Redação

Publicado em 11 de maio de 2018 às 01:06 | Atualizado há 7 anos

No dia 12 de maio, sábado, às 20h30, no Centro de Convenções da PUC, a Filarmônica de Goiás rece­be o aclamado pianista Nelson Frei­re para interpretar o Concerto para piano nº 2 de Brahms. No programa ainda estão as obras Rituel in memo­riam Bruno Maderna, de Boulez e Música para cordas, trompete e per­cussão, de Grazyna Bacewicz.

A composição de Bacewicz me­rece destaque, já que a autora com­partilha com seus contemporâneos a visão de um novo mundo musical que levou a música polonesa a se tornar uma das principais contri­buintes da cultura europeia na se­gunda metade do século XX.

A apresentação acontece sob a batuta do diretor artístico e regente titular da Orquestra Neil Thomson. A entrada é gratuita.

NEIL THOMSON

Neil Thomson nasceu em Lon­dres, em 1966, estudou violino e viola na Royal Academy of Music (1984-87) e regência com Norman Del Mar no Royal College of Mu­sic (1987-89).

Já regeu concertos com consagra­dos solistas, incluindo Sir James Gal­way, Moura Lympany, Sir Thomas Allen, Felicity Lott, Philip Langrid­ge, Sarah Chang, Antonio Meneses, Steven Isserlis, Julian Lloyd Webber, David Geringas, Natalie Clein, Ittai Shapira, Gyorgy Pauk, Brett Dean, Jean-Philippe Collard, Stephen Hough, Peter Jablonski, Jean-Louis Steuerman, Evelyn Glennie e Sir Ri­chard Rodney Bennett.

Neil já conduziu as principais orquestras do Reino Unido. Recen­tes estreias incluem concertos com a Filarmônica de Tóquio, a Orques­tra Sinfônica Yomiuri Nippon, Or­questra Sinfônica Brasileira, Or­questra Sinfônica de Munique, Orquestra Sinfônica Nacional da Irlanda, Orquestra Sinfônica Na­cional de Taiwan e Orquestra de Ópera de Gotenburgh.

As gravações de Thomson in­cluem um álbum de concertos contemporâneos de violino com Ittai Shapira e Orquestra Filarmô­nica Real de Liverpool e ainda dois discos de música orquestral de Cé­sar Guerra-Peixe com a Orquestra Filarmônica de Goiás. Atualmen­te, Neil está envolvido em um pro­jeto para gravar as 14 sinfonias de Claudio Santoro para Naxos com a Filarmônica de Goiás.

De 1992 a 2006, foi regente titu­lar no Royal College of Music, sen­do o maestro mais jovem a ocupar este cargo. Foi nomeado membro honorário do RCM em 1994 pelos serviços prestados à instituição. Desde 2014 é regente titular e di­retor artístico da Orquestra Filar­mônica de Goiás.

NELSON FREIRE

Reconhecido internacional­mente como um dos maiores pia­nistas em atividade, Nelson Freire com frequência é comparado a fi­guras lendárias, como Rachmani­noff, Cortot, Hofmann, Rubinstein e Gould. Em 50 anos de carreira, o pianista brasileiro apresentou-se ao lado de inúmeros regentes ilustres, colaborando com as Filarmônicas de Berlim, Munique e Roterdã, as Sinfônicas de Viena e Londres, en­tre outras. Incluído na série Great Pianists of the 20th Century da Phi­lips, o premiado solista recebeu em 2005 a distinção Victoire d’Honneur pelo conjunto da obra.

FILARMÔNICA E NELSON FREIRE

Data: 12 de maio (sábado)

Horário: 20h30

Local: Centro de Convenções da PUC (Câmpus II– Avenida Engler, 507 – Jardim Mariliza, Goiânia – GO, 74885-460)

Entrada gratuita

APRESENTAÇÃO INADEQUADA PARA MENORES DE 8 ANOS

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias