Filme universitário goiano é finalista do concurso latino-americano
Redação
Publicado em 13 de março de 2018 às 00:21 | Atualizado há 4 meses
Estudantes de cinema e audiovisual de todo o país puderam se inscrever na promoção promovida pela USC School of Cinematic Arts e a Creative Artists Agency (CAA). O filme de Samuel Peregrino, egresso do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG), é resultado prático da disciplina de Produção 3, orientada pelo professor doutor Rafael de Almeida.
O concurso, que já está em sua 5ª edição na América Latina e chegou ao Brasil pela segunda vez este ano, tem como objetivo promover o cinema independente na região pela concessão de bolsas de estudos, fomentando a cultura e a educação nos países participante. Desde a primeira edição, em 2013, 12 mil estudantes participaram do concurso. A apuração nacional avaliou a qualidade da direção, produção e conteúdo de mais de cem filmes de até 10 minutos de duração e escolheram cinco finalistas que foram divulgados dia 7 de março de 2018 e agora vão à júri popular numa votação online.
O vencedor nacional receberá uma bolsa de estudos e se classificará juntos com representantes dos outros países participantes: Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Porto Rico, Equador, Uruguai e Venezuela. Eles serão julgados nesta fase pelos membros da Creative Artists Agency (CAA). O vencedor regional do concurso ganhará um curso de verão na USC School of Cinematic Arts de Los Angeles, nos Estados Unidos, onde estudaram os diretores Steven Spilberg, George Lucas, Robert Zemeckis e outros. A votação será online e aberta ao público até dia 15 de março, e no dia 23 de março de 2018 será apresentado o vencedor do concurso. Para votar basta acessar o site: br.directvcinemaplus.com
SOBRE O CURTA-METRAGEM “PERAMBULAÇÃO”
O filme, uma ficção de 10 minutos, conta a história de Nathanael (interpretado pelo ator Tiago Rener), um jovem sonâmbulo que não consegue distinguir o sonho da realidade e tem sempre o mesmo pesadelo. Ele procura a ajuda do excêntrico doutor Coppelius (Carlos Brandão) que lhe promete ajuda usando estranhos aparatos.
Gravado quase todo de madrugada, nas ruas do centro de Goiânia, o curta-metragem independente Perambulação já foi exibido em festivais nacionais e internacionais, ganhando prêmio de melhor ficção no 4º Favera–Festival Audiovisual Vera Cruz e melhor ator no 16º NOIA – Festival do Audiovisual Universitário no Ceará.
SOBRE O DIRETOR SAMUEL PEREGRINO
Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), aluno da pós-graduação no curso de Cinema e a Linguagem Audiovisual pelo Instituto Graduarte (MG). Diretor dos curtas-metragens: Dejejum (2014), Ensaio sobre um fim de mundo (2016),Imbilino vai ao cinema (2017) e Perambulação (2017). Criador e roteirista da websérie experimental Koan (2015).
Tem experiência em criação de roteiro, produção e direção para cinema e TV. Atualmente desenvolve a “bíblia” da série infantil O Livro Mágico e outros projetos audiovisuais no Crialab/UEG – Laboratório de Pesquisas Criativas e Inovação e Audiovisual no Câmpus Goiânia, além do roteiro do indie game The Terraformer em desenvolvimento pela Duna Games.
FICHA TÉCNICA
Perambulação
(curta-metragem, ficção)
Suspense, thriller psicológico, sonho lúcido, ficção científica
Dir. Samuel Peregrino
SINOPSE
“Nathanael não consegue dormir.
Ele procura ajuda do especialista do sono Dr. Coppelius, que lhe promete devolver os bons
sonhos usando estranhos aparatos que o despertarão para uma nova realidade.
Agora, Nathanael não consegue acordar.”