Hoje: Projeto Palco
Redação
Publicado em 3 de maio de 2018 às 01:25 | Atualizado há 5 meses
O Projeto Palco – Festival e Mostra de Música Brasileira apresenta hoje seu primeiro elenco via apoio Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Essa edição vai acontecer na Praça Universitária e marca o retorno do Projeto para seu principal palco, que é a Praça, reforçando seu objetivo de difusão e fácil acesso, com apresentações totalmente gratuitas. Nesse primeiro elenco vamos contar com a presença dos músicos Artu, atuando como novato, e Kleuber Garcêz, todos escolhidos através de inscritos no Edital do projeto.
O projeto é uma realização da Asccom (Associação dos Cantores e Compositores do Estado de Goiás) e vem acontecendo consecutivamente e sem interrupção nesses últimos seis anos, apesar de já ter acontecido intercaladamente desde a década de oitenta. Já participaram do projeto no decorrer dos anos vários nomes importantes da nossa música, dentre eles, Luiz Augusto, Amauri Garcia, Juraíldes da Cruz, Flávio Dell’Izola, Divino Arbués, Gilson Mundim, Itamar Correia, Pádua, TomChris, Fernando Perillo, Cláudia Vieira, Gilberto Correia, Marcos Antônio, Nilton Rabello, Laércio Correntina, Darwinson, Celso Galvão, Walter Carvalho, Valter Mustafé, TonZêra, dentre outros. O projeto Palco tem como principal objetivo a difusão da música e dos músicos de Goiás, além de dar alternativa e a oportunidade, com uma boa estrutura física e técnica, ao músico local para que ela possa apresentar e divulgar seu trabalho, de preferência autoral.
Enfim, é um projeto continuado e que valoriza a qualidade da música, dentro de cada vertente da música popular brasileira, que hoje é bem ampla e incorporam vários outros segmentos indiretamente.
Lembrando mais uma vez que ocorreu um fato novo na execução do Projeto Palco e que gostaríamos de compartilhar com vocês, tivemos que abandonar a proposta inicial, que era de realização em um local fixo e aberto ao público em geral, no caso a Praça Universitária, primeiro por ser uma praça pública e segundo por dar acesso gratuito a todos. Felizmente neste ano e com o apoio direto da Secult Goiânia, conseguimos retornar para a praça e vamos realizar alguns elencos na praça, mais devido ao grande retorno nas apresentações em locais alternativos e que realizamos nesses dois últimos anos, continuaremos a explorar eventualmente esses espaços alternativos, mas sempre tendo a Praça Universitária como ponto de “referência” do projeto, tanto que essa abertura será na Praça Universitária, continuando nos dias 17 e 18 de maio e no dia 25 a apresentação acontecerá no Teatro Sesc, um espaço reconhecidamente importante para a Cultura de Goiás.
ARTU ARAÚJO
Artu Araújo. É meio músico, meio poeta, meio artista plástico, meio fotografo, meio cineasta, meio produtor, meio crítico, meio malabarista, meio inteligente, meio besta, meio inútil e meio doido. É compositor, na medida em que compor é: juntar e transformar coisas. Um metido a besta faz de tudo que não faz nada direito. Artesão e pesquisador consome mais energia do que gasta. Sincero até demais gosta mais de comer do que de fazer exercícios físicos. Filho do músico goiano Elson Araújo, Arthur Araújo, coach de formação, já foi roadie e produtor musical no segmento sertanejo. Hoje dedica-se exclusivamente a composição e sua identidade artística.
Artu atualmente conta com aproximadamente 150 composições populares, 2 livros de poesia em formato ebook e mais de 15 projetos concluídos entre: álbum em estúdio gravado de forma independente, álbum caseiro (home estúdio), singles, vídeo arte, vídeo poesia, trilha pra dança, roteiro e zine.
KLEUBER GARCÊZ
Lá se vão vinte e um anos desde aquele remake do Festival Comunica-Som, que no dia 24 de outubro de 1997 apresentou pela primeira vez e consagrando o primeiro lugar para o compositor Kleuber Garcêz. Depois desse foram vários festivais e ainda são. Como compositor fez jingles, sambas-enredos por encomenda, participou e ainda mantém alguns projetos e bandas como Grupo Triêro, Minadágua, Na Asa do Vento, Mundhumano, MeiMundhu Trio, O Eu e O Ego e Pó de Ser. Com o grupo Triêro foram lançados três álbuns e com a banda Pó de Ser foram um EP e um álbum com participação do Fernando Catatau (Cidadão Instigado), Cristiane Perné, Bebel Roriz, Pedro Vaz e Léo Pereira. Há outro da Pó de Ser sendo gerado e um EP de inéditas da banda Mundhumano a caminho.
Até chegar ao primeiro álbum solo foram muitas composições cedidas a outros intérpretes e dezenas de parcerias. Kleuber Garcez tem músicas gravadas nas vozes de Luciana Clímaco, Maria Eugênia, Sabah Moraes, Yara Mello, Larissa Moura, Cláudia Vieira, Lara e Anthony, Carlos Brandão, João Lucas, Rosa Ferraz, Grace Carvalho, Lorena Ly, Adalto Bento Leal e em projetos como “Dois Tempos De Um Lugar” (Paulo Monarco e Dandara), Grupo Triêro, Grupo Aldeia (MT), Thiago K (SP). Tem parcerias com João Caetano, Gustavo Veiga, Anthony Brito, Uirá Paiva, Diego de Moraes, Paulo Monarco, Ney Couteiro, Luis Augusto, André Fernandes (SP), Thiago K, Conrado Pêra, Wilton John, entre outros.
SERVIÇO:
Projeto Palco – Festival e Mostra de Música Brasileira
Dia 03 de maio de 2018 às 20h
Artu e Kleuber Garcêz
Local: Praça Universitária
Entrada franca