Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Ícone da Moda, Iris Apfel, Morre aos 102 Anos

Luto na moda: O legado de Iris Apfel, ícone do estilo e inspiração para versão da Barbie

Foto: Reprodução/Instagram Foto: Reprodução/Instagram

Na noite desta sexta-feira, 1, faleceu aos 102 anos a renomada designer, especialista em moda e empresária Iris Apfel, reconhecida mundialmente como um ícone do estilo. A confirmação da morte veio por meio das redes sociais oficiais de Apfel, embora as causas não tenham sido divulgadas.

Iris Apfel alcançou fama internacional aos 84 anos, em 2005, ao ser convidada para curar uma exposição no Museu Metropolitano de Arte de Nova York. A mostra intitulada “Rara Avis: Selections from the Iris Apfel Colection” projetou Apfel para além dos limites da cena nova-iorquina.

Em 2015, sua trajetória foi imortalizada no documentário “Iris”, que lançou luz sobre sua vida e carreira. Além disso, Apfel foi tema de diversos livros, campanhas publicitárias, capas de revistas e iniciativas, incluindo linhas de acessórios e joias.

Nascida em Nova York em 1921, Iris Apfel deu os primeiros passos em sua carreira profissional na década de 1950, quando fundou, junto ao marido Carl Apfel, seu próprio negócio no ramo têxtil. A empresa de têxteis de luxo, denominada Old World Weavers, contou com clientes ilustres como a cosmetologista Estée Lauder e até mesmo a Casa Branca.

Com uma base de seguidores de 3 milhões no Instagram, Apfel lançou sua biografia, intitulada “Iris Apfel: Accidental Icon”, em 2018. Além disso, uma boneca Barbie foi modelada à sua semelhança no mesmo ano.

A marca registrada de Apfel era seu estilo excêntrico e irreverente, caracterizado por seus característicos óculos de lentes grandes e armação preta, além de suas roupas que representavam uma fusão de diversos estilos. Sua influência na moda transcendeu gerações e continuará sendo lembrada como um ícone de estilo e criatividade.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias