Entretenimento

Intercâmbio entre Amsterdã e Goiânia norteia projeto Pontuação do Objeto

Redação

Publicado em 3 de setembro de 2018 às 21:35 | Atualizado há 4 meses

Intercâmbio cultural entre Holanda e Brasil. Pluralidade de linguagens. Fazer cênico. Desde 2017 o artista Duda Paiva, goiano radicado em Amsterdã há mais de 20 anos, promove a resi­dência Pontuação do Objeto, no Centro Cultural UFG. Com foco no teatro físico de formas anima­das, o terceiro bloco já está com as inscrições abertas e acontece de 10 a 21 de setembro. Podem se inscrever diversos profissionais ligados ao teatro, dança, corpo, circo, educadores e alunos ain­da em formação.

Através da parceria entre a Duda Paiva Company, a Univer­sidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG), o projeto une de uma só vez pesquisa, formação e extensão em diferentes lingua­gens do corpo e das artes cêni­cas. A Pontuação do Objeto dá foco na profissionalização da metodologia baseada no diálo­go entre dança contemporânea com o professor Kleber Damaso, voz e canto com Vanessa Bertol­lini, e pilates towel fletcher por meio do estudo do “toque poé­tico” com Adriano Bittar.

Ao longo do workshop, Duda Paiva e os outros profissionais desenvolvem trabalhos e ex­perimentos na mistura entre instrumentos narrativos, dan­ça contemporânea e manipu­lação direta de esculturas fei­tas de espuma de borracha. “É teatro, dança, animação. Con­siste em usar o corpo do mani­pulador como uma plataforma dançante para o boneco e vice­-versa. Explora também o espa­ço para inspirar a imaginação e a criatividade dos participantes”, explica Paiva.

INTERCÂMBIO

Um frutífero intercâmbio cultural povoa o projeto. Pro­fissionais que integram a Duda Paiva Company participaram da residência já em dois blo­cos anteriores, onde comparti­lham seus conhecimentos atra­vés de aulas e, posteriormente, na criação de atos experimen­tais. Para este bloco, o bailarino holandês Timmy Velraeds esta­rá na capital goiana para a tro­ca de conhecimentos.

E o intercâmbio é vice-versa. Dois alunos que participam des­de a primeira etapa foram sele­cionados para se apresentar no Festival de Formas Animadas, na Bélgica, no final de setembro. Os jovens goianos já haviam realiza­do o show, intitulado O Visitante, no Festival do Boneco de Goiânia, em maio deste ano.

Criada em 2004 e com sede na Holanda, a Duda Paiva Com­pany é uma das grandes com­panhias de teatro animado da Europa, onde viaja por todo o mundo apresentando seu reper­tório de espetáculos em festivais e mostras especiais. Também colabora com a profissionali­zação e formação cênica em di­versos campos das artes. A pre­sença do artista Duda Paiva em Goiânia para o workshop é pos­sível através do apoio do FPK, Fonds voor de Podium Kunst, do governo holandês.

QUEM É DUDA PAIVA

Duda atuou durante muitos anos na Quasar Cia de Dança, no Balé do Estado de Goiás e no projeto original Martim Cererê. Atualmente se divide entre di­reções do repertório de espe­táculos da DPC e nos palcos, em festivais de todo o mundo. Entre os mais recentes, estão: Festival de Animação de Fiams (Canadá), Festival de Anima­ção de Florianópolis (Fita), no Festival de Animação de Byalis­tok (Polônia) e no Festival Con­temporâneo de Wuzhen (Chi­na). Em 2015 foi convidado de honra do maior festival de tea­tro de animação do mundo, o Festival Mondial des Teatre der Marionnettes de Charleville­-Meziers (França).

SERVIÇO

Pontuação do Objeto

Data: 10 a 21 de setembro

Local: Centro Cultural UFG

Horário: entre 9h e 13h

Inscrições

Até o dia 10 de setembro

Pelo e-mail [email protected] ou no primeiro dia de residência

Valor: R$ 100 (meia)

Mais informações: 3209-6251

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias