Entretenimento

Jack White anuncia o lançamento de “Boarding House Reach”, o terceiro álbum solo

Redação

Publicado em 2 de março de 2018 às 00:09 | Atualizado há 4 meses

O cantor Jack White se prepara para lançar “Boarding House Rea­ch”, seu terceiro álbum solo, que che­ga em 23 de março pela Sony Music (Third Man/Columbia). Primeiro projeto em quatro anos, “Boarding House Reach” foi produzido por Jack White III e gravado no Third Man Studio em Nashville, Tennes­see, no Sear Sound, em Nova York, e no Capital Studios, em Los Ange­les, Califórnia. A mixagem ficou por conta de Bill Skibbe, Joshua V. Smith e White no Third Man Studio.

Em “Boarding House Reach”, White expande seu repertório mu­sical com o que talvez seja seu traba­lho mais ambicioso até o momento – uma coleção de músicas simulta­neamente atemporais e modernas. Escrito e concebido durante um pe­ríodo de reclusão, quando se alojou em um apartamento sem nenhu­ma distração do mundo exterior, White usou exclusivamente o mes­mo tipo de equipamento de quan­do tinha 15 anos (um gravador de quatro faixas, um mixer simples e o mais básico de instrumentação). O álbum explora um notável alcan­ce de terreno musical – “crunching rock´n roll”, electro, hard funk, pro­to punk, hip hop, gospel blues e até country são reprogramados e reno­vados para se ajustarem à visão de White e a seu bom senso de experi­mentação. “Boarding House Reach” é um testemunho da amplitude do poder criativo de Jack White e sua audaz ambição artística.

O projeto traz White nos vocais, guitarras acústicas e elétricas, ba­terias e sintetizadores. “Boarding House Reach” conta com o apoio de uma notável nova formação de músicos que inclui o baterista Louis Cato (Beyoncé, Q-Tip, John Legend, Mariah Carey), os baixistas Charlot­te Kemp Muhl (The Ghost of a Saber Tooth Tiger) e NeonPhoenix (Kan­ye West, Lil Wayne, Jay-Z), sinteti­zadores por DJ Harrison e Anthony “Brew” Brewster (Fishbone, The Untouchables), os tecladistas Neal Evans (Soulive, Talib Kweli, John Scofield) e Quincy McCrary (Unk­nown Mortal Orchestra, Pitbull), os percussionistas Bobby Allende (Da­vid Byrne, Marc Anthony) e Justin Porée (Ozomatli), as backings vo­cals Esther Rose e Ann & Regina Mc­Crary do trio gospel de Nashville The McCrary Sisters, e também os colaboradores de longa data como os bateristas Daru Jones (Nas, Talib Kweli) e Carla Azar (Autolux, De­peche Mode, Doyle Bramhall II). O cantor e compositor C.W. Stoneking também contribui com uma emo­cionante performance para a faixa Abulia e Akrasia.

SOBRE

O mais novo de 10 filhos, criado no sudeste de Detroit, e morando desde 2005 em Nashville, Jack Whi­te é um dos mais renomados artis­tas das últimas décadas.

Quando o White Stripes iniciou em 1997, ninguém, muito menos White, acreditou que uma banda com peças vermelhas, brancas e pretas, composta por duas pessoas, atingiria o público mainstream. O autointitulado álbum de estreia e o segundo projeto “De Stijl” foram elogiados pela crítica e construíram uma sólida base de seguidores un­derground, mas foi o lançamento de 2001, “White Blood Cells” que trouxe o White Stripes para as capas de revistas, enquanto cativava uma audiência ainda maior em sua tur­nê mundial. Fell in Love With A Girl foi o primeiro hit da banda, acom­panhado de seu icônico clipe todo feito com Lego, sob o comando de Michel Gondry, considerado pela Pitchfork como o melhor videocli­pe dos anos 2000.

O lançamento de Elephant em 2003 não só solidificou a reputa­ção da banda, mas também trouxe o single #1 Seven Nation Army, que desde então passou a ser um dos cantos mais populares em estádios de todo o mundo.

Em 2004, ao juntar-se à Loret­ta Lynn na produção e vocais do álbum “Lear Rose”, Jack White le­vou o Grammy de “Melhor Ál­bum Country” e “Melhor Colabo­ração Vocal Country”, com o single Portland, Oregon.

White acumula 12 Grammys em 8 categorias diferentes, com 34 indicações na carreira, além de ter sido homenageado com o “President’s Merit Award”, prêmio dado pela Producers & Engineers Wing, em 2017.

Em 2006, o cantor formou uma “nova banda com antigos ami­gos”, a The Raconteurs. O álbum de lançamento, “Broken Boy Sol­diers”, inclui o single número 1 Steady, As she Goes e apresentou um lado diferente de White, mos­trando suas habilidades de com­positor, além dos vocais e guitarra de forma compartilhada.

Em 2009, White retornou a seu “instrumento original”, a bateria, e iniciou a banda The Dead Wea­ther com os membros do The Kill, Queens of the Stone Age e The Greenhornes.

Com dois álbuns em dois anos e cativantes e obscuros shows que conquistaram as audiências mais curiosas, The Dead Wheater con­firmou a versatilidade musical de Jack White. Em 2015, a banda lan­çou seu terceiro álbum, “Dodge and Burn”, que conquistou uma indicação ao Grammy na catego­ria “Melhor Vídeo”, com a música I Feel Love (Every Million Miles).

Ainda em 2009, White abriu as portas da sua própria gravado­ra em Nashville, Thrid Man Re­cords, onde, desde então, produ­ziu e lançou mais de 500 gravações em pouco mais de 9 anos. Em sua lista de artistas estão Margo Prin­ce, U2, Pearl Jam, Neil Young, Lil­lie Mae, Melvins, Dwight Yoakam, Wolf Eyes, My Bubba, Loretta Lynn, SHIRT, Ennio Morricone, The Dead Weather. Devido à grande varieda­de de produções em vinil, a empre­sa ganhou reputação como líder em gravações no formato nos Es­tados Unidos.

Em 24 de abril de 2012, White lançou seu álbum de estreia solo “Blunderbuss”, pela Third Man Re­cords/Columbia. “Blunderbuss” chegou ao topo das paradas nor­te-americanas – pela primeira vez na carreira de White – e foi o vinil mais vendido nos EUA em 2012, além de ter sido a estreia solo me­lhor colocada nos charts norte-a­mericanos. “Blunderbuss” também chegou ao primeiro lugar no Reino Unido, Canadá e Suíça, e recebeu cinco indicações ao Grammy, in­cluindo de “Álbum do Ano”, “Me­lhor álbum de Rock”, “Melhor mú­sica de Rock”, com Freedom at 21, e no ano seguinte, “Melhor Perfor­mance de Rock” e “Melhor Vídeo” com I’m Shakin.

Em junho de 2014, White lan­çou “Lazaretto” (Third Man Re­cords/Columbia), que sucedeu o disco de Ouro “Blunderbuss”. Mais uma vez alcançando o topo das listas norte-americanas, além de Canadá e Dinamarca, “Laza­retto” não só quebrou o recorde de vendas de vinil na primeira se­mana, com 40.000 copias vendi­das nos EUA, como também foi o vinil mais vendido de 2014. Até a data, “Lazaretto” em vinil ultra­passa 210,000 cópias vendidas no mundo todo. A faixa-título ganhou um Grammy de “Melhor Perfor­mance de Rock”. “Lazaretto” re­cebeu ainda duas nomeações ao Grammy por “Melhor álbum Al­ternativo” e “Melhor Música de Rock”, também pela faixa-título.

“Jack White Acoustic Recor­dings 1998 – 2016” saiu no dia 9 de setembro de 2016 (Third Man/Co­lumbia/XL Recordings). Com 26 faixas, o LP e CD duplos possui di­ferentes versões, remixes e músi­cas inéditas do The White Stripes, The Raconteurs, além de material solo, todo remasterizado. No mes­mo ano, Jack se uniu aos Muppets para a gravação da música de Ste­vie Wonder You Are the Sunshine of My Life, acompanhando os len­dários músicos Dr Teeth e Electric Mayhem. A música foi apresentada no último episódio da temporada.

Em 2017, White continuou seu trabalho de produtor ao lado de no­mes como Beyoncé, A Tribe Called Quest, Lillie Mae, e The American Epic Sessions com Alabama Shakes, Nas, Elton John, Beck, e Willie Nel­son & Merle Haggard, entre outros.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias