Jair Oliveira homenageia legado do pai em música
Redação
Publicado em 10 de agosto de 2018 às 22:18 | Atualizado há 7 anos
Um dos principais legados e ensinamentos deixados por Jair Rodrigues à família e a seus admiradores ganhou versos e refrão em homenagem saudosista na nova música de seu filho primogênito. Intitulada O Sorriso, a canção anuncia o 10º álbum inédito da carreira do cantor e compositor Jair Oliveira, batizado de Selfie, que será lançado em dezembro deste ano. O primeiro single de trabalho do disco estreou nas plataformas de streaming de áudio, às vésperas do Dia dos Pais.
A música foi composta na madrugada de 9 de maio de 2014, um dia após o falecimento de Jair Rodrigues, quando Jair Oliveira retornou do velório daquele a quem considera um dos maiores intérpretes da música brasileira. “Passado todo o turbilhão de emoções, decidi lembrar de um dos principais legados deixados dele”, lembra o filho. O local em que a homenagem foi criada é o estúdio da residência em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, que já não mais pertence à família. Foi lá que Jairzão gravou alguns dos seus sucessos emblemáticos, incluindo o álbum duplo que se tornou o último de sua carreira: Samba Mesmo (2014).
A canção O Sorriso tem arranjos de cordas que ambienta a carga emotiva e intimista da composição, assinado pelo guitarrista e arranjador Romero Lubambo, que já trabalhou com Cesar Camargo Mariano e Dianne Re-eves, entre outros músicos famosos. A letra presta homenagem “às pessoas que decidem sorrir para a vida e vivê-la em sua plenitude, assim como fez Jair Rodrigues que, recorrentemente, afirmava que se não era o homem mais feliz do mundo, era certamente um dos mais”, afirma Jair Oliveira, que assina a produção junto com Rogério Leão.
DISCO DE INÉDITAS
Selfie é o álbum mais pessoal da carreira de Jair Oliveira e marca o fim de hiato de oito anos do cantor e compositor sem lançar projetos autorais e inéditos. “Os compositores nem sempre se colocam nas histórias criadas por eles. Desta vez quis dividir a minha vida com o público e falar do que estou vivendo em meu cotidiano”, diz Jair Oliveira, sobre a proposta do novo trabalho.
O disco terá 11 faixas, entre baladas e músicas agitadas, gravadas no Flux Studios, em Manhattan, estúdio pelo qual já passaram nomes como Shakira, Jennifer Lopez, David Crosby, Bebel Gilberto e Sofia Rei. Jair está morando em Nova Iorque com a esposa e as duas filhas desde janeiro deste ano.
A faixa Seres Incríveis, que chegou a ser cogitada a batizar o disco, foi inspirada no cotidiano de Morena Baccarin, atriz brasileira radicada em Nova Iorque, bastante conhecida por sua atuação na franquia Deadpool, da Marvel Comics. “Presenciei ela, que é bastante conhecida, caminhando pelas ruas com a sua filha pequena e quis mostrar como todos nós, famosos ou não, temos de batalhar no dia a dia e somos todos super-heróis”, explica Jair Oliveira.
O estilo do álbum Selfie permanece o mesmo dos trabalhos anteriores do cantor, centrado na MPB, mas carrega a sonoridade urbana nova-iorquina e de outras partes do mundo. O disco será distribuído pela Ditto Music e a editora responsável pelas músicas é a S de Samba, produtora de som de Jair Oliveira.