Home / Entretenimento

EXCLUSIVA

Junior lança álbum e revela: 'A música, mais uma vez, teve um papel fundamental na minha vida'

Em conversa com Diário da Manhã, Junior revela processo criativo de 'Solo - Vol. 1' desafios pessoais, que durante a pandemia influenciaram a criação do álbum

Das sombras da pandemia à luz da criatividade: A História por Trás de 'Solo - Vol. 1' de Junior  (Foto: Divulgação/Breno Galtier) Das sombras da pandemia à luz da criatividade: A História por Trás de 'Solo - Vol. 1' de Junior (Foto: Divulgação/Breno Galtier)

Há momentos na vida em que a música se torna um refúgio, uma salvação em meio a tempestades. Junior Lima experimentou essa conexão profunda entre música e vida ao criar seu novo álbum "Solo - Vol. 1". Nesta segunda-feira, 30, durante uma coletiva de imprensa, Junior bateu um papo com Diário da Manhã, compartilhou sua trajetória e desafios pessoais, que durante a pandemia influenciaram a criação do álbum.

Desde o anúncio do término da dupla com sua irmã Sandy em 2007, Junior teve tempo para viver, crescer e amadurecer. Foi uma fase de vida sob menos holofotes, marcada por alegrias cotidianas e desafios de crescimento. Casamento, paternidade e terapia fizeram parte desse período. Agora, "Solo - Vol. 1" é o resultado de mais de 30 anos de experiências musicais e vida.

A pandemia trouxe desafios inimagináveis, incluindo um impacto direto na indústria musical. Junior, que inicialmente planejou gravar seu álbum no exterior, foi forçado a repensar seu processo criativo. Durante a conversa com o Diário da Manhã, ele relatou sua experiência: "Foi bem tenso. Foi um momento muito difícil. Ali começou a pandemia e eu estava de fato em conversa, negociação com a gravadora. As coisas não são por acaso, e acho que o projeto tomou o tempo que tinha que tomar, levou o tempo que tinha que levar.”

O desafio da pandemia, que restringiu a mobilidade e a interação social, resultou em meses de introspecção para Junior. Ele passou um período sem tocar um único instrumento, o que pode ter sido uma provação para qualquer artista. No entanto, a música sempre teve um papel fundamental em sua vida.

Junior também contou sobre o período difícil, em que quase ficou com depressão durante a pandemia da covid-19, mas se reconectou depois que se mudou. "Por um bom tempo fiquei sem nem encostar em nenhum instrumento. Assim, meses, bons meses sem nem pegar no violão, nem nada. E sem meu estúdio, já tinha desmontado toda a minha estrutura em São Paulo. Fui morar mais perto da natureza, botar o pé na grama. Enfim, foi um processo de retorno, assim de me tirando desse lugar obscuro em que eu estava me encontrando assim", contou.

"A música, mais uma vez, teve um papel fundamental na minha vida", confessa Junior

A música se revelou como um farol em momentos de escuridão para Junior. Quando perguntado se a música o salvou em diversas ocasiões, ele simplesmente respondeu: "Algumas vezes já."

Esse tempo de reflexão levou a um processo criativo intenso, resultando em 54 músicas. O artista compartilhou: "Tinha que botar muita coisa pra fora. Você precisa criar, criar, criar, criar, criar, criar e depois parar pra julgar o que você tá fazendo e entender. E aí, tá beleza. Eu fui conhecer o meu disco e entender exatamente sobre o que ele falava depois de três anos de processo”, revelou Junior.

Foto: Divulgação/Breno Galtier

Foto: Divulgação/Breno Galtier

Foto: Divulgação/Breno Galtier
Foto: Divulgação/Breno Galtier
Foto: Divulgação/Breno Galtier
Foto: Divulgação/Breno Galtier
Foto: Divulgação/Breno Galtier
Foto: Divulgação/Breno Galtier

O álbum "Solo - Vol. 1" é o resultado desse processo criativo e de autoconhecimento. É uma obra que oferece uma visão íntima da jornada de Junior, com músicas que exploram dores, alegrias, frustrações e barreiras que ele encontrou ao longo de sua vida.

Com um total de 54 músicas escritas, Junior selecionou dez faixas para este primeiro volume, com uma mistura de gêneros e colaborações, incluindo seu pai, Xororó. Enquanto outras onze (com dois interlúdios) aguardam um lançamento futuro.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias