Entretenimento

Morre fundador do Moody Blues e Wings, aos 79 anos

Marcus Vinícius Beck

Publicado em 5 de dezembro de 2023 às 21:11 | Atualizado há 5 meses

Morre o vocalista da banda de rock Moody Blues, Denny Laine, aos 79 anos. Ele lutava contra uma doença pulmonar intersticial (DPI). “Meu querido querido faleceu pacificamente esta manhã. Eu estava ao lado da cama dele, segurando sua mão enquanto tocava suas músicas de Natal favoritas para ele. Meu mundo nunca mais será o mesmo”, lamentou a esposa do artista, Elizabeth Hines, em postagem publicada numa rede social. 

Denny nasceu em Birmingham, em 1944, e conquistou sucesso na década de 60 à frente da banda Moody Blues, conhecida por uma sonoridade refinada e pelo papel essencial que teve na formação do rock progressivo, nos anos 1970. No grupo, tocava com Ray Thomas e Mike Ponder, instrumentistas de grande habilidade na flauta e no teclado, respectivamente. O maior hit do grupo é a música “Nights In White Satin” (veja vídeo no fim do texto), música de harmonia e condução delicadas.


 


		Morre fundador do Moody Blues e Wings, aos 79 anos

Artista integrou, ao lado de Linda e Paul McCartney, a banda Wings.

Foto: Linda McCartney/ Instagram

Na década de 1970, Denny formou ao lado de Paul e Linda McCartney a banda Wings, surgida após o fim dos Beatles. Lançado em 5 de dezembro nos Estados Unidos e dois dias depois no Reino Unido, “Band on The Run” é citado como o principal trabalho do grupo. O conjunto durou até o início dos anos 80, numa carreira construída com apresentações marcantes em universidades nos anos 70. A banda deixou músicas alçadas, anos depois, à condição de clássicos, como “Live and Let Die”, “Jet” e “Mull of Kintyre”.


Em entrevista à revista norte-americana Billboard, o músico afirmou que ele e Paul tinham as mesmas influências e se conheciam desde os anos 60. “Foi fácil conseguir um bom ritmo nas músicas um do outro, e acho que foi isso que tornou o álbum popular”, disse Laine, na conversa publicada no início deste ano sobre o celebrado disco “Band on The Run”.


Paul, que está em turnê pelo Brasil, se manifestou sobre a morte de Denny Laine. “Havíamos nos distanciado, mas nos últimos anos conseguimos restabelecer nossa amizade e compartilhar lembranças de nossos tempos juntos. Denny era um grande talento, com um ótimo senso de humor e estava sempre pronto para ajudar outras pessoas”, disse o músico. 

 


 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias