Música Íntima abre o mês de junho com dois concertos especiais
Redação
Publicado em 30 de maio de 2018 às 22:11 | Atualizado há 7 anos
- Já na terça (05.06), às 20h30, a proposta é uma apresentação em Memória de Mayara Amaral, no Centro Cultural da UFG
Série de concertos que tem como proposta divulgar a musica instrumental feita na atualidade, a Música Íntima, conta com duas edições especiais agora no início do mês de junho. O Brasília Sax Quarteto se apresenta no Teatro Basileu França, sábado (02.06), às 20h. Já na terça (05.06), 20h30, no Centro Cultural da UFG, a proposta é uma apresentação em Memória de Mayara Amaral, com obras e participação músicos que se reuniram para compor e tocar em homenagem a musicista. Ambos os concertos são gratuitos e contam com peças inéditas ao público.
A Música Íntima #5, com o Brasília Sax Quarteto, propõe um concerto com obras escritas especialmente para o grupo. “Uma oportunidade de se ouvir a música viva do século XXI e de prestigiar a estreia de três obras inéditas de compositores goianos”, explica Luiz Gonçalves, professor, músico e produtor do evento.
Sete (07) obras compõem o repertório: Cinco Centelhas do Éter (Antônio Mello–RJ); Imenso (Rodrigo Oliveira dos Santos–GO); Água Luminosa (Ignácio Martinez Madrigal–México); Coasatadeare (Jasson André–MT); Tristão Dançando no Mar (Luiz Gonçalves–GO); Desmantelado (Douglas Sá–GO) e Chorando no Espaço(Fernando Arruda–NY).
Outra programação especial marca a Música Íntima #6 com o concerto Em Memória de Mayara Amaral. A musicista viveu e estudou em Goiânia e fez uma importante pesquisa de mestrado chamada A mulher compositora e o violão da década de 1970. Vítima de feminicídio, ela foi brutalmente assassinada pelo namorado, há mais ou menos um ano, em Campo Grande (MS), onde vivia. “Ela tocou em diversos concertos e contribuiu fortemente para o cenário do violão e da música contemporânea em Goiás. Todas as obras deste espetáculo são dedicadas a ela. Será uma emocionante noite de estreias”, completa Luiz.
O programa desta edição conta com oito obras instrumentais também inéditas e participação de vários músicos goianos e que atuam em Goiás. A peça Sete Quedas, de Luiz Gonçalves, será interpretada pelo violonista Hélvis Costa. Deixa soar, de Gabriel Araújo, em duo de violões com Danillo Dutra e Bruno Fernandes; Flores que morrem e nascem, de Rodrigo Oliveira dos Santos, contará com os músicos José Vinícius Maciel (flauta); Bianca Labossiere (flauta) e performer Letícia Braga.
Outra peça de Luiz Gonçalves, Amayara será apresentada em duo de violões, por Hélvis Costa e Fernando Machado. Girassol, de Lucas Manassés, tem interpretação de Renan Machado, no violão. Música para flauta, violão e percussão, de Estercio Marquez Cunha, traz os músicos José Vinícius Maciel (flauta), Tayro Louzeiro (violão) e Khesner Oliveira (percussão). Fortíssima (Douglas Martins) conta com solo de violão de Bianca Labossiere, que também apresenta ao lado de Jader Cruz (viola), a música Em memória de Mayara, de Ubiratan Costa.
MÚSICA ÍNTIMA #5–BRASÍLIA SAX QUARTETO
Sábado (02.06)–20h
Local: Teatro Basileu França (Av. Universitária, 1750, Leste Universitário)
Música Íntima #6–Concerto em Memória de Mayara Amaral
Terça (05.06) – 20h30
Local: Centro Cultural da UFG (Av. Universitária, 1533, Setor Universitário)