Entretenimento

Novas obras de compositores locais serão apresentadas pelo GruLaPe no Teatro IFG

Redação

Publicado em 11 de julho de 2018 às 21:23 | Atualizado há 7 anos

O Teatro do Instituto Federal de Goiás (IFG) é palco da apresenta­ção comemorativa dos cinco anos de formação do Grupo do Labo­ratório de Percussão do IFG (Gru­LaPe). O grupo apresentará um programa inteiramente novo e di­versificado, composto de músicas de vanguarda e repertório contem­porâneo para percussão. A apre­sentação inicia às 19 horas desta quinta-feira, 12 de julho, no Teatro do IFG. A entrada é franca.

O repertório será compos­to por estreias e novas obras de compositores locais, com peças para grupos de percussão, obras com eletrônica e música cênica. Durante a apresentação, o pú­blico poderá apreciar variados estilos e formações instrumen­tais com percussão, incluindo o tratamento computacional e ele­trônico em tempo diferido (tape), a gestualidade como centro de criação, peças com dois solistas, entre outras propostas de inven­tividade do grupo.

A apresentação desta quinta­-feira integra o projeto cultural Quinta Justa, realizado pelo IFG – Câmpus Goiânia, que proporcio­na eventos culturais gratuitos e abertos à comunidade goianiense sempre nas quintas-feiras à noite, no Teatro do IFG.

SOBRE O GRULAPE

Criado em 2013 pelo professor de música do IFG – Câmpus Goiâ­nia Ronan Gil, o Grupo do Labo­ratório de Percussão do IFG (Gru­LaPe) tem como objetivo difundir repertórios dos séculos XX e XXI próprios para grupo de percussão, buscando o aprimoramento artís­tico-musical e técnico de seus inte­grantes. O desenvolvimento artísti­co é realizado em processo prático de execução, criação e experimen­tação do repertório moderno e con­temporâneo. Este repertório, muitas vezes, leva seus integrantes a estrear peças nunca escutadas e a difundir um material que sempre desafia o percussionista e seu público ao novo, ao descobrimento e a uma re­flexão da arte sobre a vida.

O GruLape está inserido den­tro das atividades do Núcleo de Excelência para a Pesquisa e Per­formance em Percussão (NΞP³), que congrega pesquisadores e co­laboradores do IFG, da UFG e da UFMG. O Núcleo procura fomen­tar a pesquisa musical e sua di­fusão, o ensino, a prática e a ex­tensão no campo da percussão, englobando áreas da performan­ce, processos criativos, constru­ção de novos instrumentos e ino­vação tecnológica, luteria digital e interação computacional.

SERVIÇO

Apresentação de percussão em comemoração aos cinco anos do GruLaPe

Data: 12 de julho (quinta-feira), às 19 horas

Local: Teatro do IFG – Câmpus Goiânia (Rua 75 nº 46, Centro, Goiânia/GO – próximo ao Parque Mutirama)

Entrada Franca

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias