O circo chegou
Redação DM
Publicado em 6 de janeiro de 2018 às 23:42 | Atualizado há 6 meses
A criançada se aproxima, os olhos das pessoas começam a se iluminar, “venham todos”, alguém grita, dando sinal que o circo chegou na cidade. Toda criança tem suas memórias em relação ao picadeiro e todo o universo circense. Os doces, os palhaços, os shows pirotécnicos explodindo diante dos olhos. Tudo isso encanta muito, sendo criança, jovem ou até mesmo um ocupado adulto. Nesta semana, entre os dias 11 (quinta) e 14 (domingo) de janeiro, o Centro Cultural da UFG (Universidade Federal de Goiás) e a Escola de Circo Dom Fernando, recebem a décima edição do Festival Palhaçada. Serão cerca de 11 apresentações com artistas de Goiás, Alagoas, Rio de Janeiro, Pará, Minas Gerais e uma atração internacional.
Os organizadores do evento, Murilo Garcez e Denise Carrijo, contam o que esperam para esta edição que comemora dez anos do evento. “A expectativa é valorizar ainda mais a linguagem circense e valorizar o palhaço que é um ser mítico, uma figura que existe em praticamente em todas as culturas do mundo”, avalia Denise. Eles pretendem manter a média de público das outras edições, que sempre foi satisfatória, e continuar o trabalho de valorização do circo pelo Brasil. Nesta edição, Murilo e Denise resolveram convidar grupos e amigos que encontraram ao longo dos anos de existência do festival.
“Sempre conseguimos manter laços com os grupos que passam por aqui e isso para nós é muito mais importante do que fazer um evento que tenha 20 ou até 30 apresentações por edição”, conta Murilo. Ele também afirma que a intenção é fazer um evento de pequeno porte, onde os grupos e o público tenham a atenção necessária.
A programação deste ano conta com o espetáculo internacional do argentino “AlfonsinA”, do grupo Espuma Bruma. O espetáculo mistura corda bamba e literatura das brilhantes Alfonsina Storni, poesia argentina, e de Virginia Woolf, escritora inglesa. Outra atração importante da edição 2018 é o espetáculo “O Dia da Caça”, do grupo Las Cabaças. A trupe do Pará é formada por atrizes que fizeram parte do elenco paulista dos Doutores da Alegria e, depois, resolveram pegar estrada se apresentando e levantando fundos para custear a viagem até o destino final do grupo: Alter do Chão, no Pará. Também participam as pioneiras da palhaçaria feminina As Marias da Graça e o renomado Teatro de Anônimo, que traz seu primeiro trabalho “Roda Saia Gira Vida”.
Tome Nota
DIA 11 DE JANEIRO
15h – Escola de Circo Dom Fernando | Turma do Biribinha – Espetáculo: Magia (gratuito)
20h – Centro Cultural UFG | Teatro de Anônimo – Espetáculo: Roda Saia Gira Vida
DIA 12 DE JANEIRO
9h – Circo Lahetô | Aula-Espetáculo com o palhaço Biribinha (gratuito)
15h – Escola de Circo Dom Fernando | Janaina Morse – Espetáculo: Brisa’s Beach (gratuito)
20h – Centro Cultural UFG | Espuma Bruma – Espetáculo: Alfonsina
DIA 13 DE JANEIRO
15h – Escola de Circo Dom Fernando | Família Santos Santiago – Espetáculo: O Domador de Animais (gratuito)
17h – Centro Cultural UFG | Turma do Birinha – Espetáculo: O Circo do Palhaço Mixuruca
20h – Centro Cultural UFG | Las Cabaças – Espetáculo: O Dia da Caça
14 DE JANEIRO
11h – Feira do Cerrado | Saracura do Brejo – Espetáculo: Bambolêro
15h – Escola de Circo Dom Fernando | Las Cabaças – Espetáculo: Semi Breve (gratuito)
17h – Centro Cultural UFG | As Marias da Graça – Espetáculo: Tem Areia no Maiô
20h – Centro Cultural UFG | Turma do Biribinha – Espetáculo: O Reencontro dos Palhaços na Rua é a Alegria do Sol com a Lua