Entretenimento

O vídeo do vídeo

Diário da Manhã

Publicado em 27 de janeiro de 2018 às 21:52 | Atualizado há 4 meses

A forma dinâmica que a in­dústria fonográfica encon­trou para evoluir e se apro­priar dos espaços oferecidos pela multimídia só tem se aprimorado. Os produtores de videoclipes que visam explodir o contador de vi­sualizações em plataformas como o Youtube tem se dedicado cada vez mais a impactar visualmen­te aqueles que assistem. Uma das consequências desse movimento é um estilo um tanto inesperado de criação de conteúdo que alguns criadores vem aderindo, o famoso reaction, que de tão simples espan­ta pelo sucesso que vem fazendo. Blogueiros de todos os lugares do planeta se colocam diante das câ­meras de seus celulares e comparti­lham o momento em que assistem pela primeira vez os novos clipes de seus artistas favoritos.

O entusiasmo deles é tão con­tagiante, que algumas personali­dades vem se destacando na in­ternet pela forma particular que tem de reagir aos vídeos. E eles fazem o possível para tornar esse formato, aparentemente tão restri­to, em algo mais dinâmico e cria­tivo. A norte-americana Valerie, dona do canal Essenceofval, que já conta com cerca de 50 mil ins­critos, desenvolveu uma amizade especial com o público brasileiro. Atualmente, ela recebe apoio de fãs para traduzir e legendar seus vídeos, para que o público brasi­leiro – que se destaca entre os ins­critos da vlogger – possa entender melhor o que ela diz, e as impres­sões que ela tem de cantores na­cionais como Joelma, Anitta, Pabl­lo Vittar, IZA, Simone & Simaria, entre outros.

“Eu sei que vocês se perguntam, ‘Val, você está em um cenário dife­rente toda vez, não é?’. Mas sim, eu quero dar a vocês cenários diferen­tes”, disse a youtuber em um vídeo que gravou dentro do carro reagin­do a uma música das cantoras Joel­ma e Solange Almeida em parceria. “Eu só quero dar a vocês a sensa­ção de estarem sentados comigo no carro, e de que estamos assis­tindo juntos”. Ela acrescentou ain­da outro aditivo para que as pessoas sintam que o vídeo é ainda mais espontâneo e corriqueiro, e resol­veu lanchar enquanto reage ao ví­deo. “Eu estarei comendo, então vai ser tipo, eu comendo e reagindo ao mesmo tempo”, explica. Parece não ser nada de sensacional, mas talvez seja isso mesmo que faz com que os vídeos tenham tanto sucesso.

O contato com personalidades de lugares distantes do mundo, rea­gindo a vídeos de artistas brasilei­ros de maneira eufórica, pontuan­do a forma única de se apresentar de cantores super conhecidos no Brasil, é uma das demonstrações positivas do poder da globalização. Sem a internet, talvez talentos inu­sitados como o da cantora (e dan­çarina) Joelma, ficariam restritos às fronteiras brasileiras, e mesmo que artistas nacionais se apresentem ocasionalmente em outros países, continuariam distantes do públi­co que não tem nenhuma ligação com o trabalho deles — as pessoas que buscam entretenimento sem sair de casa: assistindo a vídeos na internet. Velerie, que está sempre com um penteado novo para di­vertir o público, é frequentemente chamada de “rainha das reações” pelo público brasileiro.

MARÍLIA MENDONÇA

O sucesso da cantora e compo­sitora goiana – juntamente com sua contagem bilionária de visualiza­ções no Youtube – não poderia pas­sar despercebido pelos “reagido­res” de vídeos da internet. A cara dos gringos prova que a sofrência, destilada sem moderação por Ma­rília através de sua interpretação, penetra no corpo independente da capacidade deles de entender as letras. “Ela me lembra Adele”, co­menta a youtuber Thelma, dona do canal Thelma Most Blown (TMB). A vlogger também ficou impressiona­da com a riqueza dos arranjos da música, e com os solos de violão característicos da produção do pri­meiro DVD ao vivo da cantora, um pacote completo que mostra a evo­lução do sertanejo goiano.

O autor do canal REALreac­tion também apreciou o talento de Marília reagindo ao vídeo da música Amante não tem lar, que integra o último DVD da cantora, Realidade, lançado em 2017. “Fi­quei com vontade de aprender a tocar violão por causa disso”, con­fessou o youtuber. Ele também fi­cou impressionado com o tama­nho do público, e com os foguetes que compõem o espetáculo mon­tado para o registro da cantora. O dono do canal Itsdro, que também é bastante popular, ficou bastante abalado ao ouvir a canção Como faz com ela, de Marília. “Canta di­reito, canta bom”, arriscou em por­tuguês. “Essa música é para dançar com seu namorado?”, se questio­nou, sentindo o ritmo dançan­te da canção, que na verdade fala de um grande dilema amoroso.

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias