Entretenimento

Oficinas de Música Emac – UFG recebe como professor residente Carlos Gontijo

Redação DM

Publicado em 14 de março de 2018 às 21:39 | Atualizado há 7 anos

Imagine estudar música com um profissional reconhecido interna­cionalmente? Em Goiânia (GO), as pessoas interessadas têm esta opor­tunidade com o ilustre quadro de pro­fessores do projeto de extensão Ofici­nas de Música Emac, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que conta também com o saxofonista brasiliense Carlos Gontijo. Parte da nova geração de saxofonistas eruditos brasileiros, com carreira reconhecida interna­cionalmente, suas aulas acontecem as sextas, dentro do projeto de exten­são Oficinas de Música Emac, da Uni­versidade Federal de Goiás (UFG). Inscrições abertas até amanhã (sex­ta,16/03), entre 13h e 17h.

Carlos Gontijo tem seu trabalho voltado para a pesquisa e a divulga­ção do repertório erudito para o sa­xofone. Iniciou-se na música em 1994, orientado pelo maestro Josué Inácio, na Banda Sinfônica da cidade de Bra­zlândia (DF), onde estudou e tocou trompete. Em 2003 se formou na Es­colade MúsicadeBrasília(CEP-EMB), sob a orientação de Boogie (Carlos Eduardo). Em 2006 se tornou bacha­rel em saxofone pela Universidade de Brasília (UnB), sob a orientação de Vadim Arsky. De 2006 a 2008 estu­dou com o grande saxofonista Dilson Florêncio (1er Prix de Paris), através de bolsa de estudos recebida como prêmio por ter vencido o Concurso Furnas Geração Musical II em 2006. É portador de vários prêmios nacionais e internacionais em saxofone.

Residiu na França de 2008 a 2011, onde se especializou em regência or­questral na classe do maestro Claude Brendel e em saxofone com o gran­de saxofonista Marc Sieffert (1er Prix de Paris) no Conservatório e Univer­sidade de Rouen. Em julho de 2011, Carlos Gontijo obteve o título de Mes­tre avec les felicitations du jury, com uma pesquisa inédita intitulada L’Éco­le Française de Saxophone Classique au Brésil (A Escola Francesa de Saxo­fone Erudito no Brasil), pela Universi­dade de Rouen (França). Em abril de 2013 e agosto de 2014 foi coordenador geral do I e II Encontro de Saxofonis­tas de Brasília (Esax) respectivamen­te. Em 2015, foi idealizador e diretor artístico do Brasília Sax Fest.

CarlosGontijotambémémembro fundador dos quartetos de saxofones Art&Sax e Brasília Sax, do Quarteto de Sopros da PMDF, do Duo Opus Bra­sil e saxofonista da Banda Sinfônica da PMDF. Atualmente é doutorando em Execução Musical (saxofone) na Uni­versidade Federal da Bahia (UFBA), se dedica intensamente à pesquisa so­bre o saxofone erudito no Brasil para a publicação de um livro e realiza con­certos, recitais, master classes e confe­rências no Brasil e no exterior. Nesta carreira de sucesso se apresentou nas principais salas de concerto do País, e em países como Uruguai, Argenti­na, França, Portugal, Espanha e Bélgi­ca, sob a batuta de diversos maestros, em diversas orquestras. Carlos Gon­tijo é artista/endorse das marcas Sel­mer Paris e Vandoren Paris.

 

PROJETO DE EXTENSÃO OFICINAS DE MÚSICA EMAC (UFG)

Aulas de Saxofone Prof. Carlos Gontijo – Iniciante e Avançado

Av. Universitária, 1166 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO, 74605-010

Inscrições: até amanhã (16/03, sexta)

Horário: 13h às 17h

Maiores informações: (62) 98100- 2534

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias