Padre Fábio de Melo desabafa sobre luta contra doença
Redação Online
Publicado em 5 de novembro de 2025 às 17:04 | Atualizado há 7 meses
Padre Fábio de Melo, de 54 anos, abriu o coração sobre uma doença crônica que convive há seis anos. O religioso sofre de Ménière, uma enfermidade que causa sintomas como vertigens intensas, perda de audição e zumbido.
“Eu convivo com os sintomas há mais de 20 anos. Tratei durante muito tempo como surdez súbita, identificada como surdez autoimune. Tenho uma perda de audição que vai e volta. Não é uma perda definitiva e convivo com um zumbido terrível”, disse ele ao Gshow.
Segundo Fábio, a condição rara o impede de consumir açúcar. Tive muitas melhoras depois que tirei o açúcar. Aliás, todo mundo que tem problema de labirinto e doenças inflamatórias autoimunes deveria tirar o açúcar. Ele é um grande vilão na nossa vida”, contou.
“São Paulo nos oferece coisas muito bacanas. Não sei no Rio. Mas lá em casa nós nos habituamos (a comer sem açúcar). Já temos a nossa maneira de substituir. Fazemos pães, moro na roça, então tem essa facilidade. Fazemos tudo sem açúcar”, acrescentou.
Segundo a National Library of Medicine, a doença de Ménière é causada pelo excesso de endolinfa, líquido presente no ouvido interno. Os principais são: vertigens, pressão no ouvido, perda do equilíbrio, zumbido no ouvido e enxaqueca.